Menu

Aliado de Sebastião diz que terceirização precariza saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado da base de sustentação do governo do Acre, Raimundinho da Saúde (PTN), protestou nesta terça-feira (14), contra a terceirização dos servidores da saúde em Rio Branco, através do Pró-Acre no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, por um convênio entre o governo Acre e a Associação Nossa Senhora da Saúde (ANSSAU), que administra a unidade de saúde.


Segundo o parlamentar, o Pró-Saúde, criado na administração do ex-governador Binho Marques (PT) e continuado no governo de Sebastião Viana (PT), “não deveria nem ter existido. É um programa que precariza serviços, que os funcionários ganham menos que quem trabalha na rede estadual, trabalham com uma carga horário excessiva aos demais servidores da área de saúde”.

Publicidade

Raimundinho citou ainda o exemplo do Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, onde segundo ele, os médicos terceirizados não têm o mesmo tratamento oferecido pelos profissionais concursados. “Eles (os médicos) trabalhavam 16 plantões, excediam as 44 horas. O nosso sindicato, através de muita luta e greves conseguiu reduzir para 34 horas de trabalho. A saúde não pode ser terceirizada”.


O parlamentar afirmou ainda que O Pró-Saúde, no início das atividades no governo Binho Marques, não pagava direitos trabalhistas. “Quando este projeto de terceirização iniciou, ele não pagava adicional noturno, insalubridade e outros direitos do trabalhador. Hoje paga, depois de muita luta do sindicato, mesmo assim, o servidor vai trabalhar insatisfeito”, destaca Raimundinho.


Ele finaliza destacando que, “a saúde é o bem principal de qualquer ser humano, ela tem que ser tratada com olhar de carinho. Quando o governo terceiriza, tanto faz o Juruá, quando o Pró-Saúde, precariza os serviços e o prejudicado é o usuário do SUS. O terceirizado vai trabalhar insatisfeito, com raiva, vai faltar muito. O índice de falta dos terceirizados é muito grande”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido