Menu

Após mobilização de servidores, Sebastião Viana decide manter Armando na Sesacre e Sawana na SGA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

11150678_1600875543485094_2795837752202708249_n
O governador Sebastião Viana resolveu voltar atrás e manter Armando Melo, como secretário de Saúde, e Sawana Carvalho, na Secretaria Gestão Administrativa. A informação foi divulgada por meio de sua assessoria. Sebastião entendeu o recado dos servidores e da população e mostrou-se sensível a causa. “Homens de personalidade forte também têm sentimento e bom senso”, disse um deputado da base governista ao justificar a decisão sem mais comentários.


A permuta de ambos foi anunciada na semana passada pelo próprio governador, que após mobilização interna na Secretaria de Saúde pedindo a permanência de Amando Melo resolveu mantê-lo na pasta. Já no âmbito da SGA, houve até abaixo-assinado para Sawana, que também continua na Gestão Administrativa.

Publicidade

O que se sabe é que Armando Melo havia conversado com o governador antes do anúncio sobre sua saída da Saúde. Armando, que é procurador, não estaria se encaixando no perfil exigido para ser secretário de Saúde e por isso teve a sua volta anunciada para a SGA, cargo que ocupou no final da primeira gestão de Sebastião Viana, no final do ano passado.


Formado em direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Armando é pós-graduado em Direito Constitucional e Tributário.  Pertence ao quadro da Procuradoria Geral do Estado desde 2005, onde foi chefe da Procuradoria Judicial e Assessor Especial do Procurador-geral do Estado. Em julho de 2014 assumiu a Secretaria de Gestão Administrativa do Estado e em 2015 foi convidada a conduzir a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).


Já Sawana também é formada em Direito, pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Possui especialização em Gestão Pública, e também em Gestão Operacional de Trânsito. Em 2004, foi assessora do Ministério Público Estadual (MPE). Em 2006, atuou como assessora do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em 2007, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em 2009, assumiu a Diretoria de Operações do Detran. Foi eleita presidente nacional dos dirigentes de Departamentos de Trânsito.


Sebastião Viana é criticado por oposicionistas

A continuação dos secretários foi criticada por oposicionistas, que consideram que a atitude de Sebastião Viana é o reflexo de um governo em crise e sem rumo.


Para o advogado Edinei Muniz, o governador está perdendo o poder do cargo para os próprios subordinados. “Algo de muito grave está rolando nos porões fétidos e enlameados do governo do Tião Viana. O governador está perdendo o poder do cargo para os próprios subordinados. ´Há uma crise intestina por espaços de poder que quanto mais cresce mais o governador se apequena. Ajoelhou. O governador ajoelhou. Essa história não irá terminar bem”, diz.


O senador Sérgio Petecão, do PSD, disse hoje pela manhã que Sebastião Viana “está mais perdido que cego em tiroteio” ao comentar a informação de que os secretários seriam mantidos em seus cargos.


“O governador chamou a imprensa, armou o circo, disse que ia fazer mudanças profundas no seu desgoverno, deixou um monte de bacana sem dormir, Depois disse que esquecesse tudo, que aquilo tudo foi do brinca , que não estava valendo nada. O homem está Mais perdido que cego em tiroteio. (sic)”, afirmou Petecão em sua página no Facebook.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido