Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo entrega 25 mil mudas de abacaxi e banana a produtores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana entregou na manhã desta terça-feira, 31, no Viveiro da Floresta, 25 mil mudas de abacaxi e banana. O ato simbólico foi bastante reservado e contou com a presença de secretários e funcionários do viveiro e da Biofábrica Clones da Amazônia, responsável pela produção das plantas.unnamed (1)


Segundo o governo, a expectativa é que até o fim do ano, cerca de 1 milhão de novas mudas sejam produzidas e entregues também a produtores da capital e interior. Os recursos utilizados saíram do Fundo da Amazônia, e o intuito máximo é avançar no setor da agricultura familiar.


Um dos beneficiados, o produtor Rosenildo de Souza, de Capixaba, que há 12 anos planta abacaxis, disse que essa é uma oportunidade de melhorar a renda familiar com a produção. Segundo ele, com a simultaneidade na utilização das mudas, será possível garantir, durante todo o ano, renda para a família.

Anúncios


“O bom de ter as duas mudas é que quando não for a safra de um, é a época da outra safra, então sempre terei a renda, e as vendas”, explica o produtor que recebeu, ao todo, 1.200 mudas, sendo 600 pés de abacaxi e mais 600 de banana. “Para mim é um prazer receber essas mudas, que são capazes de dar um abacaxi de primeira qualidade. As que eu mesmo produzi estão morrendo”, completa.


Sebastião Viana disse que a meta “é alcançar aqui a produção de um milhão de mudas de abacaxi e banana por ano e se possível dobrarmos essa produção para atender os produtores, gerando uma econômica sustentável, então esse é um trabalho do que a gente pensa em viver na Amazônia”, destacou o chefe do Executivo acreano.


O pesquisador João Paulo Mastrangelo, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, comentou que o processo de produção das mudas se dá através do processo de “clonagem”. Além disso, ele lemra que a produção visa melhorar os trabalhos da agricultura familiar. “Elas têm um mercado muito grande não só no Acre, mas em toda a Região Norte, visto que o Amazonas, por exemplo, é um grande consumidor de banana”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido