Menu

Vacinação contra HPV é realizada em escolas públicas de CZS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

vacinaA campanha de vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, teve início no mês de março em Cruzeiro do Sul (AC). A equipe da secretária de saúde percorre todas as escolas públicas da cidade para realizar a vacinação durante esse período. No ano passado a imunização era oferecida para garotas entre 11 à 13 anos, mas neste ano o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para as meninas mais novas de 9 à 11 anos e também para as mulheres de 9 à 26 anos que vivem com HIV.


“As meninas que começaram o esquema com 13 anos, no ano passado nós fizemos duas etapas da vacina. Então as que fizeram no final de setembro vão continuar com a segunda dose após seis meses e a terceira é só após 05 anos”, explicou a coordenadora do posto de saúde do agricultor Gleice Costa.

Publicidade

A vacina disponível é a quadrivalente e previne contra quatro tipos de HPV, o 6, 11,16 e 18, sendo que dois deles, o 16 e o 18, são responsáveis por 70% dos casos de câncer de útero.


O HPV é responsável por mais de 95% dos casos de câncer do útero. As estimativas revelam que mais de 270 mil mulheres já morreram vítimas desse câncer. Segundo o Ministério da Saúde mais de 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV.


A pequena Ana Leticia Paixão, tem 9 anos e já sabe a importância da vacinação, e garante que nem mesmo sentiu dor com a injeção. “Várias mulheres já morreram vítimas de câncer e eu estou tendo a oportunidade de me vacinar. Isso é muito importante”, falou.


Antes da vacinação foi enviado um termo de recusa para os pais das meninas, e só receberam a imunização as que foram autorizadas. A vacina também está disponível nos postos de saúde e na rede privada. Na rede particular a vacina é encontrada por aproximadamente R$200.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido