Menu

Henrique não sabe se segue o caminho Deus ou da Política

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cautela tem sentido
O governador Tião Viana tem razão em chamar para si a escolha do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul da FPA. Os nomes do PT e PCdoB, os dois principais aliados da FPA, não têm nomes com densidade eleitoral para uma disputa majoritária. Tião ganhou nos dois turnos para governador no município e não quer jogar o trunfo fora. Daí a busca por um nome novo.


Gosto especial
Para os petistas, ganhar em Cruzeiro do Sul tem dois gostos especiais: vencer pela primeira vez uma eleição de prefeito no segundo colégio eleitoral e derrotar o prefeito Vagner Sales.


Duas derrotas seguidas
E este gosto especial fica mais apurado porque nas duas últimas eleições para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, o prefeito Vagner Sales bateu os candidatos apoiados pelo PT e seus aliados.


Não é um adversário fácil
Mas, o Vagner Sales, mesmo com o desgaste natural do segundo mandato, é um craque em disputas eleitorais. Se a oposição se unir num nome com seu apoio o caldo engrossa.


Um nó a ser desatado
Aí que tem um nó a ser desatado. Iderley Cordeiro teve 8 mil votos para deputado federal na cidade e se acha no direito de ser o nome. E o vereador Romário Tavares (PSDB) também não abre.


Outro problemão
Mas o que tem deixado a oposição louca é que o prefeito Vagner Sales já avisou que o PMDB tem candidato: o advogado Jonathan Donadoni. Aí é o problemão: é dos nomes o mais fraco.


Muito mais difícil
Com toda estrutura do grupo do prefeito Vagner Sales, Jonathan Donadoni não se elegeu deputado estadual, que em tese é muito mais fácil do que vencer uma eleição para prefeito.


Carnaval sem som
O deputado Raimundinho (PTN) não é a última bolacha do pacote que se acha. É limitado. Mas, é sacanagem e mentira lhe mostrar como tendo feito ataques ao ex-governador Orleir.


Não passou disso
Ao defender não se mexer no Fundo Previdenciário, lembrou o ex-governador Orleir, que usou verba do Fundo para pagar salários e não devolveu. Isso foi verdade. Qual foi a ofensa?.


Não passou disso
E o episódio na tribuna não passou disso. O deputado Ghelen Diniz (PP) deturpou sua fala e fez um discurso desagravo repleto de elogios ao Orleir, como se este tivesse sido ofendido na fala.


Nem no PSDB
Chega a ser impressionante, com toda liderança tucana que se conversa a prefeitura de Assis Brasil já é dada como perdida para o PT, tal é o desgaste do prefeito Betinho (PSDB).


Mistério da meia noite
Não faz tempo o prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia, estava em vias de responder a uma CPI na Câmara Municipal, e hoje tem maioria a ponto de eleger seu candidato presidente.


Claro que não foi
E claro que esta nova e misteriosa simbiose entre o prefeito e os vereadores de Acrelândia não deve ter acontecido pelos olhos verdes que o prefeito Jonas não os tem.


Cargo sem expressão
O ex- todo poderoso secretário de Agricultura nos governos Jorge Viana, onde não ele não se destacou, Mauro Ribeiro caiu de prestígio ao ser nomeado para um cargo de médio escalão.


Chapa forte
Se o prefeito Everaldo Gomes (PMDB) e o vereador Joelso Pontes (PP) se entenderem e ficarem numa mesma chapa, não será fácil para o PT fazer o próximo prefeito de Brasiléia.


Plano B
Um amigo próximo da deputada Leila Galvão (PT) revelou ontem que a sua candidata do peito a prefeita era a empresária Marleuda (PT), e que a vereadora Fernanda Hassem era o Plano B.


Muito mais afinidade
Leila Galvão e Marleuda são muito próximas. O marido de Marleuda, por exemplo, era quem dava as cartas como secretário de Finanças da gestão da Leila na prefeitura de Brasiléia.


Negócios com a prefeitura
Segundo esta mesma fonte, Marleuda preferiu não ser candidata e apostar na candidatura da Fernanda Hassem para ter negócios com a prefeitura numa eventual vitória da vereadora.


Ficou doido, Juracy?
O vereador Juracy Nogueira (PSB) deve ter tido um surto ao defender na Câmara Municipal uma intervenção militar no Brasil. O que resolve o caos no Brasil é aprender a votar bem.


Lembra a BONAL
Na década de 70 apareceu no Acre o empresário José Alves, que fundou a BONAL e planejava exportar borracha até para a Malásia. Quebrou. Lembra um  novo empresário do Alto Acre.


Questionamentos interessantes
Recebi um e-mail com considerações interessantes sobre este “fenômeno” do Alto Acre.


Sumiu no cenário nacional
O deputado federal Raimundo Angelim (PT) é um dos políticos mais sérios e preparados que conheço, mas isso não foi suficiente para conseguir sair do baixo clero da Câmara Federal.


Pode ter havido, mas não me lembro
Aliás, pode ter até tido um deputado federal da bancada acreana que conseguiu integrar o alto clero da Câmara Federal, mas não me lembro, e tenho boa memória, ficaram no nheco-nheco.


Só apenas por isso
Para saber como isso funciona é só acessar a grande imprensa, que só entrevista políticos do alto clero. O Sibá Machado só está aparecendo por ser o líder do PT e só apenas por isso.


Toinha vieira
O PSDB vai insistir para que a ex-deputada Toinha Vieira (PSDB) dispute a prefeitura de Sena Madureira. Toinha não é mais a mesma, perdeu a última eleição para deputada estadual.


Não será fácil
O ex-prefeito Nilson Areal foi fundamental na eleição do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, mas após a eleição foi chutado. Será difícil convencê-lo a apoiar a reeleição de Rufino.


Não confia mais
Depois de ser chutado para escanteio pelo prefeito Mano Rufino o Nilson Areal tem razão em não crer em novo acordo político com o ex-aliado. Aliás, Nilson foi chutado por outros antigos aliados que ajudou politicamente, como Jairo Cassiano, que é quem mais incentiva o prefeito Mano Rufino a se manter afastado dele e também seu ex-secretário, o deputado Nelson Sales. É o velho ditado: político sem mandato não vale o que o gato enterra.


Filiação confirmada
O ex-deputado federal Henrique Afonso continua uma metamorfose ambulante. Tinha saído da última eleição dizendo que iria se dedicar exclusivamente ao pastoreio de almas. Mas vem agora a notícia de que irá se filiar ao PSDB, onde poderá ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, município no qual sempre teve uma base política forte. Na última eleição para a prefeitura cruzeirense, perdeu por bem pouco para o prefeito Vagner Sales.


Tem que diversificar
O complexo de piscicultura tem que diversificar nos produtos e colocar no mercado, principalmente, o filé de pirarucu, que sem dúvida seria o carro chefe e a jóia da coroa da produção industrial.


Medidas necessárias
As duras medidas econômicas adotadas pelo governador Tião Viana e pelo prefeito Marcus Alexandre foram mais que necessárias, ou não teriam como fechar o ano. O governo da presidente Dilma derreteu na economia, com cortes profundos no orçamento, com reflexos negativo profundos nos Estados e Municípios. Quem não se adequar, insistir em manter o mesmo cronograma de gastos, corre o serio risco de não conseguir manter a folha salarial em dia, principalmente, o pagamento do 13º salário, que tem de ser projetado a partir de agora.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.