Menu

Mais de 19 mil ribeirinhos já foram atendidos em navio-hospital no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil,já atendeu mais de 19 mil ribeirinhos desde que saiu de Manaus (AM) no dia 12 de janeiro. No Acre já foram mais de 17 mil pessoas atendidas. Nesta sexta-feira (27) os serviços foram oferecidos aos ribeirinhos moradores do bairro da Várzea.


No local foram disponibilizados atendimentos médicos, odontológicos, entrega de medicamentos,testes rápidos e outros serviços. Antes da consulta os moradores passaram por uma triagem que aconteceu na Escola de Ensino Infantil Frederico Fierge, localizada no bairro da Várzea, próxima do local onde o navio está atracado..NAVIO

Publicidade

“A gente tem como protocolo fazer a triagem em outro local que não seja dentro do navio, devido o espaço limitado. A triagem consiste em alguns procedimentos de enfermagem para ajudar a equipe médica, e para a distribuição de fichas. Após isso o ribeirinho é encaminhado para o navio para as consultas”, explicou o comandante capitão de corveta André Teixeira.


A coordenadora da creche que também teve alunos atendidos nesta manhã, Graça Correia, enfatizou a importância das consultas. “O índice de leptospirose e outras doenças é muito grande aqui, e por isso esse atendimento é muito importante para nossa comunidade”, enfatizou.


O navio conta com uma tropa de 73 militares, tendo uma equipe de 20 profissionais de saúde, entre médicos, farmacêuticos e enfermeiros.  Após a chegada em Cruzeiro do Sul já foram atendidos moradores dos município de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e diversas comunidades de difícil acesso.


Acompanhe o cronograma de atendimento da próxima semana:


Segunda-feira (30) – Comunidade Olivença


Terça-feira (31) – Escola Rui Barbosa


Quarta-feira (01)- Bairro do Miritizal


Quinta-feira (02)- Comunidade Liberdade


A missão acontece pelo  15º ano na região e atende ribeirinhos de localidades de difícil acesso. A previsão de retorno do navio é para o dia 6 de abril.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido