Menu

Golpistas enganam acreanos com preços de passagens aéreas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Imagine comprar uma passagem aérea e na hora do embarque ser surpreendido com a informação de que não há nenhuma reserva no seu nome mesmo que você tenha feito o pagamento à uma suposta agência de viagens. Pois esse é o golpe da venda de passagens aéreas que está cada vez mais comum no Acre. A denúncia foi feita ao ac24horas na tarde desta sexta-feira, por dois empresários do ramo de agência de viagens.


Segundo o empresário Natan Dantas, empresas totalmente clandestinas sem o cadastro que regulamenta o funcionamento das agências de viagens, o Cadastur, sem CNPJ e inscrições estadual e municipal tem agido livremente no Acre lesando várias pessoas através de promoções de passagens muito abaixo dos preços de mercado.

Publicidade

“Existem pessoas que não possuem CNPJ, não possuem inscrição estadual e nem inscrição municipal e não possuem o cadastur. Esse é um mercado que tá crescendo, mas que tá crescendo sem que as pessoas possuam registros devido e acaba prejudicando quem paga seus impostos e vive de forma regular”, denuncia.


O empresário conta o caso de 12 pessoas da mesma família que compraram de forma antecipada suas passagens em uma empresa local e ao chegarem ao aeroporto na hora do embarque foram surpreendidas com a informação de que não havia nenhuma reserva ou bilhete em seus nomes.


“Há um caso aqui de 12 pessoas que compraram, pagaram pela passagem e na hora de embarcar ficaram no chão, no aeroporto, não puderam embarcar e descobriram que tinham sido vítima de um golpe”, conta.


Também proprietário de uma agência, Márcio Melo, orienta que o cliente deve estar atento na hora de adquirir passagem, por exemplo, exigindo um contrato de prestação de serviço com todas as informações que especificam a regularidade da empresa, como CNPJ, Cadastur e inscrições municipal e estadual. “Essa é a forma que o cliente tem como saber que está fazendo um negócio seguro”.


Um dos meios mais utilizados pelo golpistas é o Facebook. A rede social, que tem grande alcance, é usada para espalhar as informações sobre facilidades e promoções de passagens aéreas por empresas clandestinas.


Segundo Márcio Melo uma das formas de atuação dos golpistas ocorre através da clonagem de cartões. Os dados são usados e ao receber a fatura, o dono do cartão de crédito percebe a compra de uma passagem sem a sua autorização. A pessoa contesta o débito e tem o valor da compra estornado. Com isso, a companhia área cancela a passagem e a outra vítima, a pessoa que comprou as milhas, tem a compra do bilhete cancelado.


Em dezembro do ano passado, a Polícia Civil do Acre deflagrou a Operação Decolar, que culminou na prisão de três pessoas acusadas de praticarem esse tipo golpe. Elas chegavam a lucrar até R$ 10 mil com a venda cladestina de passagens.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido