Menu

Petrolão: o maior programa de distribuição de renda para os políticos ricos do Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mas o Brasil anda bem! Não sei qual o motivo de tanta perseguição ao PT e aos partidos que lhe ajudam na presente ópera que escutamos em Brasília! Honestamente creio tratar-se de preconceitos profundos e injustos, resultado mesmo de quem está fora do poder e não aceita que as eleições acabaram. Querem a qualquer preço o prolongamento do pleito eleitoral, numa clara demonstração de que o antidemocrático está na mesa dos capitalistas cruéis, num prato servido com azeite português.


Mas o Brasil anda bem! É verdade que os problemas sociais do país não surgiram nos últimos treze anos. A um relevante serviço prestado por todos os políticos das gerações passadas que, infelizmente, sepultaram apenas seus corpos. Suas ideias continuam vivas, fortes e tremendamente visíveis nos nichos de poder: o cheiro pútrido permanece vivo e agradável, como no personagem de “O Perfume” de Patrick Süskind.

Publicidade

Mas o Brasil anda bem! Nunca a economia esteve tão forte. Recessão, desemprego, corrupção, escândalos, mordomias, quer saber o que é isso? Vá ao dicionário ou a um museu, talvez lá possa encontrar. Olhamos para frente, guiados pelo bravo cajado do velho cego que tateia para ver.


Mas Brasil anda bem! Não temos crise de representação, nem descrédito com o que é dito pela chefa da república. Por conta de jornalistas mal intencionados, um protesto contra a qualidade das panelas brasileiras, que tisnam facilmente ao fogo brando, serviu para se divulgar um falso descontentamento com a presidenta e contra sua falta de rumo.


Mas o Brasil anda bem! E vou lhes dizer uma coisa, tudo é questão de ângulo, ponto de vista e vista de ponto, o homem que olha o peixe não é o peixe que olha o homem. Se havia questionamentos quanto ao Programa Fome Zero, dizendo que não passava de um assistencialismo frágil que contemplava pobres eleitores e eleitores pobres, patrocínio irresponsável da preguiça e da falta de futuro para muitos, hoje creio não haver mais tanta antipatia.
O escândalo da Petrobras, com seus bilhões a serem contabilizados, e que poderá desembocar em outro até maior, segundo dizem, não é meramente um escândalo. Esse episódio apenas consolida uma política humana e eficaz que não perde sua coerência pelo mero e simples fato de ter invertido a ordem vertical da pirâmide.


Mas o Brasil anda bem! Abstraindo as desconfianças de muitos, devido ao histórico de salsa, calabresa e catupiry, esclarecidos, julgados e condenados todos, o esquema do Petrolão será, sem portas para as dúvidas, o maior programa de distribuição de renda para os ricos e poderosos. Como a política é vista como a arte de juntar contrários, completa-se assim o outro arco do gráfico: pobres e ricos satisfeitos.


O Brasil não anda bem! Culpar unicamente o PT pela bagunça generalizada que vemos se consolidar é tão ingênuo como acreditar que só ele tem a solução para esses problemas. Numa visão mais histórica, esse partido, que pratica noções do “capitalismo envergonhado chinês”, que mistura sem-terra, sem-vergonha, e malufistas, fracassou visivelmente.


Conviver com o fracasso, sustentar o equívoco e conluiar com o erro é abrir a porta para o caos, embriagar-se com o aroma barato da desorientação. Dilma está perdida! Não por que não sabe o caminho, mas por acreditar que longe do petismo não possa haver caminho algum. Mantem-se fiel a sua infidelidade e acredita que saindo desse núcleo partidário, por mais divergentes que possam ser as ideias e posições, tornam-se revolucionárias, prontas para o carimbo vermelho dessa esquerda acéfala.


O Brasil não anda! O Brasil está andando! Ando otimista!


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido