Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo nega epidemia e diz que problema da Dengue está em CZS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Emitido pelo governo dos Estados Unidos, o alerta que taxa o Acre como um dos estados do Brasil em que os americanos precisam ter cuidado para não contraírem a Dengue, não foi bem recebido pelo governo do Acre. Gestores da administração pública estadual comentaram sobre a atitude e criticaram os dados que Ministério da Saúde levam em conta.


LEIA MAIS: Governo dos EUA emitem alerta a turistas; Dengue no Acre é justificativa

Anúncios


Em conversa com a secretária de Turismo e Lazer, Raquel Moreira, a informação é que poucos americanos visitaram o ano em 2014. A gestora destacou que a maioria das visitas são direcionadas à cidade de Cruzeiro do Sul, que atualmente vive uma crise epidêmica da doença.


“Existe certa reciprocidade. Para ele entrar no território brasileiro ele [o americano] precisa de visto. Isso tem nos trazido dificuldades. É só fazer a seguinte análise: quando eles chegam em Cuzco, e sabem que é possível chegar à Amazônia brasileira, mesmo sendo fácil eles não podem entrar. No ano passado tivemos 186 turistas americanos”, comenta Raquel.


De acordo com a secretária, visitaram o Acre, em 2014, mais de 52 mil estrangeiros. Em sua grande maioria, segundo a gestora, são sul americanos vindos do Equador, Bolívia ou Colômbia, por exemplo. Raquel fez questão de falar sobre os impactos no setor turístico do Acre, frente à sinalização norte-americana.


“Nós temos um momento de Dengue considerável na região de Cruzeiro de Sul. Isso impacta no turismo certamente. Mas esse é um problema que já começa a ser minimizado. Na verdade, o destino indutor dos turistas é Rio Branco, porque é aqui que eles chegam, não é Cruzeiro do Sul”, explicou.


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) também se pronunciou acerca da postura do governo americano. Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eliane Costa, o Acre não está sob estado de epidemia de Dengue. A situação, considerada “pontual”, tem ocorrido na capital do Juruá, mas cidades como Rio Branco ou Capixaba, por exemplo, não passam pelo problema.


“O que nós temos de dado hoje não aponta o estado do Acre como epidemia para a Dengue. Pelo número de casos que vem sendo notificados e confirmados elevam a situação do estado. Eu não vou chamar de erro o posicionamento do Ministério da Saúde, mas o que ele faz é com base em 100 mil habitantes, mas não quer dizer que todo o estado do Acre está em epidemia”, explica.


A gerente esclareceu que o grande causador da situação é o município de Cruzeiro do Sul. Segundo Eliane, ainda não existem dados atualizados sobre a real situação do município. Mesmo assim, a servidora disse que o Estado tem se feito presente desde agosto de 2014 para ajudar nos trabalhos e conquista a redução de casos da doença.


Procurada para se explicar sobre os índices negativos que estão prejudicando a imagem e turismo do estado, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul não respondeu às solicitações do ac24horas. Foram feitas várias ligações para o telefone celular da secretária de Saúde da cidade, Lucilla Bruneta, mas em nenhuma das chamadas houve êxito.


A Assessoria de Imprensa do Executivo conversou com a reportagem, e comprometeu-se solicitar que Lucilla contactasse o portal, mesmo assim, a gestora municipal não se manifestou.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido