Menu

Prefeito de Plácido reclama que a sua cidade está toda esburacada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamedEncontrei com o prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino (PSB) em frente ao prédio da ALEAC. Perguntei: “Como anda Plácido de Castro?”. A resposta: “Vixi, a cidade está toda esburacada e não vejo nenhuma luz no final do túnel. As nossas prefeituras estão todas quebradas e vai ser difícil resolver os problemas do município. Só está dando para pagar o funcionalismo e não sobram recursos para investimentos.” Diante da resposta surpreendente do gestor indaguei se com tantos problemas Roney disputaria a reeleição em 2016. “Tenho me reunido com o meu grupo político para avaliar a situação política. Sabe como é política, a gente entra e não tem como sair mais. A tendência é a gente entrar novamente na disputa se houver condições favoráveis,” disse o prefeito.


Contradição
Quase todos os municípios do Acre atravessam por sérios problemas financeiros. A reclamação é generalizada. Mas por outro lado, aqueles que podem, serão candidatos à reeleição. Apesar de ter ficado só o osso das gestões municipais, ninguém quer largar o osso.

Publicidade

Atração fatal
Talvez um dos cargos eletivos mais complicados seja o de prefeito. Mas o que não faltam são políticos querendo ser executivos municipais. Mesmo nos pequenos municípios acreanos que têm orçamento reduzido, não faltam candidatos. Chego a conclusão que deve ser um bom negócio ser prefeito.


Volta à estaca zero
Os vereadores de Manoel Urbano recuaram e não vão pedir mais a intervenção do Estado no município. Assim o prefeito Allen Araújo (DEM) continuará reinando sobre a situação de penúria que atravessa Manoel Urbano.


Manobra?
As más línguas de Manoel Urbano me confidenciaram que caso o atual prefeito se torne inelegível, por conta dos problemas, irá colocar a esposa para disputar a prefeitura em 2016. Só que ela deve se filiar a um partido da FPA.


Ainda no páreo
Uma importante fonte da oposição me garantiu que o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) irá disputar a prefeitura de Rio Branco, em 2016. Segundo a fonte, os novos nomes lançados ao vento servirão apenas como “boi de piranha”. Na hora H, Bittar, tomará pra si a responsabilidade.


Poder dividido
Uma fonte de Cruzeiro do Sul me garantiu que a coordenação política da FPA no município deverá ser dividida entre o ex-prefeito Itamar de Sá (PT) e o ex-vereador Zequinha Lima (PC do B). A tentativa de misturar água e óleo pode se tornar uma dor de cabeça no futuro.


Bem doutrinado
O deputado estadual Jonas Lima (PT) mudou bastante a sua postura na atual legislatura. Tornou-se um árduo defensor do PT e do atual Governo. Só saem elogios da sua boca. Uma prova de que o assessor político, Carioca, é forte mesmo.


Jogral bem ensaiado dos 100 dias
Todos os deputados estaduais da base governista exaltaram algum aspecto positivo dos primeiros 100 dias do novo governo de Tião Viana (PT). Tudo muito bem ensaiado e distribuído. Esse é realmente o papel dos parlamentares governistas. Estranho seria criticarem o Governo.


 


Assim é se lhe parece…
Mais estranho ainda seria ver parlamentares de oposição elogiando o Governo. Cada um no seu quadrado para a democracia funcionar. Sem contradição não existe debate. Assim funciona o parlamento.


Melhor é esconder?
Não entendi o deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) que criticou a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) por denunciar as condições da Maternidade Barbara Heliodora. Ele disse que a deputada está apavorando as grávidas de Rio Branco. Mas por outro lado admitiu que existem problemas na Maternidade.

Publicidade

O caminho certo
Se existem problemas na Maternidade o melhor caminho é resolvê-los. E quanto mais transparência houver para que isso aconteça melhor para todo mundo, inclusive, para as grávidas. Se tudo estivesse bem também não haveria denúncia.


No gogó
Acho que a base governista erra na maneira como defende a saúde pública do Estado. Não adianta a cada problema que surge exaltar os avanços já conseguidos. A questão é que a saúde envolve vidas e qualquer problema significa risco. Só no gogó as coisas não se resolvem.


Reflexão
Nunca todos os problemas da saúde pública serão resolvidos. Não admitir os avanços dos governos da FPA também é burrice. A questão é debater cada situação e achar as soluções. Sem paixões políticas nem de um lado e nem do outro.


Não entendi
A deputada Leila Galvão (PT) disse estar indignada que 50 dias após a alagação de Brasiléia os problemas ainda não foram resolvidos. Inclusive, que a Câmara de Vereadores não voltou a funcionar. Não sei se estava criticando o prefeito ou o Governo.


Mais uma vez a soja como solução
Leio que o atual Governo do Acre vai incentivar o plantio de soja no Estado. Não consigo entender que essas questões do que se planta ou não no Acre passe pelo Governo. Não seria melhor a atual gestão empenhar-se em resolver os problemas na saúde, na infraestrutura, na educação, na segurança pública e etc, e deixar essa decisão aos produtores? A produção na base da canetada oficial não funciona. Quem deve tomar a inciativa são os empresários e não o Governo. Já vimos vários casos desastrosos como a Álcool Verde, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), entre outros, em que o Governo decide o que vai se produzir. O resultado quase sempre é inócuo. Cabe ao Governo melhorar a condição de vida dos acreanos e deixar que essa parte produtiva aconteça naturalmente. Essa mistura do público com o privado tende a não dar certo e gerar muitas dúvidas e polêmicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido