Menu

Osmir revela que Orleir nunca perdoou Flaviano por “humilhações”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

VINGANÇA É UM PRATO QUE SE SERVE FRIO
Até hoje se indaga por que o ex-governador Orleir Cameli (foto) ajudou Jorge Viana (PT), um adversário, a chegar pela primeira vez ao governo. “Foi uma vingança contra o Flaviano Melo, por três humilhações: impediu Orleir de se filiar ao PMDB e disputar o Governo pelo partido, depois pediu ao então Ministro da Justiça, Nelson Jobim,  intervenção federal no Acre para tirar o Orleir do governo, e quando Orleir tentou ser candidato ao Senado pelo PMDB, Flaviano Melo o vetou de novo”. A revelação á coluna é do ex-deputado federal Osmir Lima.


 HUMILHAÇÕES NÃO ESQUECIDAS
Osmir , único deputado federal que ficou ao lado do ex-governador Orleir Cameli até o fim do mandato diz que Orleir nunca perdoou Flaviano Melo (PMDB) por estas três desfeitas.


 ESPATIFADO GERAL
Em Sena Madureira está um espatifado geral na FPA. Existem três candidatos a prefeito inconciliáveis: o atual prefeito Mano Rufino, o ex-prefeito Nilson Areal e o médico Alan Areal.


FATURA SEM MUITO ESFORÇO
A se manter várias candidaturas a prefeito de Sena Madureira e a oposição se unir e lançar o deputado Ghelen Diniz (PP) para disputar a prefeitura, esta terá uma ampla chance de vencer.


CANSOU DE SER QUEBRA GALHO
O professor Marcelo Siqueira cansou de ser um quebra-galho do PT. Poderia ter tido o seu nome trabalhado para ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, mas nunca aconteceu.


AINDA TEVE MUITO VOTO
Na última eleição à Aleac, Siqueira mesmo jogado às traças teve mais de 2 mil votos no Juruá. Por isso tem dito a amigos que, na eleição do próximo ano ele não aceitará ser improvisação.


HOJE, SERIA SUICÍDIO
Alguns setores do PT defendem que em 2018, Jorge Viana e Tião Viana saiam candidatos às duas vagas para o Senado. Hoje seria um suicídio, um dos dois seria degolado nas urnas.


POLÍTICA É MOMENTO
Mas, como a eleição será em 2018, é esperar para ver como estará o governo Tião Viana e o PT na opinião pública. E também ver se a oposição lançará mais de uma candidatura ao Senado.


SERIA PLAUSÍVEL, COM A OPOSIÇÃO DIVIDIDA
Se a oposição vier com mais de uma candidatura ao Senado poderia favorecer a tese petista de lançar os irmãos Jorge Viana e Tião Viana para senador. Ou seja, é cedo para definir o jogo.


 A LEILA É ESPERTA
O Reitor da UFAC, Minoru Kimpara, falou na televisão sobre sua luta para ampliação do Campus de Brasiléia e a criação de novos cursos. Esperta, a deputada Leila Galvão (PT) correu à tribuna da Aleac para fazer o pedido do que foi anunciado. A Leila, pensa que engana quem?.


TELHADO DE VIDRO
A presidente Dilma e o Lula são contra a terceirização. Mas, defendem o programa “Mais Médicos”, que nada mais é que um serviço terceirizado. Onde é que fica a coerência?.


COISA MAIS IDIOTA!
Que coisa mais chula, mais pegajosa, se dizer que a imprensa do sul critica o deputado federal Sibá Machado (PT) por ser pobre e preto. Critica por ele não estar à altura da liderança do PT.


MOLDANDO A SEAPROF
O secretário Nil Figueiredo aos poucos vai moldando a SEAPROF à sua cara. Mesmo com poucos recursos tem mantido o órgão ativo, num diálogo direto com os produtores.


CONFIANDO E DESCONFIANDO
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, vê com ceticismo um acordo político proposto pelo PMDB nas eleições municipais. “O PMDB costuma não cumprir”, justifica.


NÃO CUMPRIRAM NADA
Rocha lembra que, na última eleição municipal o PMDB não cumpriu nada do acertado e lançou candidatos a prefeito onde o PSDB era mais forte. “Só faça acordo para cumprir”, diz.


SÓ SE O PARTIDO EXIGIR
Sobre o prefeito de Assis Brasil, Betinho (PSDB), Rocha diz que se depender dele o candidato a prefeito do município será o ex-prefeito Zum. “Só será o Betinho se o partido exigir”, avisa.


ENTRE TAPAS E BEIJOS
A relação entre o PT e o deputado Luiz Tchê (PDT) é entre tapas e beijos. Nem os petistas confiam no parlamentar e nem este confia nos petistas. É um tipo de relação esquisita, em que apenas se suportam por interesses políticos comuns. E assim vão levando a vida.


FALTA UM LÍDER
A oposição não conseguiu encontrar um líder que consiga congregar todas as tendências e cores partidárias. O que existe hoje são líderes de seus próprios umbigos e restritos às suas siglas.


NOME PRÓPRIO
O deputado Manoel Moraes (PSB) diz que seu partido já tem candidato definido a prefeito de Xapuri, no próximo ano, será Erivelton Soares, que considera imbatível por ser bem aceito pela população. Isso significa que Moraes não pensa em apoiar o nome a ser lançado pelo PT, que poderá ser o ex-prefeito Bira (PT).


BURRICE POLÍTICA
O presidente do PR, Iderley Cordeiro, procurou o presidente do PDT, deputado Luiz Tchê, para intermediar a inclusão do PR na Frente dos Partidos Nanicos da FPA. Tchê defendeu a idéia junto aos outros presidentes, mas a vinda foi recusada pela grande maioria e murchou.


CANDIDATURA PRÓPRIA
O fato do Tribunal de Justiça aceitar a Denúncia do MPE contra o prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia, por suposto crime de tortura e cárcere privado, automaticamente, tira o PT do seu palanque e partirá para ter candidato próprio para á prefeitura daquele município.


CONVITE PRONTO
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, vai convidar a vice-prefeita de Senador Guiomard, a Branca, para se filiar e ser candidata á prefeita do município pelo PSDB.


PODE ESQUECER
O prefeito Everaldo Gomes (PMDB) diz precisar de 50 milhões de reais para recuperar Brasiléia. Nesta crise econômica, com o governo federal cortando mais de 60 bilhões, esqueça.


NINGUÉM ENTENDEU
E ninguém entendeu nada entregar cópia deste programa de recuperação, a não ser para tirar fotos, aos deputados estaduais, que não têm ingerência nenhuma no plano federal.


 CUMPRINDO PROMESSA
Com a entrega de mais 240 casas na “Cidade do Povo”, aos poucos o governador Tião Viana vai cumprindo as promessas de campanha na área habitacional e calando a boca dos descrentes.


MESMA LINHA
Estamos fazendo hoje a nossa estréia no OPINIÃO. Manteremos a mesma linha crítica e aberta ao contraditório que adotamos em mais de 40 anos de colunismo político. E bola para frente.


ROBERTO CARLOS DA POLÍTICA
O ex-deputado Manoel Machado foi uma das figuras mais folclóricas que já passou pela Assembléia Legislativa. Gostava de um carteado e de ter belas mulheres. Certa feita perguntado o motivo do sucesso com o público feminino, não sendo ele um Apolo, o Deus grego da beleza, saiu com esta: “mulher só acha feio homem liso. Teve dinheiro, o cabra mais feio do mundo vira o cabra mais bonito da face da terra. E o meu caso”. Foi a explicação.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.