Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comissão da Aleac vai verificar a situação da saúde no interior

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os membros da Comissão de Saúde da ALEAC viajaram nesta sexta, 22, para as regiões dos rios Juruá, Tarauacá e Purus para verificarem o funcionamento das unidades estaduais de alguns municípios. Os deputados Raimundinho da Saúde (PTN), Nelson Sales (PV), Eliane Sinhasique (PMDB) e Luiz Gonzaga (PSDB) irão conversar com servidores, checar as instalações e o funcionamento dos hospitais. Durante o final de semana estarão em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus.


Antes da viagem os deputados Raimundinho da Saúde da FPA e, Eliane Sinhasique da oposição, fizeram um pinga fogo sobre a gestão da saúde pública no Acre. Acompanhe:

Anúncios


video
play-sharp-fill


O mistério da candidata de Cruzeiro
Conversei com algumas fontes em Cruzeiro do Sul sobre a candidata que o governador Tião Viana (PT) quer escolher para disputar a eleição de 2016. Pelo menos dois nomes surgiram: o da esposa do deputado federal César Messias (PSB), Vanuza Messias e o da gestora de Pequenos Negócios, Mariza Diniz (PT).


Possibilidades reais
Mariza Diniz trabalha na Secretaria de Pequenos Negócios. É jovem e religiosa com bom trânsito em algumas denominações evangélicas do município. Tem se destacado na gestão de uma unidade que trabalha gerando empregos para pessoas de baixa renda. Pode ser uma novidade.


A mais provável
Por outro lado, Vanuza Messias foi superintendente do PROCON-AC na gestão passada. Ela coordenou a campanha do marido César Messias, em 2014, na região do Juruá. Aumentou seu trânsito político e teria o apoio natural de boa parte dos eleitores do César.


Missão árdua
No entanto, César Messias, que já foi prefeito de Cruzeiro do Sul, sabe as complicações de uma gestão municipal. Ainda mais em tempos de “vacas magras” de recursos federais. Mas o mandato de federal do marido e a ligação com o Governo do Estado poderia ser um alento.


Estilo do Tião
Ao escolher a atual vice-governadora Nazaré Araújo (PT) para ser sua companheira de chapa Tião Viana inovou. Pode tentar novamente surpreender até mesmo em função da falta de nomes fortes da FPA para disputar a prefeitura que é o sonho de consumo do PT há muito tempo.


Disputa velada
Se o nome de Vanuza vigorar seria um enfrentamento indireto entre dois adversários políticos de peso, Tião Viana e o atual prefeito Vagner Sales (PMDB). Nas duas eleições anteriores, Vagner levou a melhor contrariando os cardeais da FPA.


Nada de anormal
No Acre esses tipos de candidaturas de esposas de políticos conhecidos têm sido constante. Os ex-prefeitos Dêda (PROS) e Itamar de Sá (PT) já elegeram respectivamente as suas companheiras Maria Antônia (PROS) e Perpétua de Sá (PT) em outros pleitos.


Mais exemplos
O prefeito Vagner Sales elegeu por três legislaturas seguidas a sua esposa, a ex-deputada estadual Antônia Sales (PMDB). E, mais recentemente, conseguiu fazer da filha, Jéssica Sales (PMDB), deputada federal.


Nem só no Acre
Esse tipo de situação não acontece só por aqui. O ex-governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, em outros tempos, elegeu a sua esposa Rosinha Garotinho. Já o senador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB)  se tornou ministro de Dilma (PT), mas deixou a esposa Sandra Braga (PMDB) como senadora.


Tudo em família
Essa situação de um político de prestígio eleger alguém da família passa pela questão de confiabilidade. Portanto, as informações das minhas fontes sobre Vanuza Messias não são absurdas. Isso realmente pode estar sendo articulado nos bastidores.


Familiocracia
O maior exemplo no Estado desse tipo de política é o da família Viana. O senador Jorge Viana (PT) e o irmão Tião sempre fizeram política em dobradinha. Antes deles o pai Wilde Viana já tinha sido deputado no Estado.


Só o tempo dirá
Claro que qualquer informação sobre candidaturas há mais de um ano das eleições ainda está no campo da especulação. Mas a possibilidade da esposa do deputado federal César Messias concorrer em Cruzeiro do Sul tem lógica. A família tem liderança política no município e se contrapõe ao atual grupo que está na prefeitura. Mesmo que de uma maneira curiosa e paradoxal César e Vagner sejam primos. Mas essas divisões são naturais numa região em que os ramos familiares são grandes e complexos. Portanto, aguardemos o desenrolar da novela que ainda promete muitos capítulos até 2016.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr. Para falar com Nelson Liano Jr. Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido