Menu

Nível do rio Iaco sai da cota de alerta em Sena Madureira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível das águas do rio Iaco em Sena Madureira diminuiu 76 centímetros de ontem para hoje e já se encontra abaixo da cota de alerta. Na manhã desta sexta-feira, 27, o nível registrado foi de 13,24 metros, sendo que a cota de alerta é de 14 metros. Diante desse patamar, as famílias que se encontram nos abrigos públicos começam a retornar para suas casas.


unnamedCom o apoio do governo federal e do governo do estado, a Prefeitura de Sena Madureira está entregando para cada família nos abrigos uma cesta básica e também um kit limpeza.

Publicidade

Na manhã de ontem o prefeito Mano Rufino (PR) esteve nos abrigos reunido com os moradores e fazendo a entrega dos produtos alimentícios e de limpeza. A distribuição foi acompanhada ainda pelo vice-prefeito Hermano Filho (PCdoB) e a representante do Ministério Público Márcia Milandi. “Graças a Deus, a situação começa a ficar aliviada em Sena Madureira. Tem pessoas que estão há mais de um mês fora de suas casas. Com o apoio do governo federal e governo do estado estamos repassando os sacolões e os materiais de limpeza como forma de ajudar esses moradores que tanto precisam”, salientou.


Projeto para a construção de 400 casas populares


A enchente deste ano tirou de suas casas 219 famílias dos mais variados Bairros do município. A grande maioria foi para casas de parentes e o restante para os abrigos montados pela Prefeitura. Nos abrigos, os moradores receberam toda assistência, inclusive, todos os dias as três refeições: Café da manhã, almoço e jantar.


O prefeito Mano Rufino disse que o atendimento aos desabrigados foi tido como prioridade, mas ressaltou que é preciso ser encontrada uma forma para resolver de forma definitiva essa situação. Uma das saídas será a construção de casas populares em locais seguros. “Estamos com o projeto em andamento para a construção de 400 casas populares em Sena Madureira. Em abril estarei indo à Brasília lutar por recursos para que possamos resolver em definitivo a situação de muitas famílias que todos os anos sofrem com a enchente do rio Iaco”, comentou.


No retorno das famílias aos seus lares, a Prefeitura está dando apoio na questão do transporte, disponibilizando veículos para a realização das mudanças. Trabalho este que conta também com o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, governo do estado, dentre outros parceiros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido