Menu

Pesquisar
Close this search box.

Hospital do Câncer está há meses sem o tratamento de radioterapia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Hospital do Câncer do Acre está há cinco meses sem oferecer o tratamento de radioterapia aos pacientes. A denúncia é do deputado estadual Gehlen Diniz (PP). Ele relata que fez uma visita ao setor oncológico da unidade e de saúde e os pacientes informaram que a máquina de braquioterapia estaria com defeito.


“Descobri ali que as questões que eu trago aqui, uma vez ou outra, se arrastam desde dezembro. Há cinco meses o Estado do Acre não oferece o serviço de radioterapia aos pacientes. A solução foi levar os pacientes para uma clínica particular em Porto Velho, no Estado de Rondônia”, afirma Gehlen.

Anúncios


Segundo o progressista, os pacientes são enviados para tratamento fora de domicílio sem ajuda de custo. “As pessoas não têm condições de se manter no estado vizinho, o governo só fornece a passagem. Sem contar o estado avançado da doença quem impede que os pacientes viagem”, ressalta.


O oposicionista exigiu uma resposta dos governistas. “Que digam que quando vão reestabelecer o tratamento. Isso é um absurdo, isso é criminoso. As pessoas estão depositadas ali (no Hospital do Câncer) para morrer. Um ambiente insalubre, fétido. Esta não é a saúde que queremos para o nosso povo”.


Para Diniz, a sociedade, familiares e pacientes do Hospital do Câncer querem respostas dos gestores da área de saúde. “Eu também quero saber quando o tratamento será reestabelecido, recursos tem. Saúde é elementar, infelizmente o estado gasta mal os recursos da área de saúde”, ressalta.


Apesar de não comentar o assunto na tribuna da Casa, o líder do governo, Daniel Zen (PT) apresentou a versão oficial da Secretaria de Saúde do Acre. “Segundo a SESACRE, o serviço de radioterapia do UNACON foi interrompido em março. A empresa local que dá manutenção nas máquinas não conseguiu importar as peças necessárias”, informa.


O petista informa ainda que “o equipamento é argentino. O Estado está negociando diretamente com a INVAP, empresa produtora do aparelho. Enquanto isso, os pacientes estão sendo encaminhados por TFD para Porto Velho”, confirma Zen.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido