Menu

Pesquisar
Close this search box.

Oposição começa a fazer a renovação dos seus quadros no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os dois mais recentes resultados eleitorais das forças políticas de oposição nas disputas para o Governo do Acre bateram na trave. Menos de 1% de diferença de votos separaram Bocalom (DEM), em 2010 e, 3% de Márcio Bittar (PSDB) em 2014, do Palácio Rio Branco. Não acredito que nenhum dos dois candidatos tenham tido as respectivas votações apenas por méritos pessoais. Mas os resultados refletiram um voto contra o atual grupo que governa o Estado. Afinal, 17 anos de governos seguidos do PT criaram um desgaste natural. No entanto, nem um dos dois candidatos oposicionistas conseguiu ter aquele detalhe a mais para vencer as eleições. Na minha opinião, o que faltou foi credibilidade do eleitorado para fazer a mudança. Apesar das contradições e escaramuças internas as forças oposicionistas acreanas começam a pensar em renovação. Novos nomes podem surgir para oxigenar os partidos e dar outras opções ao eleitorado acreano.


A hora da mudança
Segundo me informou o presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha (PSDB), em breve, a ex-pró-reitora da UFAC, Socorro Nery deverá se filiar ao partido. Sem dúvida, a acadêmica poderá trazer mudanças ao ninho tucano acreano e, até mesmo, disputar a prefeitura de Rio Branco, em 2016.

Anúncios


Novas estrelas
Um personagem pretendido por vários partidos de oposição é o do jovem advogado Sanderson Moura. Um profissional bem sucedido que tem um bom nível cultural e intelectual e trazer renovação de ideias e ideais aos oposicionistas.


Prestigiado
O candidato derrotado ao Senado Roberto Duarte saiu com uma boa imagem da disputa. Poderá se filiar ao PMDB e puxar a fila de candidatos a vereadores do partido. Ou até mesmo ser candidato a vice na chapa que disputará a prefeitura da Capital.


Em busca de novas opções
A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) tem se esforçado para filiar novas lideranças ao seu partido. Não só na Capital, mas também no interior são esperadas novas adesões para disputarem as eleições municipais de 2016.


Esperando Godot
Nessas perspectiva de renovação na oposição quem poderá ter um papel importante é o senador Gladson Cameli (PP). Está na hora de Gladson assumir a liderança que conquistou nas urnas com mais de 218 mil votos para o Senado.


Sempre há tempo
Naturalmente que nos últimos meses Gladson viveu a “lua de mel” com o importante cargo que conquistou. Agora, está na hora de se voltar para o Estado e trabalhar internamente para unir e fortalecer os partidos de oposição no Acre.


Liderança considerável
Se for confirmada a filiação do ex-deputado federal Henrique Afonso ao PSDB será um nome forte para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, ou mesmo, ser vice na Capital. Apesar das duas derrotas de Henrique para prefeito o fato de disputar o cargo novamente pela oposição poderá fortalece-lo.


A preferência
Por enquanto, o nome mais forte no ninho tucano para a disputa em Cruzeiro do Sul é do jovem empresário Marcelli Tomé (PSDB). Nessa linha de renovação, Rocha acredita que Marcelli poderia trazer novidades à campanha de 2016.


Outros novos nomes
Em praticamente todos os municípios acreanos a oposição deverá apresentar novos candidatos. Por exemplo, em Tarauacá, o PSDB trabalha na perspectiva de lançar o jovem João Paulo para disputar a prefeitura do município.


Questão de observação
Para saber quem vai disputar o quê e onde é só observar as mudanças de domicílios eleitorais. Num Estado pequeno com apenas 22 municípios é normal alguns políticos terem lideranças em mais de um reduto.


Renovação mais rápida
Apesar da forte liderança dos irmãos Jorge Viana (PT) e Tião Viana (PT), o PT renovou bastante os seus quadros nesses mais recentes anos. O prefeito da Capital Marcus Alexandre (PT), o presidente da ALEAC, Ney Amorim (PT) e o jovem líder do Governo, Daniel Zen (PT) são alguns nomes prontos pra voos maiores.


Novos ares
O ex-deputado estadual Franessi Ribeiro (DEM) é um que pode mudar seu domicílio eleitoral. Ele tem sido sondado para disputar a prefeitura de Marechal Thaumaturgo pela oposição. Franessi teve dois mil votos em 2014 para deputado.


Sarna pra se coçar
O deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) arrumou um problema de graça. Foi falar de maneira inadvertida do ex-governador Orleir Cameli e despertou a fúria de muita gente no Juruá. E Raimundinho é nascido em Cruzeiro do Sul, portanto, conhece bem o mito em torno do governador falecido.


Homem forte
Ouvi um comentário de uma pessoa ligada ao PT sobre o novo presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB). A minha fonte que está em Brasília trabalhando no Congresso afirma que Cunha está se fortalecendo bastante junto aos deputados. Cumpre o que promete.

Anúncios


Nomes ideais
Não tenho dúvida que o ex-deputado federal Taumaturgo Lima (PT) é o candidato mais forte para disputar a prefeitura de Mâncio Lima. Assim como o professor Orleílson (PT) para ser o candidato da FPA em Rodrigues Alves.


Novo momento no Acre
Acho importante todas as forças políticas se renovarem, seja de situação ou de oposição. Com o descrédito da população com os nossos políticos é preciso que apareça gente capaz de empolgar novamente o eleitorado acreano. Novas maneiras de ver a administração pública e o entendimento de quem assume um cargo eletivo de qual é a sua verdadeira função. Sobretudo, a compreensão de quão passageiros são os cargos na política. Ninguém pode e nem deve querer se perpetuar no poder. Não existe democracia sem alternância de poder.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr.  Para falar com Nelson Liano Jr.  Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido