Menu

Prefeitos do interior vão ter uma reeleição difícil em 2016

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O que é isso, cocão?
Tem vereador em  Manuel  Urbano que  vive ainda na idade da pedra.  O vereador Cocão (PSD) é um deles.  De forma truculenta quebrou a máquina fotográfica do jornalista Zé Carlos, que cobria um pé de peia na Câmara Municipal, por conta do pedido de cassação dos vereadores Raimundo Cipriano, Antonia Messias e Gilberto Rodrigues, que recebiam sem trabalhar.


Não sabe o que é democracia
Este Cocão quer ser o doido? O caso acabou em BO na polícia e o jornalista vai levar o caso ao MP. A agressão foi para proteger vereadores ausentes há 15 sessões da Câmara Municipal.


Como o cramulhão gosta
Enquanto isso, a prefeitura de Manuel Urbano está como o cramulhão gosta. Entrou na quarta semana com, todos os setores paralisados por uma greve, e o prefeito Ale num tá nem aí.


Melhor que faria
O melhor para a população de Manuel Urbano que o prefeito Ale Anute faria era renunciar.


Não há muito a comemorar
Ontem foi lembrado na Aleac, o aniversário do PCdoB. No Acre, não há muito a comemorar. O PCdo B quase foi varrido do mapa político na última eleição, elegeu só um deputado estadual.


Chorando por uma imoralidade
O deputado Ghelen Diniz (PP) lamentou ontem o fim das coligações proporcionais, uma imoralidade política, sob o argumento que diminuirá a representação dos partidos nanicos.


Graças a Deus!
Vai diminuir a representação dos partidos nanicos? É muito bom para a política. A maioria destes pequenos partidos foi montada apenas para servir como um balcão de negócios.


Vai chorar muito mais
O Ghelen vai chorar muito mais com a adoção da regra que está a caminho de se eleger os mais votados. Se estivesse valendo, ele e oito deputados atuais não estariam hoje na Aleac.


Nisso está com razão
Mas, num ponto o deputado Ghelen Diniz (PP) está com a razão: tem que se reduzir a maioridade penal. Menores de 15 e 16 anos, com longa ficha criminal, hoje são maioria.


Que é isso, Manoel Moraes?
Sobre o assunto o deputado Manoel Moraes (PSB) usou um argumento sem sentido: que um jovem de 16 anos é um puro e daqui há pouco vão querer reduzir a idade penal para 10 anos.


Não vivemos mais num seringal
Pensa que um jovem de 16 anos de hoje é o mesmo da década de 1920. Quem tem 16 anos no mundo de hoje, da globalização, sabe o que fez e por isso tem que sair do Estatuto do Menor.


Em sintonia com o povo
E o político tem de estar em sintonia com o povo. As pesquisas apontam que a maioria esmagadora da população quer a redução da idade penal. E o povo é que elege o deputado.


É muito simples
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, tem uma bela oportunidade de provar que a sua administração é limpa, deixando passar a CPI pedida pelos vereadores para lhe investigar.


Tirava a limpo
Aproveitava e tirava a limpo a história que alugou um boteco por dois mil e quinhentos reais.


Torrando o saco
Este debate está torrando o saco. Pela última vez: quem disse que não existem provas para indiciar sete dos acusados do G-7 foi o Juiz Federal Jair Facundes, reclamem para ele.


Nem inocentes e nem culpados
E claro que a sua decisão não inocentou e nem condenou ninguém, por um raciocínio primário em Direito: não houve a Denúncia pelo MP e tampouco processo para condenar ou absolver.


Este é o problema
O que irrita os políticos da oposição é que julgaram e condenaram estes empresários e com a decisão a Justiça Federal não podem mais erguer esta bandeira para atingir o governo  Tião Viana.


O nosso curador
O ex-deputado federal Osmir Lima está devorando a série do filme “Uma noite no Museu”. É que foi convidado para ser o Curador do Museu que o governo acreano pretende construir.


Leitura de cabeceira
A sua leitura de cabeceira hoje é a tese do Alceu Ranzi sobre a preguiça gigante e o jacaré purussaurus, espécies que teriam habitado o Acre na pré-história. Vai que é tua, Osmir!.


Samba do criolo doido
Por mais que se tenha boa vontade é difícil se focar num discurso da deputada Leila Galvão (PT), usa dez temas diferentes numa fala curta e fica parecendo o samba do criolo doido.


É iniciativa privada, Raimundinho!
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) quer que o governo só pague as empresas terceirizadas se estas proverem que pagaram seus servidores. Não pode, isso é intervenção.


Relações diferentes
Se é para o governo gerir o contrato e a folha de pagamento não adianta terceirizar serviços. Se a empresa recebe do governo e não paga os seus funcionários existe a Delegacia do Trabalho.


Sessão solene?
É de fato, um mérito do Governo,  conseguir tirar o Acre da zona de aftosa. Mas uma sessão solene para comemorar isso, deputado Lourival? O parlamento é para o debate político.


Um bom secretário
O José Reis parece que encontrou o lugar certo: a Secretaria de Agricultura. Hoje já temos uma boa produção de milho e uma política de campo que já está gerando renda e empregos.


Vencido sim
Desta vez a base do governo não pode deitar e rolar em cima das denúncias da deputada Eliane Sinhazique (PMDB): o cimento a ser usado na pista do Jordão está sim vencido.


Muito clara
A data de validade vencida  está bem clara nas fotografias das sacas de cimento em discussão.


Melhor calar
Mas, a Eliane não deixa de dar sempre sua derrapada. Não sabe nada de Previdência e se pôs ontem a fazer ilações sobre a Previdência Estadual, sem conhecer as diferenças com o INSS.


Recebem primeiro
Os Inativos e Pensionistas do Estado, por exemplo, são os primeiros do calendário de pagamento e sempre recebem até o dia 25. Tem que se checar antes de cobrar algo.


Volto insistir no assunto
O governo poderia fazer uma boa mídia com ampla divulgação na imprensa sobre a importância da doação de órgãos, principalmente, agora que o Acre já realiza transplantes.


É complemento
O mais importante para as famílias que viviam em áreas alagadas e receberam casas na Cidade do Povo é ter o seu imóvel em lugar seguro. O CEP não ter sido providenciado é complemento.


Esta é a situação
Se o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, conseguir mostrar para a população trabalho na recuperação da cidade toma fôlego para a sua reeleição, caso contrário é candidato à balsa.


Senador Guiomard
Aliados da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC) a colocam como candidata a prefeita de Senador Guiomard, onde ela nasceu; entrando no vácuo entre os candidatos do PT e o do prefeito James Gomes.


Cenário nacional
Todo dia pipoca um novo escândalo neste triste episódio do Petrolão, que levou de roldão vários partidos políticos, como o PP, que tem a maioria dos citados no mega escândalo. Ou seja é o PP o partido campeão no escândalo do Petrolão, que passou todo este tempo comendo calado. Tem mais político até do que o PT.


Carnaval de bumbo furado
Pela explicação que veio da SECOM da Câmara Municipal de Rio Branco a dedução é que foi feito um carnaval de bumbo furado pelas outras mesas diretoras, já que as alardeadas verbas de emendas parlamentares destinadas à construção de uma nova Câmara, não poderiam ser usadas para o fim. Quer dizer, anunciaram uma nota de 200 reais como se verdadeira fosse.


Por que não Guiomard santos?
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) sugere que a BR-364 se chame “Rodovia Orleir Cameli”. Sem tirar o mérito do ex-governador, mas por qual razão não homenagear o criador do Acre Estado, Guiomard Santos, dando-lhe o nome da obra?. É uma sugestão para o debate.


Acabou o incentivo
Conversando ontem com um amigo e comerciante de Brasiléia e este me dizia que acabou o incentivo de fazer investimentos na cidade, devido a cheia do rio Acre que se tornou periódica, e que já levou centenas de empresários à falência. “É jogar dinheiro fora, como eu e outros jogamos”, disse em tom de lamento.


Crescendo no debate
Quem aos poucos vai crescendo nos debates na Aleac é o deputado Jenilson Lopes (PCdoB).


Reeleição difícil
Os prefeitos do interior vão ter uma reeleição difícil pela atual conjuntura econômica. A grande maioria das prefeituras está quebrada. Algumas porque gastaram indevidamente na última campanha política nos seus candidatos e outras por incompetência dos seus gestores. O pacote de promessas na campanha foi para o lixo e os candidatos opositores terão um prato cheio para fazer cobranças. Por isso, não é difícil se prever que bem poucos serão os prefeitos reeleitos. O eleitor não quer saber se há ou não crise, quer saber de resultados


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.