Menu

Jorge e Tião Viana escolhem rotas políticas diferentes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Fico só observando. Pelos relatos que ouvi da plenária do PT no último sábado, 25, realmente, o senador Jorge Viana (PT) e o governador Tião Viana (PT) escolheram caminhos diferentes para a continuidade ao projeto de poder da FPA. O fato de Jorge ter abdicado da palavra durante o evento soa como uma espécie de “é melhor me calar para não dar mais confusão”. Além disso, o senador anda mais crítico em relação aos erros cometidos pelo PT. Já Tião Viana mantém a trajetória do seu governo sem dar muitas satisfações a ninguém. Tem o seu grupo político, que por sinal é diferente do irmão, e internamente se aconselha. Numa coisa Tião tem razão, de fato nunca deu palpites nas gestões de Jorge e Binho Marques (PT) publicamente. Agora, quer tocar as coisas à sua maneira. Por outro lado, Jorge acerta ao chamar os seus correligionários petistas para uma autocrítica. Apesar das relações andarem “frias” entre os dois quando chegar a hora da próxima eleição municipal tenho certeza que estarão lado a lado. Bestas são os periféricos petistas que tomarem posições favoráveis por um ou por outro.


Entre a cruz e a espada
O prefeito da Capital, Marcus Alexandre (PT), mantem-se no ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico. Tem boas relações com os dois petistas. Se realmente for candidato do PT à reeleição precisará do apoio dos irmãos e não vai comprar briga que não é dele.

Publicidade

A volta por cima
Uma fonte do PC do B me revelou que o partido está empenhado em formar uma chapa forte de candidatos a vereadores em Rio Branco. Querem eleger pelo menos dois. Mas na minha opinião para isso acontecer terão que colocar nomes conhecidos como do ex-deputado estadual Eduardo Farias (PC do B) e do vice Márcio Batista (PC do B).


Recado claro
O PC do B quer mostrar que as duas seguidas derrotas ao Senado, com Edvaldo Magalhães (PC do B) e Perpétua Almeida (PC do B), não tiraram o poderio eleitoral do partido na Capital. Se Perpétua resolver se candidatar a vereadora aí sim acredito que possam eleger mais de dois vereadores.


Sem chances
Na disputa majoritária da Capital o PC do B está alijado. Tudo indica que o PT deverá sair com chapa pura. Isso se o projeto partidário for realmente colocar Marcus Alexandre para disputar o Governo em 2018.


Outro projeto
O ex-vereador Rodrigo Fernandes (PSDB) me ligou dizendo que não é candidato a prefeito da Capital. Ele quer mesmo ser presidente do PSDB municipal. Mas isso vai depender de como as coisas se encaminharem entre o futuro presidente da sigla no Acre, deputado federal Major Rocha (PSDB) e o atual Márcio Bittar (PSDB).


Pesquisa na oposição
O PMDB realizou uma pesquisa sobre o quadro político do momento em Rio Branco. Na avaliação do Governo da FPA o ótimo e o bom empatam com o ruim e péssimo. Mostrando que o quadro político pós eleitoral ainda é de divisão na Capital.


O candidato é o que importa
Outra pergunta que foi feita aos moradores de Rio Branco é se na próxima eleição vão votar na FPA ou na oposição. A maioria respondeu que depende dos candidatos indicados pelas coligações políticas. Querem saber é da capacidade dos candidatos e não de siglas partidárias.


Sem preconceitos
Outro ponto abordado foi sobre candidaturas de mulheres. A maioria não vê problemas em votar em candidatas. Outro tanto afirma que votaria dependendo de quem fossem as candidatas. Muito poucos negariam voto apenas por tratar-se de mulher.


Problema maior
A maioria dos pesquisados disseram que o maior problema na Capital são os postos de saúde. Isso pela falta de médicos e outros profissionais. Em seguida acham que as ruas esburacadas e o transporte público são problemas relevantes.


Todo mundo quer
As eleições de Cruzeiro do Sul prometem serem muito disputadas. Não acredito que aconteça apenas entre duas forças políticas, FPA e o candidato do atual prefeito Vagner Sales (PMDB). Tem mais gente querendo bater chapa.


Chance de ouro
O ex-deputado Ilderlei Cordeiro (PR), provavelmente apoiado pelo senador Gladson Cameli (PP) deve ser candidato. O PSDB também deve encarar. Se a FPA conseguir um candidato forte e se unir poderá realizar o sonho de governar Cruzeiro do Sul.

Publicidade

Não descartem
Acredito que o ex-deputado federal Henrique Afonso (Sem partido) é um nome que não deve ser descartado. Os dirigentes partidários que se atentem. Henrique ainda pode dar muito trabalho. Não tem nenhum escândalo na sua vida pública para desaboná-lo.


Mais nomes no caldeirão
O PSDB de Cruzeiro do Sul realizou uma reunião no final de semana e lançou os seguintes pré-candidatos: os empresários Osmar Bandeira, Marcelli Tomé e os médicos Daniel Leal e Hamilton Rocha. Deixaram o vereador Romário (PSDB) de fora.


Tranquilo
Romário me disse que a decisão sobre as pré-candidaturas acontecerá numa próxima reunião, dia 5 de maio, em Cruzeiro do Sul. Tucanos como o deputado federal Major Rocha  e o ex-deputado Márcio Bittar estarão presentes. Romário acredita reverter a sua situação.


Fusão à vista
Voltou a se comentar que o PSB e o PPS deverão se fundir nos próximos meses. O nome da nova legenda que permanecerá será o do PSB que com a fusão passaria a ter 42 deputados federais, a quarta bancada e, sete senadores. Roberto Freire deixaria de ser presidente partidário.


Problemas no Acre
Por aqui, o PSB é ultra governista e o PPS oposicionista. Se a fusão realmente acontecer vamos ver para qual dos lados irão os filiados dos dois partidos. Aposto numa fuga dos filiados do PPS para outras legendas de oposição.


Descobri a origem do Fome Zero
Li atentamente a excelente entrevista dos meus colegas de trabalho Ray Melo e Marcos Venícius com o ex-governador Romildo Magalhães. O que me chamou a atenção foi aquilo que Romildo chamou de maior realização da sua gestão, o Programa Sopão, Bucho Cheio. Acredito que os governos petistas tenham copiado o programa assistencialista de Romildo e transformado no Fome Zero. É aquela história ninguém é tão ruim e ninguém é tão bom, até que se prove o contrário


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr. Para falar com Nelson Liano Jr. Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com 

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido