Menu

O “senador suplente” está com os dias contados na política

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Interessa ao Acre
A notícia que saiu na última VEJA, na coluna RADAR, do jornalista Lauro Jardim, interessa ao Acre,  um dos Estados de maior incidência de Hepatite C: “A ANVISA liberou a comercialização de remédios com a substância Sofosbuvir, que pode mudar radicalmente as chances de cura da Hepatite C. Sob o nome comercial de Sovaldi, o remédio, segundo alguns estudos, diminui o tempo de tratamento de 48 para 12 semanas e atenua efeitos colaterais. A decisão da ANVISA sai no Diário Oficial da semana que entra”.


Entrando na política
Partidos nanicos, em sua  maioria, foram criados para se tornar um balcão de negócios. Coligação proporcional não passa de um instituto imoral para mantê-los no parlamento.

Publicidade

Partido tem que ser forte
Politicamente imoral é ser contra o fim das coligações proporcionais (já foram derrubadas no Senado), sob o argumento tosco que diminuirá o número de deputados dos partidos nanicos.


Democracia quer partidos fortes
Foi uma defesa emocional a do deputado Ghelen Diniz (PP) lamentando o fim das coligações proporcionais. A democracia, Ghelen, precisa de partidos fortes e não de penduricalhos.


Outra correção
Outra correção que também virá na Reforma Política (até que enfim anda) é que se elegerão os mais votados, acabando a farra de quem tiver menos votos ganhar a vaga de alguém mais votado.


Outra imoralidade acabando
Outra imoralidade que está com seus dias contados na Reforma Política é a figura do “senador suplente”, um cidadão que talvez sob teve o voto da família e  que pode um dia virar senador.


 Um dia atrás do outro
O senador Petecão (PSD) criticou o governador Tião Viana por “tirar selfie” com os alagados. Só que ao invés de ficar ajudando na volta dos alagados, Petecão foi fazer turismo no Vietnã.


O que de concreto?
Respondam: -o que de concreto o senador Gladson Cameli (PP) e o senador Sérgio Petecão (PSD) vão trazer  para ajudar o Acre em qualquer setor? Nada vezes nada. Só foram passear.


Exemplo da perpétua
A ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) também, como os dois senadores, esteve no Vietnã, bancada por recursos públicos, e se desconhece se trouxe alguma vantagem para o Acre.


Uma diferença básica
Só que com uma diferença básica: Perpétua Almeida não foi em tempo de calamidade pública no Acre.


Senhores vereadores, a cidade é pequena
Os vereadores de Epitaciolândia, parece que fizeram um pacto de silêncio com o prefeito Epitaciolândia, André Hassem,não entrem nessa: a cidade é pequena, no próximo ano tem eleição municipal.


O eleitor não vai entender
O eleitor não vai entender um vereador que sempre foi crítico se tornar aliado do prefeito.

Publicidade

Nada além do esforço
A deputada Leila Galvão (PT) está sendo ativa e esforçada na busca de ajuda para os comerciantes de Brasiléia. Reconheço. Mas ficou no papo, de concreto não conseguiu nada.


Bom leitor
Não conheço no PT quem faça melhor leitura política que o secretário Carioca. Sabe que, em Epitaciolândia e Senador Guiomard, o PT não tem bons nomes para candidaturas próprias.


Nome para ganhar
Em Epitaciolândia, pelas informações do governador Tião Viana, será feito todo um esforço para convencer o empresário Mario Maffi (sem partido) a disputar a prefeitura pela FPA.


Opção pela gestão
O secretário de Finanças da PMRB, Marcelo Macedo, não vai disputar a reeleição de vereador no próximo ano. Marcelo, um técnico preparado, preferiu fazer a opção pela gestão pública.


Situação delicada
O ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PR) quer ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, com o argumento de ter tido 8 mil votos na cidade, só que nem a oposição e a FPA o querem.


Ilações políticas
Dirigentes da oposição costumam dizer nas conversas que se Iderley Cordeiro se eleger prefeito pela oposição no dia seguinte se alia ao Tião Viana e o PT diz ser ele inconfiável.


Pedra de salvação
A sua pedra de salvação é ter o apoio do senador Gladson Cameli (PP), mas isso vai depender do desfecho das acusações que pesam sobre o senador no escândalo do mensalão.


Choro da DS
Esta semana o deputado Jonas Lima (PT) e o ex-deputado federal Taumaturgo Filho (PT)  trocaram telefonemas de lamento pela não nomeação de afilhados da DS, corrente do PT.


Muito legalista
O governador Tião Viana acertou em colocar o Jamil Asfury na Secretaria de Habitação, por ser muito legalista, é incapaz de privilegiar alguém na entrega de uma casa da Cidade do Povo.


Inês e morta
A mulher do vereador Rabelo Goes (PSD), no segundo turno estava no horário eleitoral pedindo votos para o Tião Viana. O Rabelo resolveu agora ser oposição para não ser expulso.


Não fede e nem cheira
O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda, é daqueles gestores que nem fede e nem cheira. Não se conhece uma bandalheira sua, mas não consegue decolar, fica no eterno feijão com arroz.


Não foi doação
A deputada Eliane Sinhazique (PMDB) quer que o Acreprevidência dê um salário a mais para os pensionistas e aposentados devido a alagação, segundo ela, copiando o que fez o INSS.


Colocando nos devidos lugares
Vamos colocar as coisas nos devidos lugares: o INSS não deu nada. O mês extra foi uma espécie de empréstimo facilitado, pelo qual o aposentado pagará em 36 meses, certo?.


Não são favas contadas
A oposição pode chegar em 2016, unida em torno da reeleição do prefeito Everaldo Gomes. Não é fácil de acontecer, mas se isso ocorrer não será fácil a sua derrota. Alguns motivos: com a cidade de Brasiléia destruída pela última alagação, tudo o que o Everaldo fizer terá uma maior visibilidade e reconhecimento. Everaldo deu uma surra no candidato a prefeito da deputada Leila Galvão e se elegeu. E mais recentemente a oposição ganhou no segundo turno na disputa do governo, naquele município. A prefeitura de Brasiléia, com a alagação, está recebendo aportes financeiros que numa normalidade não receberia. Portanto, não fiquem dando o Everaldo como boi morto. Mesmo a administração do Everaldo não sendo esta coca-cola toda.


Trabalho dobrado e recursos
O prefeito Marcus Alexandre sempre foi de acordar cedo e estar nos bairros. Terá que redobrar este ritual. Além dos locais que foram destruídos pela última enchente do rio Acre, já existiam muitas ruas e bairros que estavam com problemas bem antes da alagação. O sucesso ou não na recuperação da cidade não está nem na força de trabalho do Marcus, mas no volume de recursos que ele vier a receber de emendas parlamentares e repasses federais de outras rubricas.


Desde quando
Leio que o PSB “reuniu” os seus militantes. Desde quando o PSB tem militância política? Os militantes que conheço são os deputados Manoel Moraes, César Messias, o presidente Gabriel Maia, os vereadores e mais ninguém. O PSB sempre foi um partido de gabinete.


Nome limpo
Quando se lê no Ac24horas uma matéria falando sobre o rombo deixado pelo BANACRE e os nomes dos envolvidos, não se vê o nome do ex-presidente Osmir Lima, numa prova de que foi vítima de uma sacanagem de políticos do PCdoB, que venderam na campanha em que disputou o governo, uma imagem negativa de como  tivesse  sido ele a quebrar o BANACRE. Quando a instituição financeira quebrou, há 10 anos tinha deixado a sua presidência. Ou seja, enxovalharam um homem de bem. Por isso deve se pensar bem antes de apontar o dedo para alguém.


Movimento que cresce
Cresce um movimento dentro da oposição para que a ex-reitora Socorro Nery seja lançada candidata única à prefeitura de Rio Branco. Mas, o nome do peito do futuro presidente do PSDB, Werles Rocha, é o do ex-deputado federal Henrique Afonso, que deve se filiar ao PSDB. Os que defendem o nome de Nery argumentam ser preparada e uma novidade na campanha.


Disputa do senado
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) já traçou a sua meta política: não disputará a prefeitura de Rio Branco e vai se preparar para ser candidato a senador em 2018. É o que garantem aliados  próximos do tucano.


Pressa é da oposição
A tática dos dirigentes do PT de não abrir discussão sobre a disputa da prefeitura de Rio Branco está correta do ponto de vista político. Tem no Marcus Alexandre um nome sólido para o embate. Quem tem de correr é a oposição, que não tem um nome com um capital eleitoral para entrar como favorito no pleito da Capital. Tião Bocalon e Márcio Bittar estão com data de validade vencida. Os demais nomes citados até aqui por alguns dirigentes não entusiasmam.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido