Menu

Pesquisar
Close this search box.

Hansenianos farão marcha para reivindicar indenização de filhos

unnamed (1)

Élson Dias, presidente da entidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Considerada uma das entidades mais articulada do país, o Movimento das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) está organizando uma grande marcha para reivindicar, em Brasília, o pagamento de uma indenização para os filhos separados dos pais por causa da doença. Em agosto de 2013, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu em assinar um ato normativo no qual pagaria, aos filhos de hansenianos, uma indenização que varia de R$ 70 a $ 100 mil.


Segundo o presidente da entidade, Élson Dias, uma comissão interministerial está decidindo o formato da norma (se será lei, decreto, medida provisória) e discutindo valores e formas de pagamento. Para ter direito ao benefício, os filhos terão que ter nascido até 1990 e apresentar documentos que comprovem a internação dos pais ou responsáveis.

Anúncios


O isolamento de pessoas com hanseníase, imposto oficialmente pelo governo, durou pelo menos 40 anos. No fim da década de 1940, uma lei federal determinou o afastamento compulsório de recém-nascidos filhos de vítimas da doença, o que provocou a separação de milhares de famílias. Calcula-se que o número possa chegar a 40 mil.


“Os filhos também são vítimas porque, violentamente, foram retirados dos pais e colocados em orfanatos anexos às colônias. Muitos deles eram dados como mortos para as famílias e disponibilizados para adoção sem que a família soubesse. A maioria se perdeu por esse mundo afora, com muitas sequelas físicas e psicológicas. Isso é apenas o reconhecimento de uma dívida do estado brasileiro”, avaliou Dias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido