Menu

Conselho Nacional de Trânsito adia exigência de extintor tipo ‘ABC’

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quinta-feira, 26, resolução que prorroga a obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular do tipo ABC por mais 90 dias. A partir do dia 1º de julho se iniciam as fiscalizações.


Pela resolução nº. 516/2015, os motoristas teriam um prazo para adequação até o dia 1º de abril, porém o Contran revogou o último prazo em razão da dificuldade dos motoristas encontrarem o produto no mercado em todo o país.

Publicidade

De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o extintor é de uso obrigatório nos veículos e a infração é de natureza grave, gerando multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH do proprietário, além de medida da retenção do veículo para regularização.


A mudança na lei se deu porque o extintor antigo, do tipo BC, é recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além disso, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros. A validade do novo extintor é de cinco anos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido