Menu

Pesquisar
Close this search box.

Situação de estudantes de medicina no exterior é discutida na Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A situação de estudantes de medicina do exterior praticando estágio curricular em regime de internato em unidades hospitalares do Acre de forma irregular foi debatido nesta quinta-feira (26) entre deputados estaduais, representantes do Ministério Público e Conselho Regional de Medicina (CRM-AC).


A situação estava ocorrendo, pelo menos, na Santa Casa de Misericórdia do Acre, Upa do Segundo Distrito e na unidade de saúde da cidade de Xapuri, segundo informou o presidente do CRM-AC, Marcos Vinícius. Os estudantes são de faculdades da Bolívia, Paraguai e Argentina.

Anúncios


O caso, considerado ilegal pelo Conselho Nacional de Educação, vem sendo investigado pelo MP desde o início deste ano, quando se foi instaurado um inquérito civil para apurar toda a situação.


Os deputados, que são cobrados diariamente pelos estudantes que foram obrigados a parar o estágio, buscam uma solução para que os estudantes não sejam prejudicados. Porém, para o promotor de Justiça da Saúde, Gláucio Ney Shiroma Oshiro, por hora, não há possibilidade de liberação para o estágio no Acre.


O deputado estadual Raimundinho da Saúde, presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), e a deputada estadual Leila Galvão, presidente da Comissão da Educação, garantiram que o caso será levado também aos deputados federais para intervirem na situação no que diz a respeito ao Conselho Nacional de Educação.


Desde o início do ano que o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, investiga estágio curricular em regime de internato aos acadêmicos de medicina da Bolívia, Paraguai e Argentina nas unidades de saúde do Acre. O caso está sendo apurado em conjunto com CRM/AC.


Várias reuniões com os responsáveis das unidades hospitalares foram promovidas para discutir o assunto.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido