Menu

Acre deixou de receber R$ 900 milhões de repasses da União

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não atinge, nem de leve
Ao contrário do que se possa pensar, o fim das pensões de ex-governadores não atinge nem de leve o governador Tião Viana. Mesmo já tendo direito ao benefício pelo primeiro mandato, nunca se habilitou para receber. E ademais, quando terminar o governo, com certeza, se quiser, se elege para um mandato federal. E se não quiser é um médico muito bem sucedido.


Nunca foi a favor
E tanto não se importa que, na legislatura passada chamou o líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN) e disse que da sua parte não tinha problema em se votar o fim das pensões, na Aleac.


Apenas por isso
A PEC do então deputado Gilberto Diniz (PTdoB), que acabava a pensão de ex-governadores só não foi aprovada porque era incompleta e já tramitava este projeto julgado agora no STF.


Ruim para que vive da pensão
O fim das pensões de ex-governadores é ruim para quem já saiu da política, vive praticamente do benefício e não tem uma profissão que possa exercer com sucesso, não para o Tião Viana.


Síndrome de agente funerário
Oposição é necessária. Tem de haver. Agora, quando se veste de preto para dizer que está de “luto” por uma criança ter morrido na Maternidade “Bárbara Helidora” é ridículo e funesto.


Telhado de vidro
O deputado Ghelen Diniz (PP) costuma disparar contra os políticos envolvidos no Petrolão. Cita só os do PT. Esquece que o PP, seu partido, é quem mais acusados tem nesta maracutaia.


Justiça boa
Diz o velho ditado que justiça boa se inicia em casa, poderia começar colocando na mesma gamela os deputados do seu partido e pedindo condenação, ou fica uma denúncia capenga.


Melhor ficar calado
O senador Gladson Cameli (PP) vota a favor de todos os projetos enviados pela presidente Dilma ao Senado. E vem aqui dizer que não é aliado da Dilma? É bem melhor ficar calado.


Mundo digital
Não adianta mascarar atitudes políticas em Brasília, porque estamos na área digital, o resultado das votações em Brasília, quem votou com a Dilma, se conhece em tempo real.


Cadê a merenda, André?
O ano letivo começou em Epitaciolândia sem merenda escolar, por incúria do prefeito André Hassem , que não prestou contas dos recursos recebidos e ficou sem a verba prevista para a compra.


Ainda mais grave
E em Assis Brasil o problema na Educação é mais grave ainda: os alunos da zona rural podem perder o ano letivo porque os ramais, não recuperados pelo prefeito Betinho, não dão acesso.


Grande oportunidade
Na próxima eleição os eleitores dos dois municípios vão ter a oportunidade de mudar este quadro votando em outros candidatos ou manter os atuais prefeitos e os seus desmazelos.


Não pagariam nem os salários
O Acre deixou de receber 900 milhões de transferências federais. Ainda bem que o povo não colocou no governo um dos desatinados da oposição, estariam atrasando os salários dos servidores.


Araruta tem seu dia de mingau
O senador Sérgio Petecão (PSD), até que enfim fez uma análise política acertada, ao dizer que não comentaria a entrevista do senador Jorge Viana como sendo um racha com o Tião Viana.


Palmo adiante do nariz
Só um tonto que não vê um palmo adiante do nariz poderia interpretar a entrevista com uma análise política conjuntural feita pelo Jorge Viana, como rompimento com o irmão Tião Viana.


Fantasmas diários
Alguns foram mais além e viram na entrevista um sinal de que o senador Jorge Viana estaria deixando o PT para se filiar a outro partido da FPA. É como ver fantasmas em plena luz solar.


Barrado no baile
Os dirigentes dos partidos nanicos que vêm se reunindo cortaram a presença do Roque, presidente do PHS, sob a alegação que tudo que ouvia nos encontros passava para o PT.


Não significa rompimento
O presidente do PDT, Luiz Tchê, diz que não está em debate deixar a FPA. Ressalta que a discussão visa o fortalecimento dos nanicos e discutir o nome do vice de Marcus Alexandre.


Costura nada fácil
O governador Tião Viana vai ter uma costura difícil em Sena Madureira, em unir o ex-prefeito Nilson Areal e o prefeito Mano Rufino, rompidos politicamente e sem perspectivas de paz.


Dois problemas sérios
E não um problema simples a resolver; Mano Rufino está no poder e tem direito de disputar a reeleição e sem o ex-prefeito Nilson Areal no seu palanque a oposição faz o futuro prefeito.


Candidato forte
Quem poderá se tornar um candidato forte à prefeitura de Sena Madureira, caso a oposição se una, por ser um quadro novo e preparado, é o deputado Ghelen Diniz (PP).


Derrota certa
Caso a oposição entre com mais de uma candidatura é derrota certa para a FPA


Ou economia forte ou empreguismo
Rondônia um Estado que não orbita exclusivamente em torno do emprego público porque tem uma economia forte, principalmente, no interior, onde existe a pujança da iniciativa privada.


No caminho certo
Por isso, o governador Tião Viana está no caminho certo ao deixar de ficar pensando em coisas pequenas, em vender óleo de copaíba para desenvolver o Acre, e partir para a industrialização.


Ainda não entenderam?
Ainda tem gente que viaja e acha que o Acre pode se desenvolver com seringais nativos.


Jogo de cena
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) anuncia que coleta assinaturas para a CPI do BNDES. Está fazendo firula. Rocha é do baixo clero. Viabilizar CPI é para deputado do alto clero.


Antonia Lúcia ganhou um pastel de vento
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC) anunciou que conseguiu o domínio do PEN, no Acre, como se tivesse conseguido um espólio de votos. No máximo colocou um pastel de vento no seu prato. O PEN não tem um parlamentar. E quem não tem parlamentar não vale nada. Os ex-deputados do PEN não estão nem aí para a política e praticamente tinham abandonado o partido. Se ser um partido nanico já é um trambolho , quanto mais um nanico sem um vereador ou deputado.


Bote errado
Antonia Lúcia deu o bote errado se pensa que pode prejudicar o primeiro suplente de deputado estadual, Jamil Asfury, o único com chance de assumir uma vaga na Aleac, que pediu desfiliação do PEN logo após as eleições. Não pertence mais aos quadros do partido.


Recebeu com gargalhada
O ex-deputado Astério Moreira recebeu com gargalhada o fato: “vai levar um partido que só existe no nome”. Todos os ex-deputados do PEN ontem mesmo deixaram o partido. Nenhum vai lhe acompanhar. A Antonia Lúcia atirou na anta e acertou na cotia com a conquista do PEN.


Isso foi o mais cômico
O mais cômico de tudo isso foi colocar na presidência do partido o ex-prefeito Luiz Hassem, que há muito perdeu a força política, na última eleição municipal não conseguiu nem eleger a filha Adriana vereadora de Epitaciolândia. Daí dá para se prever o futuro do PEN.


Não significa nada
Para o PT a saída do PEN da FPA não significa nada em termos de perda política. O PEN, depois da derrota de seus deputados ficou apenas com o nome e nada mais do que isso. Se ao menos tivesse um deputado, ainda poderia lamentar, mas lamentar por um partido que só existe no nome?.


Tendência é serem extintos
E a tendência natural dos pequenos partidos é a extinção com a Reforma Política que está em curso.


Chegou a vez dos políticos
Chegou a vez dos políticos na Operação-Lava Jato. Ontem, três ex-deputados já foram presos.


Tem que ter posição
O ex-candidato a senador, Roberto Duarte, defende a diminuição da maioridade penal. Político que se preza tem que ter posição, não pode ficar em cima do muro, nada a criticar sobre a posição do Roberto. Em política tem que se ter convicção.


Debate sobre a Saúde


A Saúde foi tema de debate na Assembléia Legislativa. Com algumas considerações fora de propósito como comparar o atual estágio do sistema de Saúde com os dos governos da oposição. E outros deputados descambando para o radicalismo hipócrita que nada presta nos governos do PT na Saúde. O que tem que se discutir é se houve ou não avanços. Há problemas, não se pode negar, mas não se pode negar também que a Saúde no Acre teve avanços importantes, como chegar aos transplantes. Reclamações sempre vão haver.  Mas, que nos últimos 10 anos houve uma mudança para melhor isso é indiscutível. Negar, só por xiitismo.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.