Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul mantém ação de combate à Dengue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Cruzeiro do Sul vem mantendo as frentes de combate à dengue no município. Os profissionais da secretaria municipal de Saúde realizam visitas diárias à população do município, desenvolvendo ações de alerta sobre as medidas que precisam ser adotadas para impedir uma nova epidemia da Dengue.unnamed


Além da atuação de todos os integrantes do Comitê Municipal de Prevenção e Combate à Dengue, formado por representantes das pastas da administração municipal e de outros órgãos e membros da sociedade civil e organizações não governamentais, a prefeitura também realiza em conjunto com as associações de moradores, encontros nos bairros, para apresentar dados e sugerir estratégias de prevenção e combate à dengue, além de ouvir as comunidades.


“Temos que intensificar ainda mais nossas atenções e o primeiro passo e fortalecer as parcerias no controle da dengue. Por isso, é de extrema importância a participação não só das lideranças dos bairros, mas também de toda a população, para que tome conhecimento bairro a bairro, o que permitirá intensificar as ações preventivas em todas as localidades, e até mesmo apoiando uns aos outros, auxiliando o município a evitar novamente uma grande epidemia”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Lucila Brunetta.

Anúncios


Mas, todo esse importante investimento está custando caro aos cofres públicos do município, de tal maneira que para o prefeito Vagner Sales, administrar sozinho uma conta que ultrapassa a cifra de 2 milhões de reais é verdadeiro quebra-cabeça.


Para se ter uma idéia da dimensão da doença no município, em 2014, dos mais de 30 mil notificações, mais de 22 mil foram confirmados, desses dois óbitos. Em 2015, graças à ação exclusiva da Prefeitura e a determinação do Prefeito Vagner Sales, o município conseguiu sair da situação de epidemia.


“Mesmo Cruzeiro do Sul atendendo diariamente dezenas de pacientes com dengue vindo dos municípios vizinhos Mâncio lima, Rodrigues Alves e até Guajará, não temos apoio do Governo do Estado e o Governo Federal até agora ajudou pouco. Mas, ainda assim estamos cumprindo o nosso dever. Pedimos o apoio da população, nossa principal aliada nas ações preventivas, auxiliando o município a evitar novamente uma grande epidemia. É preciso dizer que o município de Cruzeiro do Sul arca com uma responsabilidade regional não só em relação à dengue, mas em praticamente todas as demandas de saúde. Mas, não fazemos distinção quando o assunto é saúde da nossa população”, destacou Vagner Sales, ao se referir aos mais de 1.200 pacientes de outras cidades acometidos pela Dengue que se trataram nas unidades básicas de saúde de Cruzeiro do Sul.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido