Menu

Sesacre nega falta de pediatras em hospitais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante entrevista, na manhã desta terça-feira, 26, o secretário de Saúde do Acre, Armando Melo, assumiu que existem dificuldades para contratar profissionais médicos especialistas em pediatria, mas negou que isso seja problema no Acre. Ele fez referencia às diversas denúncias que apontam a falta de especialistas no estado.
O secretário afirmou que qualquer médico da rede pública está autorizado e orientado a entender as crianças que chegam às unidades públicas de saúde, mesmo nas de Pronto Atendimento (UPAs), onde uma médica teria se negado, na semana passada, a atender um bebê de apenas quatro meses de idade.


“Na falta de algum pediatra, nós temos os clínicos que são habilitados a atender as crianças. Aquilo que é importante, que é ter a atenção à saúde da criança, ter o atendimento, isso é garantido pelo estado”, garante o secretário.

Publicidade

Para o gestor, falta, noutras palavras, reflexão do usuário na hora de procurar um hospital para atendimento. Segundo Armando, o atendimento menos complexo deve ser feito nas unidades de atenção básica, neste caso, postos de saúde nos bairros ou unidades de referencia em atendimentos, as URAPs.


“Se houver algum problema maior, é que se procura as UPAs. Nós trabalhamos com os com o critério das classificações de risco. É obvio que temos os nossos critérios”, explica.


Armando diz não acreditar que existe falta de médicos no estado. Ele lembrou sobre a quantidade de vagas oferecidas em concurso público e falou sobre o não interesse de médicos formados em seguir carreira com a especialidade, por exemplo, tido por ele com uma das maiores barreiras na saúde do Acre.


“Nós temos 70 médicos pediatras. Esse problema de pediatras é um problema de nível nacional. Nós fizemos um concurso com 40 vagas, e apenas 30 foram aprovadas. Nós nem preenchemos o número de vagas. A procura é pouca”, retruca o gestor.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido