Menu

JV quer criar associação para fortalecer as câmaras municipais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed


O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT) realizou nesta segunda-feira (27), uma reunião com o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Artêmio Costa (PSDC). Viana disse que o objetivo do encontro é estreitar a distância entre o Senado da República e o trabalho desenvolvido pelos vereadores no ambiente das câmaras municipais dos 22 municípios do Estado do Acre.

Publicidade

Jorge Viana acredita que a troca de experiências com os vereadores poderá contribuir para que os municípios não sofram com os efeitos da crise. O senador quer promover um encontro que reúna todos os vereadores. O evento deverá contar a com a participação de representantes do Ministério Público do Acre, Tribunal de Contas, governo do Acre, Aleac e o Senado Federal.


“A ideia é envolver MP, TCE, governo e Aleac. Todos ajudando para fortalecer o trabalho legislativo nos municípios. É preciso encurtar a distância entre o Senado e as câmaras. Meu sonho é usar o cargo de vice-presidente do Senado, para ajudar a promover o debate e fazer a discursão, ouvir os vereadores e as câmaras que se for levar em conta nunca são ouvidos”, enfatiza Jorge Viana.


O presidente da Câmara de vereadores de Rio Branco, Artêmio Costa, afirma que todos os problemas recaem sobre “os vereadores que estão na base e recebem toda carga de cobrança da comunidade. É importante esta parceria. Basicamente, este é o primeiro encontro, depois que visitei o senador Jorge Viana em Brasília, pedindo ajuda para fortalecer as câmaras e dar apoio aos vereadores”.


O encontro com todos os vereadores dos 22 municípios do Acre será organizado através de uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Rio Branco e o gabinete do senador Jorge Viana. Para justificar a criação da associação das câmaras municipais, Viana citou o exemplo da Associação dos Municípios do Acre (Amac), entidade que representa os prefeitos acreanos.


“A Amac tem criado um ambiente de cooperação entre os diferentes municípios. Mudanças estão correndo em todos os ambientes legislativos e não têm cooperação com as câmaras. A gente pensa que o Senado, Câmara e Aleac são mais importantes, mas todos moramos em alguma cidade, dependemos do trabalho dos prefeitos e vereadores que devem ganhar mais importância”, diz Viana.


Segundo o senador, o encontro dos vereadores será um evento suprapartidário, “que não vai excluir ninguém. Precisamos juntar experiência e responsabilidades de todos. Juntar senadores, deputados federais e estaduais num encontro histórico que reúna todos os vereadores. As casas legislativas estão com pouco prestígio perante a opinião pública. Pra mim, a maneira para mudar este cenário é tenta fazer um trabalho de acordo com a expectativa das comunidades”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido