Menu

Curso de Filosofia da Ufac é reconhecido pelo Ministério da Educação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 299, da última terça-feira, 14, reconheceu 30 novos cursos superiores em diferentes estados brasileiros. A lista completa foi publicada na edição de ontem, 16, do Diário Oficial da União. Entre os cursos reconhecidos, está o de licenciatura em Filosofia da Universidade Federa do Acre (Ufac).


Em funcionamento desde o segundo semestre de 2008, o curso funcionava sob legislação provisória do Conselho Universitário da instituição, preparando profissionais para atuar nas salas de aula tanto da rede básica como no ensino superior. Noturno e com carga horária total de 3.020 horas, o curso disponibiliza, anualmente, 50 vagas.

Publicidade

Ao todo, três turmas foram formadas, a última com cerimônia de colação de grau realizada no dia 9. “Todos os nossos egressos então bem inseridos no mercado de trabalho. Dois deles, inclusive, já voltaram à universidade como professores”, comemora o coordenador do curso, professor Coracy Saboia.


Atualmente, dez professores integram o quadro docente do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFCH), na área de filosofia. Todos mestres ou doutores. “Numa escala que avalia o projeto pedagógico do curso, o corpo docente e a infraestrutura, alcançamos conceito três [de um total de cinco], já na avaliação do MEC”, lembra.


O reconhecimento oficial do MEC é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. A partir de agora, os profissionais formados na Ufac ganham a chance de poder trabalhar em qualquer Estado da federação. “Embora haja a autonomia da universidade para criação e operacionalização do curso, esse reconhecimento do MEC representa a oficialidade do curso de Filosofia”, destaca o coordenador do CFCH, professor Jacó César Picolli.


“É importante ressaltar, também, que o esforço para criação do curso remonta ao final da década de 80, quando decidimos apoiar a criação do curso de Ciências Sociais. Esperamos mais de 20 anos para a concretização do sonho e hoje comemoramos nossa presença no ensino, na pesquisa e na extensão”, completa Saboia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido