Menu

Lira’s Lanches: uma empresa que serve de exemplo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (1)Em cerimônia realizada no mês de março, na cidade de Brasília (DF), com a participação de autoridades e empresários de todo o país, foi celebrada a etapa nacional do 12º Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – o MPE Brasil.


Entre 113 finalistas do prêmio, dois eram de Rio Branco-AC. Tratam-se dos microempresários Raimundo Nonato Liras e Fernando Laurino. O primeiro é proprietário do Lira’s Lanches e o segundo é dono da Dental X. A dupla venceu a etapa estadual do prêmio.

Publicidade

unnamedOs prêmios foram distribuídos em três categorias: inovação, tecnologia e sustentabilidade. Dez empresas de dez diferentes cidades das regiões brasileiras do Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste foram escolhidas por suas práticas de excelência na gestão entre as 50.918 candidatas que se inscreveram em todas as etapas do ciclo 2014.


Feliz com a oportunidade de chegar à reta final do prêmio, o microempresário Raimundo Liras explicou que essa é a primeira vez que duas empresas acreanas chegam à fase final da premiação, acreditando que esse desempenho incentive os empresários locais a criarem políticas de inovação, tecnologia e sustentabilidade.


O presidente fundador do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter, presente ao evento, fez o seguinte comentário:


“Mais do que nunca precisamos gerar eficiência. E a eficiência da cadeia global da competitividade passa pelo desempenho e crescimento das micro e pequenas empresas, que efetivamente são geradoras de empregos”.


Lira’s também é destaque na revista do MPE


Cada vencedor da etapa estadual ganha uma parte do espaço que a revista do MPE destina ao Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil). Veja a seguir o que escreveram a respeito do Lira’s Lanches:


SERVIÇOS DE TURISMO


Vitória da determinação


Quando o Lira’s Lanches iniciou suas atividades, em 1987, os recursos eram reduzidos. Apenas o proprietário, Raimundo, e sua esposa, Gleisimar, trabalhavam no negócio. Ele preparava o sanduíche, e ela colocava as verduras. O movimento era pequeno, mas isso não impediu que a atividade seguisse em frente. Aos poucos, os colaboradores foram surgindo e o espaço passou por reformas, até que o Lira’s chegou ao que é hoje.


A cidade cresceu, e a empresa avançou no mesmo sentido. Com determinação e recursos próprios, o Lira’s foi se expandindo. Inicialmente contando apenas com o casal Lira e oferecendo 16 tipos de lanches, hoje o negócio conta com 18 funcionários, comercializando mais de 120 produtos.

Publicidade

O Lira’s também investiu muito em inovação. Hoje, todo o sistema de atendimento é informatizado, e os clientes dispõem de um cardápio digital, com versão em três idiomas. Além disso, foi a primeira lanchonete do Acre a implantar o disque entrega.


Depois de 28 anos de atividade, hoje o Lira’s celebra os frutos de sua vitória baseada na determinação. No início uma pequena lanchonete, a empresa atualmente é referência no ramo, o que foi reconhecido com o Prêmio MPE Brasil. Agora, o empreendimento prepara-se para expandir seus serviços para outros bairros de Rio Branco, através do Lirinha, uma versão “mini” do Lira’s.


DESTAQUE DE INOVAÇÃO


Qualificando o atendimento


Para qualificar seus serviços, tornando o atendimento mais profissional e eficiente, o Lira’s Lanches investiu na inovação. Já contando com um espaço maior, com diversas opções de produtos, somada à vontade de crescer mais, o empreendimento lançou uma novidade que trouxe mais eficiência: o cardápio digital.


Essa inovação avançou na informatização dos serviços. Com o cardápio digital, os clientes podem consultar os produtos até mesmo no próprio smartphone, acessando através de um QR code. Disponível nas versões em inglês, espanhol e português, ele pode ser visualizado também no site do Lira’s. Além de facilitar o atendimento, o sistema permitiu melhorias, já que os clientes podem avaliar e opinar sobre a lanchonete através do cardápio.


DESTAQUE DE BOAS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Investimento no social


A preocupação com as questões sociais sempre fez parte da trajetória do Lira’s. Há muitos anos a empresa tem realizado uma série de iniciativa para trazer benefícios à comunidade e ao meio ambiente. Seus colaboradores possuem seguro de vida individual e, este ano, contarão com plano odontológico.


Na parte ambiental, o Lira’s capta a água da chuva para utilizar nos banheiros e também na limpeza da área externa e de motocicletas. A energia solar é captada através de visores instalados no teto, e o óleo das chapas e reutilizado para a fabricação de sabão. Em breve, a empresa implantará o Lanche Solidário, no qual 50% da receita bruta obtida será destinada a uma casa de caridade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido