Menu

Prefeito Marcus Viana cumpriu todos os acordos com os nanicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Werles Rocha e o efeito dominó
A chegada do deputado federal Werles Rocha na presidência do PSDB, em junho, vai causar uma fuga de prefeitos do PSDB. Uma boa fonte tucana me revelou que, o prefeito André Hassem deve integrar o grupo da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC). James Gomes deverá se juntar ao PSD do senador Sérgio Petecão e o Betinho também não fica. O prefeito Rivelino é outro que já arrumou a mala para sair do PSDB. Fica quem para apagar a luz?.


Tempo de validade vencido
O vereador Ademir Sales (Epitaciolândia) está com prazo de validade vencido no PT. Não ficará no partido. Não precisa. É um próspero fazendeiro e não depende do salário de vereador.


Está fora
Em recente conversa na Câmara Municipal de Epitaciolândia, Ademir disse aos colegas que não pensa em disputar a reeleição. Na última reunião do PT, ele bateu de frente com o Carioca.


Assunto da FPA
O Porta-Voz do Governo, Leonildo Rosas, manda e-mail para dizer que o grupo palaciano não tem predileção e nem discute nomes para vice do Marcus Alexandre e que isso se resolverá na FPA.


Muito próxima
A deputada federal Jéssica  integra o grupo de parlamentares próximos aos vice-presidente Michel Temmer (PMDB), foi até homenageada com um café da manhã dado pelo vice.


O Everaldo fique esperto
Há um movimento dentro do PMDB para trazer o vereador Joelso Pontes (PP) para o partido, para que dispute a prefeitura de Brasiléia, em 2016. Neste caso, Everaldo Gomes seria rifado.


Argumento dos números
Os articuladores acham que é mais fácil continuar à frente da prefeitura de Brasiléia, com o vereador Joelso Pontes sendo candidato a prefeito pelo PMDB.


Só com o pastoreio
O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agustinho, me liga para dizer que está fora da discussão do vice do prefeito Marcus Alexandre, e que a sua dedicação integral agora é o pastoreio.


Upa de epitaciolândia
O governador Tião Viana deverá começar nos próximos dias a UPA de Epitaciolândia, instalando o canteiro de obras. Os 2 milhões de reais para a obra estão no caixa do governo.


A volta do anzol
O deputado federal Alan Rick (PRB), acusado pelo deputado Werles Rocha (PSDB) de votar com a base da Dilma, está rindo com a posição adotada pelo Rocha no projeto da terceirização.


Dormindo com o inimigo
Rocha votou contra a terceirização, acompanhando o pensamento do PT. E Alan Rick votou a favor da terceirização e contra o PT. As explicações do deputado Rocha não convenceram.


Acabou o golpismo
Com as manifestações do ex-presidente Fernando Henrique e do senador José Serra contra o impeachment da presidente Dilma, acabaram qualquer possibilidade do movimento decolar.


Não pensa na hipótese
O ex-deputado Edvaldo Sousa ainda está lambendo as feridas da derrota na campanha passada e não pensa em disputar uma cadeira de vereador de Rio Branco, no que está certo.


Futuro do PDT
O presidente do PDT, Luiz Tchê, diz que a posição nacional do partido deverá sair no dia 15 de maio, com um encontro dos presidentes regionais. Tende a sair o rompimento com o PT.


Segue o partido
Para Tchê, não há alternativa a não ser seguir o que for determinado pela executiva nacional.


DNA do reis
O sucesso do programa Pequenos Negócios do governo estadual tem o DNA do ex-secretário José Reis, que o implantou no Estado. O programa foi uma das bandeiras do Tião Viana.


Fase política
Vai começar a fase do interrogatório dos políticos acusados na “Lava-Jato”. Quem recebeu uma doação via partido não terá problema, mas quem recebia mensalmente vai se complicar.


Como explicar?
Como explicar um dinheiro mensalmente na conta vindo de empresas envolvidas no Petrolão?.


Chutou os aliados
Não está entre os piores prefeitos da safra atual. Mas um ponto vai pesar na reeleição do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, o fato de ter chutado os aliados da campanha.


Nome tucano
O PSDB deve lançar o professor Gedeão candidato a prefeito de Plácido de Castro. Na última eleição foi muito bem votado. Com a fraca gestão do prefeito Roney cresce a sua chance.


Com responsabilidade
Na atual fase crítica da economia, o gestor que não cortar gastos como a equipe econômica do governo acreano está fazendo, pode chegar no final do ano sem ter como pagar os salários.


Mesmo com toda boa vontade
Por mais boa vontade que se possa ter não se consegue ver um nome dentro da FPA, em Cruzeiro do Sul, com cacife eleitoral para disputar a prefeitura com uma aura de favorito.


Melhor nome
O melhor nome que a FPA ainda tem, porque foi muito bem votado no município, é o do deputado Josa da Farmácia (PTN), se aceitaria entrar nesta disputa seria outra história.


Dos males o menor
Não acabaria com a corrupção eleitoral, mas o financiamento público de campanha, dos males seria o menor. Continuar a relação incestuosa empresa/candidato é vir novos Petrolões.


Chance zero
Leio que o Carioca pode ter o espaço diminuído no governo. A chance é zero. É da mais extrema confiança do governador Tião Viana quando se trata de articulação política.


Não é bom negócio
Ou a deputada Leila Galvão (PT) cumpre o mar de promessas aos eleitores de Brasiléia, que fez para se eleger, ou não será bom negócio tê-la como aliada no palanque da FPA, em 2016.


É cair no ridículo
Quando figuras respeitáveis como Fernando Henrique e José Serra são contra o impeachment, o grupo do senador Aécio Neves (PSDB) insiste em entrar nesta canoa furada do golpismo.


É um desastre, mas ganhou
A Dilma vem sendo um desastre neste segundo mandato, mas ganhou a eleição, assim é o jogo da democracia, o Brasil não é uma republiqueta de bananas. Aécio Neves é um mau perdedor.


Aguardar para ver
O prefeito Marcus Alexandre diz que o seu vice será escolhido pelo “Conselho Político da FPA”. É aguardar para ver, as candidaturas majoritárias na FPA sempre foram escolhidas de cima para baixo. O salutar é que o nome saia numa votação entre os partidos da FPA.


Voz unânime
Conversei com cinco presidentes de partidos nanicos sobre o Marcus Alexandre. E todos foram unânimes em dizer que tudo que foi acertado em parceria política foi cumprido por parte dele.


Muito prático
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) é muito prático quando se trata de candidatura própria. A primeira pergunta que costuma fazer é quem vai conseguir os recursos para a campanha. Com isso tem matado todas as candidaturas majoritárias que surgem dentro do PMDB.


Anotem estes pontos
Conversei com alguns deputados federais sobre Reforma Política. E perguntei o que será aprovado? Resposta, quase unânime: fim das coligações proporcionais, a eleição municipal do próximo ano para um mandato de dois anos de prefeitos e vereadores, sem direito à reeleição, a propaganda eleitoral será só de inserções, acabando o blocão do horário eleitoral, voto distrital e proibição que um partido use o tempo do outro. Segundo estes parlamentares, os outros temas não têm o consenso dos acima. Todas as mudanças valeriam para próxima eleição.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.