Menu

Deputados classificam Sawana Carvalho como “burocrata bitolada”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Raimundinho e os ratos
Em 1993, o então repórter de “O RIO BRANCO”, Chico Araújo, fez uma matéria que mostrava ratos passeando no Pronto Socorro. E já se vão mais de 20 anos. E ainda assim, o deputado Raimundinho (PTN), insiste em lembrar o episódio quando um deputado critica a Saúde. O que deve se discutir são os avanços e o que ainda precisa ser feito na atualidade na área da Saúde.


Vamos parar com essa história
Vamos discutir em cima dos argumentos atuais, dos avanços conseguidos,  não em cima da realidade de década passada. Este argumento valia nos primeiros anos de governo da FPA.


Fazendo jogo de cena
Para dar pinta ante os enfermeiros que foram ontem à Aleac, a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) exigiu do governador Tião Viana a mandar um projeto aumentando a verba da Saúde.


Faltou falar o principal
Só faltou dizer onde buscar estes recursos nesta crise econômica. Mas, vai uma colaboração: pedir ao deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que destine suas emendas para a Saúde.


Absolutamente certa
Mas, num outro ponto a Eliane está certa: não tem de revitalizar o estádio Naborzão, em Tarauacá, mas cobrar de quem recebeu 2 milhões de reais para reforma e deixou abandonado.


Muito cômodo
É muito cômodo ao deputado Jenilson Lopes (PCdoB) exigir o funcionamento do estádio de futebol Naborzão, sem querer saber onde foi parar a verba liberada para a sua recuperação.


Justificativa perfeita
O deputado Nelson Sales (PV) foi perfeito ao apresentar um Projeto de Resolução, proibindo que se façam sessões solenes nas terças, quartas e quintas, dias dos debates em plenário.


Burocrata bitolada
Fiquei ouvindo ontem na Aleac a discussão de colegas sobre a ida da Sawana Carvalho para a Saúde. Foram unânimes que, por ser uma “burocrata bitolada”, ela não dará certo no cargo.


Vou me reservar a esperar
Vou me reservar a esperar as suas ações. Mas, ela engrosse o couro para ser criticada como nunca foi nos órgãos que passou. A Saúde é um alvo principal das cobranças da oposição e do povão. E por melhor que for a sua gestão sempre haverá brechas para críticas e denúncias. Gerir a Saúde é como entrar dentro de um liquidificador ligado.


Nunca quis conversa
Vamos colocar as coisas nos lugares nesta questão da dengue em Cruzeiro do Sul: por ser turrão, o Vagner Sales achou que podia combater a doença sem apoio do governo e não conseguiu.


Caminho para 2018
Não tenho nem dúvida que o secretário de Habitação, Jamil Asfury, voltará a ser deputado em 2018. Já está fazendo política. Promoveu uma grande festa para as mães na “Cidade do Povo”.


Contra a improvisação
Araruta tem dia de mingau. A deputada Leila Galvão (PT) acertou ao defender que o governo não renove os contratos dos servidores provisórios e chame todos os aprovados em concurso.


Uma explanação franca
A secretária de Saúde, Sawana Carvalho, poderia começar sua gestão ouvindo a gravação dos relatos feitos ontem, na Aleac, pelos enfermeiros sobre as carências nas unidades de saúde.


Precisam ser corrigidas
As queixas refletem as carências da categoria e as queixas dos usurários do sistema de Saúde.


Muito atuantes
Se nos debates do plenário a atual legislatura da Aleac é bem mais fraca que a passada, nas comissões parlamentares os atuais deputados são bem mais ativos que os antecessores.


Meu pirão primeiro
Márcio Bittar (PSDB) para a PMRB e Marfisa Galvão (PSD) de vice. Defende o senador Sérgio Petecão (PSD). Ao defender o nome da mulher, Petecão advoga em causa própria.


Fica difícil
É por causa deste tipo de arranjo familiar que a oposição é sempre olhada de banda pelo eleitor, bate na trave e não ganha eleição.


Bom trabalho
Com quem conversei ouvi sempre que o Armando Melo vinha fazendo um bom trabalho à frente da Secretaria de Saúde. Se ele pediu para sair, tudo bem. Caso contrário é um erro.


Com argumento e com ternura
O que tem levado o deputado Daniel Zen (PT) se sair bem na liderança do governo e rebater os argumentos da oposição com argumentos sólidos e sem gritos histéricos. Sem perder a ternura.


Alto acre
O PT tem uma chance excelente de fazer o prefeito de Assis Brasil, tem uma candidata muito competitiva em Brasiléia, mas é em Epitaciolândia que, o PT terá mais dificuldades na eleição.


Quadro geral
Sendo o ex-prefeito Manoelzinho candidato em Assis Brasil, o PT ganha a Prefeitura. Em Brasiléia, Fernanda Hassem (PT) é forte, mas terá uma eleição dura. Em Epitaciolândia é onde o PT terá mais dificuldades. Falta nome.


Sério problema
Se o prefeito James Gomes pudesse ser candidato à reeleição não seria fácil batê-lo. Não pode. E para agravar não tem um bom nome para apoiar. A sorte é o PT ser bem fraco no município.


Não é lugar de culto
O deputado Jairo Carvalho (PSD) tem todo o direito de ser um evangélico fiel e ferrenho. Só que, a tribuna da Assembléia Legislativa é para debates e não para fazer pregação religiosa.


Perde para um poste
Ontem, perguntei a um deputado da base do governo como via a situação política no Bujari. Foi bem curto: “o prefeito Tonheiro (PT) está tão fraco que ele perde a eleição para um poste”.


Vamos colocar os pés no chão
Quem primeiro falou em uma ferrovia ligando o Acre ao Oceano Pacífico foi o empresário Zamir Texeira há 20 anos, num dos seus muitos rompantes. Depois o então senador Aluisio Bezerra (PMDB) andou defendendo a obra. A idéia volta agora com a presidente Dilma , tendo como torcedor principal o senador Jorge Viana (PT). Mas é bom se colocar os pés no chão: um projeto deste porte, saindo por Assis Brasil ou por Cruzeiro do Sul é coisa para mais de década. Não se faz uma ferrovia da noite para o dia. Só um detalhe: se achavam a ferrovia mais prática do que uma estrada asfaltada (e não deixa de ser), por que razão o governo federal gastou mais de 1 bilhão de reais com a BR-364 para o Juruá?. São coisas que só acontecem no Brasil.


Grande engano
Não sei se procede a notícia de que o deputado Heitor Junior está deixando o PDT e indo para a oposição. Acho difícil. Não impossível. O problema do Heitor foi pensar que por ter um belo currículo como ele tem, valia alguma coisa na Assembléia Legislativa para projetar o seu nome. Esqueceu de uma coisa, o Legislativo é uma casa política, onde vale mais a atuação do parlamentar do que o monte de diplomas que possa ter. Se o Heitor Junior esquecer esta história de currículo e passar mais ativamente dos debates na área de Saúde, que conhece muito bem,  pode crescer, sem isso ele não cresce. E será mais um no meio da multidão no plenário da Aleac.


Intolerância religiosa é crime
O deputado federal Léo Brito (PT) tem tido posições coerentes nesta questão da intolerância religiosa. Tem que se respeitar quem é católico, ateu, evangélico, islamita, umbandista e etc.. Cada um que professe a sua fé como bem entender. É um direito garantido na Constituição Federal. O Léo tem sido didático na sua página na rede social ao dar o caminho para as providências para quem sofreu intolerância religiosa.


Sena Madureira virou enclave da oposição
Será em Sena Madureira onde, se a oposição se unir, tem ampla chance de fazer o prefeito na eleição do próximo ano. Ganhou nos dois turnos para o governo. A oposição fez dois deputados estaduais. A FPA nenhum. E ainda por cima a FPA está rachada ao meio: de um lado o prefeito Mano Rufino e do outro o ex-prefeito Nilson Areal. Se unida já seria difícil ganhar a eleição, dividida mais difícil se torna. Em suma: a oposição só perde em Sena para ela mesmo.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.