Menu

Entre tapas e beijos, PT e PC do B mantém casamento há 30 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O primeiro partido a compor a Frente Popular do Acre com o PT foi o PC do B. Aos petistas sempre couberam os protagonismos políticos no Acre indicando os cabeças de chapas nas disputas majoritárias. Já os comunistas se contentaram ao  longo desse tempo com as vices e “boas performances” nas disputas proporcionais. Nos bastidores o “pau canta” silenciosamente. É a luta natural pelo poder. No entanto, com as duas derrotas seguidas do PC do B para a disputa das vagas do Senado, com Edvaldo Magalhães (PC do B) e Perpétua Almeida (PC do B), o partido pode ter deixado de ser o principal aliado do “companheiro” PT. Agora, nem as posições de vice são cogitadas aos comunistas. Até que ponto essas especulações das divergências do “casal PT e PC do B” são verdadeiras?


Acompanhe o debate em vídeo entre os deputados Dr. Jenilson (PC do B) e Leila Galvão (PT) sobre a verdadeira relação dos dois partidos no Acre.

Publicidade

video
play-sharp-fill


Jorge Viana poderá mudar de partido se continuar “insatisfeito” com o PT
O Supremo Tribunal decidiu que não existe fidelidade partidária em caso de cargos majoritários, ou seja, para prefeitos, governadores, senadores e presidentes. A primeira beneficiada pelo entendimento unanime do Supremo é a senadora paulista Marta Suplicy que está deixando o PT e indo para o PSB para candidatar-se à prefeitura de São Paulo. A decisão do Supremo abre precedentes para que outros políticos majoritários possam mudar de partido conforme as suas conveniências. O senador Jorge Viana (PT) que tem feito críticas constantes ao PT poderá decidir com segurança se quer continuar “insatisfeito” ou quem sabe mudar a sua trajetória política. Caso haja a legalização do partido da ex-senadora acreana Marina Silva, a Rede, Jorge Viana terá alternativas para pensar no seu futuro.


Frustração no PT
A degola da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy está vetada. A vingança que alguns dirigentes do PT prometiam contra Marta foi frustrada. Se o PT entrar com o pedido para conseguir o mandato de Marta esbarrará no Supremo.


A Reforma Política que o povo quer é o fim da corrupção
Fico acompanhando pelas redes sociais aqueles que se dizem mais “progressistas” criticando as “reformas” que estão em curso no Congresso Nacional. Na realidade acho que a grande massa de eleitores não entende a maioria dos pontos abordados. Mas tenho a certeza que querem o fim da corrupção gerada pelo atual sistema eleitoral.


Hipocrisia suprema
Um dos pontos mais atacados das “reformas” é o financiamento das empresas nas campanhas. Mas em vista aos últimos escândalos do “Mensalão” e “Petrolão” qual o partido que mais se beneficiou dessa verdadeira massa de dinheiro desviado dos cofres públicos para as eleições?


Hipocrisia suprema 2 – A missão
Pois é justamente o PT que mais luta pelo financiamento público de campanhas eleitorais. Um paradoxo. Qualquer político, por mais bem intencionado que seja, sabe que o “dinheiro grande” das eleições não é contabilizado. E mesmo se fosse aprovado o financiamento público assim continuaria a ser.


Excesso de “partidinhos”
O que a Reforma deveria acabar é com o excesso de pequenos partidos políticos. A maioria serve apenas como “joguete” em negociações eleitorais e não possuem representatividade praticamente nenhuma na sociedade brasileira.


Absurdo
Por outro lado, em duas eleições presidenciais, a ex-senadora Marina Silva (Rede) conseguiu mais de 40 milhões de votos. Ainda assim encontra grandes dificuldades em legalizar o seu partido, a Rede. Esse sistema não pode ser sério.


Bom momento para o Parlamento Acreano
O presidente da ALEAC, Ney Amorim (PT), tem cumprido o seu papel com isenção. A CPI da BR 364 findou-se dentro da própria oposição. Não teve a mão de Amorim que deixou as coisas acontecerem naturalmente. Agora, foi aprovado o requerimento da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) para que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) se explique sobre a epidemia de dengue no município. Mais uma vez Ney não manobrou nos bastidores. Tanto que o requerimento foi aprovado no dia seguinte após ser apresentado. Quem ganha com isso é o Parlamento que terá um dia de debates e esclarecimentos sobre um tema que já ultrapassou as fronteiras do Estado. Vagner poderá dar a sua versão e os representantes do Governador também. Uma chance para que sejam feitos esclarecimentos ao vivo sem a manipulação de ninguém. Seguindo por esse caminho a ALEAC tem tudo para ter uma das melhores legislaturas da sua história. Tudo é uma questão de fortalecer o debate do contraditório e deixar que a população do Acre chegue às suas próprias conclusões.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr. Para falar com Nelson Liano Jr. Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com 

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido