Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo dos EUA emitem alerta a turistas; Dengue no Acre é justificativa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente Barack Obama não se preocupa apenas com atos terroristas. Ele também tem medo do mosquito da dengue, mesmo que ele esteja longe, bem longe. Por conta disso, o governo dos Estados Unidos, através do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), emitiu alerta aos americanos para o risco de contrair dengue e malária em viagens ao Brasil. Numa escala, que vai de 1 a 3, o País foi classificado como risco nível 1, de atenção.


Segundo levantamento, isso quer dizer que o viajante deve adotar precauções. Libéria e Serra Leoa, por exemplo, são nível 3, por causa do Ebola – e devem ser evitados. O Ministério da Saúde do Brasil considerou a medida “adequada”.

Anúncios


“O Brasil de fato está enfrentando epidemia de dengue em algumas regiões e cabe o aviso aos viajantes”, afirmou o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch. O alerta sobre dengue foi publicado no site do CDC na segunda-feira, 20, ou seja, uma semana atrás, mas só veio à tona nesta segunda-feira, dia 27.


O texto informa que, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), houve o registro de 224.101 casos e 52 mortes só neste ano. São Paulo, Goiás e Acre são os Estados mais afetados.


Ainda no alerta, o CDC ressalta que não há vacina nem remédio eficaz para prevenir a dengue e os viajantes devem usar repelentes. O centro sugere ainda que os turistas se vistam com calças e camisas de mangas compridas. Se usarem filtro solar, o repelente deve ser aplicado em seguida.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido