Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marcus Viana diz que recursos chegarão nos próximos meses

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Rio Branco,Marcus Alexandre, deu prosseguimento a maratona de audiência nos ministérios em Brasília. Nesta  quinta-feira, 26, o gestor da capital  esteve com o ministro Arthur Chioro, da Saúde, a quem expôs a atual situação das unidades de saúde da capital, que foram duramente afetadas pela cheia histórica do Rio Acre: Diversos serviços essenciais ficaram prejudicados, como assistência médica e farmacêutica (processo que sofreu interrupção em treze unidades de saúde).


unnamed


Todas as audiências têm o mesmo grau de relevância para as ações de reconstrução de Rio Branco porque além dos equipamentos públicos afetados, os prejuízos econômicos gerais (públicos e privados) são enormes e o apoio dos Ministérios ocorrerá gradativamente. “São ações de resultado no médio e longo prazo”, disse o prefeito.

Anúncios


A rede de saúde foi duramente sobrecarregada com o fechamento dessas unidades e com o surgimento forçado de demandas de atendimento domiciliar às pessoas que se recusavam a sair de casa mesmo com o bairro todo tomado pelas águas. Assim, Marcus Viana pediu apoio para a reestruturação das unidades de saúde de Rio Branco, execução de ações urgentes voltadas para o restabelecimento de serviços essenciais com a reforma das unidades para viabilizar o atendimento ao público.


Essas reformas, segundo projeto apresentado ao ministro Chioro, prevê a recuperação da cobertura, das instalações elétricas, substituição do forro e de algumas portas e janelas, troca do piso cerâmico em alguns ambientes, a pintura geral em todo o prédio, além da aquisição de móveis e equipamentos hospitalares.


O relatório dde Viana entregue ao ministro  mostra as unidades que foram mais prejudicadas. As Unidades de Referência de Atenção Primária (URAP) Ary Rodrigues, Augusto Hidalgo de Lima, Eduardo Assmar Centro de Saúde Dr. Mário Maia, CAD 2º Distrito, Unidade Básica de Saúde Maria de Fátima, Unidade Básica de Saúde Maria de Jesus de Andrade, e a Unidade Básica de Saúde Raimunda Dionísia da Silva. “O ministro, que esteve pessoalmente em Rio Branco acompanhando a visita da presidenta Dilma, disse que vai trabalhar pela liberação desses recursos fundamentais para retomar o atendimento de saúde nas unidades que ficaram absolutamente comprometidas com a cheia do rio Acre”, informou o senador Jorge Viana. O esforço da Prefeitura para os próximos meses será realmente para recuperação de escolas e das unidades de saúde.


No Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o prefeito esteve com a ministra Tereza Campello, que reafirmou compromissos já estabelecidos com o atendimento às famílias vítimas da alagação, inclusive propondo que fossem feitos repasses fundo a fundo para a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS). Os ministros autorizaram para a próxima semana a inclusão dos projetos diretamente no sistema do Governo Federal, visando agilizar a liberação dos recursos propostos.


No Ministério da Defesa, a reunião foi com o brigadeiro Roberto Medeiros Dantas, coordenador do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa. Acompanhado do vice-presidente do Senado, Jorge Viana, o prefeito foi debater apoio a Rio Branco e aos municípios afetados pela cheia dos rios no Acre.


Ministros autorizam inclusão dos projetos no sistema federal


Na sequência, Marcus Alexandre foi ao Ministério da Integração Nacional reunir-se com o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, para agradecimentos e complementação de informações anteriormente apresentadas ao Ministério. O ministério está repassando ajuda financeira através da Secretaria Nacional de Defesa Civil aos municípios acreanos prejudicados pela alagação. Para Rio Branco, a proposta é que a Defesa Civil Nacional apoie a recuperação dos bairros mais prejudicados no pós-alagação, inclusive ajudando a recuperar locais que sofrem com os desbarrancamentos, como é o caso do bairro da Base, Airton Sena e Cidade Nova e também corredores de ônibus.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido