Menu

PSDB pode surpreender na escolha de candidata em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Membros de um grupo de whatssap da oposição me revelaram que Márcia Bittar (PSDB) tem estado muito ativa. A esposa do candidato derrotado ao Governo, Márcio Bittar (PSDB), segundo os relatos, parece que está sonhando com algo a mais na política. Ela teve a chance de ser candidata a deputada federal em 2014, mas abriu mão da indicação para se dedicar à campanha majoritária do marido. Agora, poderá se lançar candidata a prefeita de Rio Branco, conforme a interpretação de alguns internautas do grupo. Não vejo nenhum absurdo nessas especulações naturais da política. Márcia é filiada ao PSDB e pode ser candidata quando quiser. Além disso, durante a campanha de 2014 esteve todo o tempo ao lado de Bittar e se tornou muito conhecida. Uma eventual candidatura de Márcia seria um teste de popularidade para Márcio para ver qual caminho deverá seguir em 2018, se a busca de uma vaga à Câmara, ao Senado ou novamente ao Governo.


Conflito à vista
Se essa tese se confirmar e a ex-deputada federal Antônia Lúcia (PSC) também concorrer à prefeitura da Capital teremos um embate garantido. Na campanha de 2014, durante uma visita do então presidenciável Aécio Neves (PSDB), a Rio Branco, as duas se desentenderam em cima do palanque diante das câmeras.

Publicidade

Impeditivo
Acho difícil essa tese de Márcia como candidata por um motivo palpável. A partir de junho o PSDB estará sob o comando do deputado federal Major Rocha (PSDB). Pelo que conversei com o parlamentar o projeto para os tucanos é renovação.


Chancela inócua
Márcio Bittar andou por Cruzeiro do Sul esses dias. Alguns acham que é para fortalecer a candidatura do vereador Romário Tavares (PSDB) à prefeitura. Mas isso também dependerá da postura do partido com a nova executiva estadual que parece não morrer de amores pelo vereador de Cruzeiro do Sul.


Fogo no ninho tucano
Pelo que conheço dos atuais dirigentes tucanos e da postura de Rocha prevejo muitos conflitos. Já ouvi muita lamentação e desconfiança de bastidores com as mudanças anunciadas pelo futuro presidente do PSDB. Rocha está consciente das manobras de tucanos de bico quebrado que querem usar o partido para benefício próprio.


Paranoia é uma doença
Alguns membros tradicionais do PSDB acham que quem não concorda com eles está à serviço do PT. Uma democracia pressupõe debate e discordâncias naturais. Esse tipo de argumentação simplista é digna de tratamento psiquiátrico.


Fortalecido
Tenho informações de que o Major Rocha tem trabalhado bastante junto à Executiva Nacional do PSDB. Ele sabe que não terá tempo fácil entre os tucanos do Acre. Na minha avaliação, ao final, apenas uma liderança sobreviverá.


Criando a base partidária
Outra informação é que Rocha já tem representantes de confiança em todos os diretórios municipais do Acre. Como seguro morreu de velho, deve mesmo se prevenir às possíveis puxadas de tapetes. Quem não se lembra das rasteiras que o Edilson Cadaxo levou quando estava no ninho tucano?


Reflexão
Qualquer partido deve servir a um projeto coletivo. Se ficar a serviço de interesses pessoais e familiares tende a caminhar para o ostracismo. Política é um importante instrumento de transformação social e não alternativa para a sobrevivência de alguns poucos. O desapego é essencial ao bom político.


Palco da batalha
O tempo esquentou nas redes sociais sobre a sucessão municipal em Rio Branco. Mais de um ano antes da eleição já dá para perceber onde serão travadas as batalhas da disputa pela prefeitura da Capital. Críticas e elogios à atual gestão de Marcus Alexandre (PT) se intensificaram nos últimos dias na “rede”.


De novo, outra vez
Mais uma vez o ex-presidente Lula (PT) anima a militância do PT do Acre. Quando o momento está “estranho” o “amigo do Acre” sempre aparece. Agora, se quiserem lança-lo candidato em 2018 será uma crueldade. O homem já deu a sua contribuição à política brasileira. Passou da hora de descansar.


Ou isto ou aquilo
Não dá para entender as constantes críticas do senador Jorge Viana (PT) ao seu partido. Uma vez ou outra tudo bem. Mas essa postura de Jorge tem sido constante, tanto na imprensa local quanto nacional. A impressão é que está procurando um novo caminho para dar continuidade à sua carreira política.

Publicidade

Rota de fuga
A fusão do PPS com o PSB abre um caminho legal para os “insatisfeitos”. Com a junção qualquer um pode entrar na nova legenda sem correr o risco de cair na infidelidade partidária. Assim como a senadora Marta Suplicy, ex PT, será que Jorge está pensando numa rota de fuga?


Mira num alvo e acerta em outro
Se Jorge Viana escolhesse a nova legenda poderia resolver um futuro problema aqui no Acre. Seria candidato à reeleição pelo PSB enquanto seu irmão, atual governador Tião Viana (PT) poderia disputar o Senado pelo PT. Argumento facilmente aceito pelos outros partidos da FPA.


Pepino grande à vista
Um problema no Acre envolvendo sorteio e distribuição de casas populares do Minha Casa, Minha Vida poderá chamar a atenção do Ministério Público Federal nos próximos dias. Quem viver verá!


Contradições naturais do parlamento
Flashes da sessão de terça, 5, da ALEAC. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) denunciou que o DETRAN do Acre, como órgão arrecadador, atende mal aos seus clientes. Por outro lado, Lourival Marques (PT) defendeu o órgão dizendo que é um salvador de vidas. Já o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) afirma que o Governo está quebrado e precisa de uma reforma administrativa. Segundo ele, a gestão está inchada com excesso de cargos de confiança e secretarias. Citou o governo de Jorge Viana que tinha apenas 10 secretarias contra as atuais 22. Daniel Zen (PT), líder do Governo, defendeu a necessidade de gente para viabilizar os projetos da gestão. Enquanto isso, uma fonte me revelou que dentro da Maternidade de Cruzeiro do Sul está faltando remédios básicos.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr. Para falar com Nelson Liano Jr. Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido