Menu

Quem é o deputado gay que teima não sair do armário? o Germano Marino sabe, mas não revela…

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nota zero em tabuada
Se o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) tivesse estudado com a minha professora de tabuada, Dona Minervina, por certo ficaria com as mãos inchadas de tanto bolo de palmatória. Quer saber onde o governo colocou 2,5 bilhões que recebeu em 2014. O deputado Daniel Zen (PT) lhe deu uma aula: só de folha de pagamento foram gastos 1, 980 bilhões. E aí você tira 25% para a Educação e 17% para a Saúde que a conta do Gonzaguinha vai para as calendas gregas.


É tudo muito simples, Gonzaguinha!
Ficar delirando em números soltos não vai engrandecer o deputado Luiz Gonzaga (PSDB). Tem provas de bandalheiras no governo Tião Viana? Denúncia à justiça ou então vira um conivente.


Grande oportunidade
Já está na Aleac o Balanço Geral do Estado com parecer favorável do TCE. É a hora de contestar e denunciar ao MP casa haja algum mal feito, só ficar falando não resolve nada.


O sibá é imbatível
O deputado federal Sibá Machado (PT) rema contra todas as provas de traquinagens do tesoureiro do PT, João Vacari, preso como cabeça do Petrolão, e diz que a prisão é política.


Não é coroinha do padre mássimo
Não conheço ninguém que foi preso dentro de uma igreja por estar rezando. Só faltou dizer nas entrevistas na grande imprensa que o Vacari foi preso por ser coroinha do padre Mássimo.


 Primeiro e único
Só o Sibá Machado acredita na inocência do João Vacari, até seu partido já lhe tomou o cargo de tesoureiro.


Agora eu entendi, secretaria Raquel!
A secretaria de Turismo, Raquel Moreira, manda matéria dizendo que só na Páscoa 2.300 turistas visitaram o Acre. Explicado agora porque acabou o estoque de ovos da páscoa.


Para não dizer que não falei de flores
E para não ficar só na ironia, uma sugestão à secretária Raquel Moreira: não tem os “caminhos de Chico Mendes”?. Criar  os “caminhos da dengue”, com um tour em Cruzeiro do Sul.


Avaliar antes de falar
O deputado Ghelen Diniz (PP) quer acabar com a pensão de ex-governador antes do STF julgar o caso do Acre, para o Tião Viana não receber. Mal sabe que o Tião abriu mão do recebimento.


Resolveria em parte
E um projeto aprovado pela Aleac só atingiria os governadores de hoje em diante, não teria o condão jurídico de acabar com as pensões dos ex-governadores, por isso tem de esperar o STF.


Arapuca de pegar bittar
O senador Sérgio Petecão (PSD) é o maior defensor da candidatura do Márcio Bittar (PSDB) à PMRB. É uma arapuca para tirar o Márcio de uma candidatura ao Senado, o que o ameaçaria.


Menino esperto da 6 de agosto
O Petecão é um menino esperto da 6 de Agosto. Sabe que o Bittar disputando a PMRB e perdendo está queimado de vez para disputar o Senado e deixa o Petecão de candidato único.


Também tem esta consciência
Petecão tem a consciência que uma das duas vagas ao Senado em 2018 ficaria com o PT. E o Márcio Bittar tem muito mais cacife do que ele para ficar com a segunda vaga do Senado.


Tremendo pé frio
E lembrar também que o Petecão é um pé frio: apoiou o Fernando Melo à PMRB . A irmã Lene e o anão Montana Jack a vereador. A mulher Marfisa à deputada federal e. O  Bittar ao governo e todos foram de balsa.


Desde que não seja no plenário, nada a criticar
Deputados se organizam para formar a bancada evangélica na Aleac. Desde que não seja para fazer cultos no plenário nada a criticar. Mas, não bastam os púlpitos das igrejas evangélicas?.


A coisa vai passar por aí
O Marcus Alexandre é um tocador de obras. Se conseguir grana para recuperar a cidade e realizar obras no restante do mandato, chega bem á reeleição, caso contrário será complicado.


A cereja do bolo
E tem outra coisa: a eleição municipal de 2016 é ponte para 2018. Se o Marcus se reeleger o PT passa a ter um bom nome para 2018. Se perder, o PT fica no mato alto e sem cachorro.


Entra fragilizado
Mesmo que não se reeleja, o Marcus  poderá ainda assim disputar o governo em 2018, mas seria um nome fragilizado pela derrota. Por isso, o PT tem que jogar tudo na sua reeleição.


Matemática simples
O Jorge Viana não pode disputar o governo. O Binho não é uma liderança nata. O Angelim é limitado. E não tem hoje outro nome no PT do porte do Marcus Alexandre para 2018.


Exatamente por isso
Por significar a permanência do PT no poder é que o prefeito Marcus Alexandre passa a ser uma das figuras mais importantes do partido, que não vive um bom momento político.


Vai virar um circo
A deputada Eliane Sinhazique (PMDB) quer levar vídeos para exibir durante as sessões. Se o presidente Ney Amorim (PT) permitir, a Aleac vai virar um circo de vaidades pessoais.


Tem que ser no debate
O parlamento é o lugar da fala. Do debate de idéias. Se é para desvirtuar esta essência, a Aleac passa a ser um mero auditório de cinema, com cada deputado querendo exibir o seu filme.


Não é a solução
O governador Tião Viana anuncia uma ponte móvel ligando o centro de Xapuri ao bairro da Sibéria. A solução é uma ponte fixa. A força do rio Acre no inverno leva qualquer ponte móvel.


Lembrando a ponte do branquinho
Terá o mesmo destino no inverno da famosa ponte de Branquinho, em Brasiléia, que desceu de bubuia o rio Acre junto com os balseiros. Sou contra qualquer tipo de obra meia boca.


Epitaciolândia é especial
O PT terá a vereadora Fernanda Hassem candidata à prefeita de Brasiléia. O ex-prefeito Manoelzinho disputando a prefeitura de Assis Brasil. E em Epitaciolândia e com o Tião Viana.


Candidato para ganhar
A determinação dentro do governo é conseguir um nome de unidade entre os partidos da FPA, que seja algo novo e não seja do PT. O empresário Mario Maffi é o nome do Tião Viana.


Falta de racionalidade foi a discussão
Recebo Nota do DETRAN esclarecendo que a legislação de trânsito não estabelece horário para a realização de blitz. E que estas não são feitas para arrecadar dinheiro. E que o que é arrecadado é aplicado no sistema. Nada a contestar sobre estes pontos. O que se discutiu e se condenou foi a falta de racionalidade em fazer uma blitz 6 horas da manhã, seja qual for o motivo.


Virou unanimidade na imprensa
Usa a tribuna da Aleac sem cometer erros de português. Isso já me agrada. Mas, o problema é o teor dos discursos da deputada Leila Galvão (PT), que são maçantes. Fala dez assuntos em cinco minutos e não consegue dar foco em nenhum. Isso dificulta que a sua fala seja aproveitada. Estão certos os colegas Ray Melo e Gina Menezes de que ela carece de orientação jornalística. Não é mais prefeita de Brasília, lá ela não era vitrine estadual, era mais paroquial. Na Aleac está com todos os olhos da imprensa voltados para ela. Não aprendeu isso?.


Não é minha área
Colegas me perguntaram ontem se eu sabia quem era o deputado federal que mesmo sendo gay teima em não sair do armário, como comentou o ativista LGBt Germano Marino. Minhas respostas: não é a minha especialidade. Sou leigo neste assunto.


 Vai quebrar dentro
Uma péssima notícia para os políticos do PP incluídos no Petrolão: o advogado do ex-deputado federal Pedro Correia, que era da cúpula pepista, resolveu aderir à delação premiada e vai desnudar o esquema do PP dentro do escândalo. É hora de se agarrar com São Expedito, o santo das causas impossíveis, porque Pedro Correia é uma bomba ambulante.


Bela melhorada
A atual legislatura na Assembléia Legislativa deu uma bela melhorada nas últimas sessões. Tem que ter debater duro mesmo, a oposição apresentar as suas denúncias, a base do governo fazer a defesa do projeto da FPA, e é assim que vive o Poder Legislativo. Prefiro um debate mais acirrado, com vozes mais exaltadas, que o vendaval de elogios, de Indicações, Moções de Apoio e outras amenidades. O Legislativo é uma casa de discussões e não se pode fugir disso.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.