Menu

“O PT não sabe administrar a saúde”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vídeo de uma grávida que deu à luz na recepção da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, continua repercutindo. A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) e o líder do governo, Daniel Zen (PT) debateram a questão no plenário da Aleac, na manhã desta terça-feira (28).


A peemedebista destaca que “o vídeo que mostra uma mulher dando à luz no banco da maternidade chocou o Estado e o Brasil”. Zen faz a defesa de diz que a história de 60 anos da maternidade “não pode ser jogada na lata de lixo”, pelo fato que foi causado da “facilidade da paciente de dar à luz”

Publicidade

“O PT na gestão de Sebastião Viana não sabe administrar a saúde”, disse a Sinhasique ao ironizar as medidas anunciadas para impedir novas ocorrências. “Quer dizer que o governo não sabem orientar os procedimentos para uma mulher que chega em trabalho de parto?”, enfatiza.


“Identificar os papeis de cada indivíduo sobre suas funções e a quem devem responder. Os servidores não sabem a quem se reportar? É uma coisa sem gestão, sem administração. Vão adotar medidas depois que o vídeo foi amplamente divulgado”, destaca a parlamentar.


Sinhasique destacou ainda a demora para conclusão das obras de novos hospitais. “O PS está há seis anos em construção, o centro de traumatologia está há três anos para ser concluído, o hospital de Brasileia está com a obra atrasada. São governos não pensa na saúda para daqui há 10 anos”.


A deputada relembrou que a Fundhacre foi construída num governo do PMDB. “Quando construíram a Fundhacre, o PT dizia que iria ser um elefante branco dentro da mata, mas hoje está ai a prova que o governo tinha uma visão de futuro. Ainda bem que começaram a abrir os olhos. Às vezes é preciso morrer pessoas para que comecem a enxergar suas falhas”.


A oposicionista ressalta que o governador teria todas as possibilidade de fazer uma saúde que funcionasse deste a base até a área de alta complexidade. “Eu espero que abram os olhos, entes que mais pessoas possam morrer por falta de atendimento e de uma boa gestão”, finaliza Eliane SInhasique.


“Precisamos aperfeiçoarmos os procedimentos para que estes fatos não se repitam”, diz Zen

O líder do governo na Aleac, Daniel Zen (PT) não deixou de admitir que uma paciente dar à luz na recepção da maternidade “é um fato grave, um fato que chamou atenção. Não gostaríamos que ele tivesse acontecido, mas aconteceu”, disse Zen ao atribui o fato à “facilidade da paciente dar à luz”.


“Houve um equivoco por parte do acolhimento na hora de fazer a destinação da paciente. Assim que ela ingressou na maternidade, levou 12 minutos para ter o primeiro atendimento. Esparava-se uma dilatação em duas horas, mas aconteceu em 10 minutos. Não quero dizer que o fato não foi grave”, diz Zen.


Segundo o petista, a rapidez na dilatação de algumas pacientes “acontece de seis a oito vezes. Já aconteceu de mães darem à luz no taxi e até em casa, antes de ser encaminhada à maternidade. Não estou transferindo a reponsabilidade para a mãe. infelizmente não foi possível envia-la à sala de parto”.


Zen afirma que a mãe e o filho passam bem. Ele informa que um requerimento para que o diretor da Maternidade compareça na Aleca para prestar esclarecimentos, já foi apresentado. Não podemos jogar a história de 60 anos da maternidade na lata de lixo. Precisamos aperfeiçoarmos os procedimentos para que estes fatos não se repitam”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido