Menu

Flanelinhas acusam PMs de acabarem com protesto no Terminal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A manifestação dos flanelinhas no Terminal Urbano de Rio Branco, no começo da tarde desta segunda-feira, 20, contra a prefeitura da capital, não durou dez minutos.


20150420120759Os flanelinhas acusam policiais de terem usado da força para inibirem o protesto. A ideia era fechar a entrada do Terminal. “Bateram em nós, jogaram spray de pimenta na cara da gente. Chegaram batendo na gente. Ameaçaram a gente”, conta Macilde Moreira de Souza. Um flanelinha foi preso e levado à Delegacia de Flagrantes.

Publicidade

O protesto ocorreu porque os flanelinhas não aceitam os cursos de manicure, pedicure, cabeleireiro e auxiliar de elitricista oferecidos pela prefeitura como alternativa de renda depois que a Zona Azul foi implantada na região central de Rio Branco.


“Tiraram a gente da rua e agora querem nos dar esses cursos, mas a gente não quer isso. Ninguém aqui sabe ser pedicure, manicure, cabeleireiro…”, protesta o flanelinha.


O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Kinpara, nega que os policiais tenham de forma violenta para impedir a manifestação. Segunod Kinpara, os policiais tentaram apenas garantir o direito de ir e vir no Terminal Urbano. Ainda segundo o comandante apenas um rapaz, que teria jogado uma barra de ferro nos policiais, foi preso.


“Um rapaz, um flanelinha jogou a barra nos policiais. E não é que a polícia acabou. É que a população não podia ficar prejudicada com o Terminal fechado. E eu tenho um levantamento aqui que 99% dos flanelinhas tem de cinco a oito passagens pela polícia. Quando os policiais chegaram eles jogaram uma barra de ferro. O rapaz que jogou a barra de ferro foi preso. Mas não foi nada demais. Inclusive a gente apoia qualquer manifestação, mas não que prejudique a população”, diz o tenente-coronel Kinpara.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido