Menu

Feira do Peixe na Ceasa reúne mais de 100 produtores familiares

A Feira do Peixe será realizada até o dia 3 de abril simultaneamente em sete lugares diferentes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na manhã deste sábado, 28, foi realizada a abertura da Feira do Peixe da Semana Santa, na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa). A ação é realizada pela prefeitura de Rio Branco, governos do Estado e Federal, com o apoio de diversas outras entidades e a parceria dos produtores rurais.


Pelo que foi visto, não será por falta de oferta que a população vai deixar de consumir pescado durante a Semana Santa. Só na Ceasa são mais de 100 produtores rurais ofertando seus produtos. São peixes dos mais variados tipos e produtos da agricultura familiar.

Publicidade

“A gente espera comercializar 200 toneladas de pescados e 460 toneladas de produtos hortigranjeiros. Nossa estimativa é movimentar durante os dias de feira cerca de 3 milhões e 200 mil reais”, destaca Paulo Roberto Braña, diretor da Ceasa.


Estima-se que cerca de 130 mil pessoas circulem pelo local durante a Feira do Peixe. E é por causa dessa movimentação grande que a produtora rural Luiza Caetano espera faturar alto. “Todos os anos eu vendo muito bem. E, tenho certeza, que nessa feira mais uma vez a gente vai conseguir comercializar nossos peixes”, afirma.


A Feira do Peixe será realizada até o dia 3 de abril simultaneamente em sete lugares diferentes

A Feira do Peixe será realizada até o dia 3 de abril simultaneamente em sete lugares diferentes

Prejuízos com alagação e parceria com os produtores


O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, lembrou dos prejuízos causados pela cheia histórica do Rio Acre que provocou perda da produção de centenas de piscicultores. “Aqui é a feira do peixe, mas pode ser chamada também de feira da superação. Foi a mais forte enchente da história de Rio Branco, mas foi também a maior corrente de solidariedade que já tivemos. Por isso a feira deste ano é tão especial”, falou o prefeito.


O governador Tião Viana foi representado pelo secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenílson Figueiredo. “A Feira do Peixe traduz o significado da marca do nosso governo que é apoio ao povo empreendedor. É essa parceria que faz com que a cadeia produtiva do peixe esteja consolidada no Acre”, destacou.


Também participaram da abertura da feira deputados federais, estaduais, vereadores e representantes de associações ligadas à produção rural.


A Feira do Peixe será realizada até o dia 3 de abril simultaneamente no Mercado Elias Mansour, Mercado da Estação Experimental e Mercado da Seis de Agosto, na Feira de Pescadores da Avenida Amadeo Barbosa, Mercado da Cidade do Povo e a partir de terça-feira, 31, também na Arena de Esportes Radicais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido