Menu

Pesquisar
Close this search box.

A verdade de tudo: Não se brinca com a honra de ninguém

sebastiao_in_300Por meses, empreiteiros que dedicaram as suas vidas a trabalhar de maneira séria, gerar emprego e renda, viveram um inferno com as acusações de ladrões, membros de quadrilha, assaltantes dos cofres públicos, gang do G-7, levando-os à execração pública. Até presos foram. Enfim, foram esmagados moralmente perante a opinião pública. Achincalhados no meio da população. Volvenar Carmargo, Carlos Sassai, Adriano, Tiago Viana e outros eram mostrados durante todo este tempo como assaltantes dos cofres públicos. O que deve ter sofrido as suas famílias durante este calvário! Na campanha política o tema dos candidatos da oposição era atacar “os empresários do G-7” e por tabela o governador Tião Viana. Pois bem, numa decisão juridicamente muito bem sustentada, o Juiz Federal Jair Facundes decidiu agora que, não há elementos para caracterizar nenhum crime por parte dos acusados. E determinou o fim dos indiciamentos. Mas o massacre moral a que sofreram por parte de políticos de oposição este é irrecuperável. E como se jogar um cristal do alto de um prédio, por mais que se tente juntar os cacos, a peça jamais será a mesma. Com que cara ficam agora um Márcio Bittar, um Werles Rocha, um Tião Bocalon, que tinham como única bandeira na campanha desmoralizar estes empresários, que ficou provado que não cometeram nenhum crime. Sempre disse quando comentei o caso que, eram simples acusados. Que não podia se colocar as suas pessoas, como bandidos e corruptos, sem eles terem sofrido nenhuma condenação. Se estes empresários resolverem entrar com ações judiciais por danos morais com pedidos de indenizações contra os políticos que os jogaram na lama da corrupção, não me venham falar em retaliação. É o mínimo que poderão fazer para pedir a punição dos que os achincalharam. A justiça, enfim, foi feita.


Não há consenso da oposição no Juruá
O ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PR) diz ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul com o apoio do senador Gladson Cameli (PP) e não vê nome superior ao seu. O vereador Romário Costa (PSDB) reafirma que não disputará a reeleição e é candidato a prefeito. E o prefeito Vagner Sales quer candidato à sua sucessão o afilhado Jonathan Donadoni (PMDB).


Votação expressiva
Iderley se sustenta no argumento da grande votação em Cruzeiro do Sul na última eleição.


Melhor saída
Não existiu melhor medida tomada pelo governador Tião Viana do que, a que pediu que, o DNIT assuma a BR-364 até Cruzeiro do Sul, porque o deixa liberado para outras questões.


Mapa do PT
Assis Brasil, Brasiléia, Acrelândia, Epitaciolândia, Xapuri, Rio Branco, Bujari, Tarauacá, Feijó, Taumaturgo, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, nestes o PT terá candidato próprio a prefeito.


Valeu a pena a pressão, né Márcio?
A pressão que o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) recebeu de todos os segmentos para que cumprisse sua promessa, o obrigou a conseguir donativos para as vítimas da cheia.


O sujo e o mal lavado
A briga entre PT e PMDB, no Acre, é a história do sujo brigando com o mal lavado: o PT tem a presidente Dilma e o PMDB; o vice Michel Temmer, ninguém pode atirar a primeira pedra.


Parceiros na desgraça
Por causa desta simbiose, não há como separar o PMDB do PT, são irmãos siameses na desgraça política que tomou conta do País. Não se pode ser oposição com cargo no governo.


Prevaleceu o bom senso
Foi aprovado a projeto da PMRB que dava condições para não haver reajuste do preço das passagens nos transportes coletivos. O bom senso acabou prevalecendo entre os vereadores.


Nada de anormal
Este debate duro entre o deputado Lourival Marques (PT) e a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) não tem nada de anormal, faz parte do jogo político, pior seria o marasmo.


Muda o quadro
Caso o fim das coligações proporcionais, aprovado no Senado, seja também aprovado na Câmara Federal vai mudar toda a configuração da eleição municipal no próximo ano.


Empurra a ter candidato
Sem coligação proporcional, os partidos são empurrados a terem candidatos próprios a prefeitos para alavancar a chapa a vereador, ou serão varridos do mapa das urnas.


Porta fechada
O PEN está com a porta para vereador de Rio Branco fechada para quem tiver mandato. O presidente Astério Moreira quer uma chapa que dê chance igual a todos os candidatos.


Cidade fantasma
Quem passa por Plácido de Castro tem a impressão que está numa cidade fantasma, pouco movimento, ruas sujas, com buracos, mato, mesmo não tendo sofrido com a alagação.


Nem um pouco preocupado
O prefeito de Santa Rosa, Rivelino, não está nem um pouco preocupado se será ou não expulso do PSDB e, por um motivo simples: não se elegeu á custa de nenhuma liderança tucana.


Nada de relevância
De autoria dos atuais deputados estaduais ainda não foi apresentado nenhum projeto que se possa dizer que é relevante. São mais em cima de situações pontuais, para promoção pessoal.


Um adendo
Das Indicações feitas até o momento, a mais relevante é a do deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que dá isenção do IPVA para os deficientes físicos que tenham carro.


Até julho
É o prazo previsto pela construtora para a entrega do novo Hospital de Brasiléia, que será uma referência para o atendimento na região, como vem sendo o Hospital Regional do Juruá.


Não pode ser esquecido
Tarauacá teve três alagações este ano, sofreu tanto como Brasiléia. A medida do governo de suspensão do pagamento do ICMS deveria se estender aos comerciantes do município.


Desmonta na tranquilidade
O deputado Daniel Zen (PT) imprimiu uma novidade nos debates da Assembléia: faz a defesa do governo muito bem feita, sem levantar a voz, uma serenidade que desmonta os críticos.


Uma satisfação
Pelo longo tempo, a justiça deveria, pelo menos, dar uma satisfação aos investidores de boa fé no Telexfree sobre como anda o processo e quando se terá um desfecho do demorado caso.


Saindo da idade da pedra
Quando se vê grandes áreas sendo plantadas com milho de forma mecanizada, a colheita feita com colheitadeira é de entusiasmar, é como o Acre saindo da idade da pedra da agricultura.


É a saída econômica
Agricultura mecanizada e a industrialização são as saídas para o desenvolvimento do Acre, que não pode ficar naquele saudosismo dos tempos dos seringais nativos e do óleo de copaíba.


Grande passo
Nenhum governo tratou até aqui a Agricultura de forma profissional e com mecanismos modernos como o governador Tião Viana. A turma do atraso dentro do PT, não gosta.


Agiu com coerência
Se o projeto da PMRB não fosse aprovado o reajuste no preço da passagem nos coletivos teria que acontecer. O vereador Alonso Andrade (PSDB), foi coerente a votar a favor da matéria.


Não necessariamente
Quando se é da oposição não necessariamente se vota contra um projeto vindo de uma gestão adversária, principalmente, se a matéria beneficiará a população como neste caso.


Cadê os patinetes?
A pergunta da semana: cadê os patinetes motorizados da PM que desfilavam pela cidade, que foram comprados por uma fortuna no governo Binho? Volto indagar. É a pergunta da semana.


Não há alternativa
Ser contra a PMRB isentar do ISS as empresas do transporte coletivo é defender a abertura de uma brecha que permita um reajuste do preço das passagens de ônibus e a queda do preço de 1 real da passagem para os estudantes. Não há análise, que não seja esta, para dar enfoque ao projeto enviado pelo prefeito Marcus Alexandre à Câmara Municipal de Rio Branco e aprovado. O resto é picuinha política de quem apostava numa possibilidade de aumento da tarifa para fazer manifestação e tirar proveito político. E a aprovação do projeto cortou a possibilidade.


Quero ver nos supermercados
É um belo projeto o do complexo de piscicultura. Quero ver os filés de tambaqui, pirararucu, pintado, embalados e à venda nos supermercados já para a Semana Santa. Essa é a grande expectativa de quem tem lido e visto matérias sobre a indústria. A hora é do produto chegar até ao consumidor. Sem isso, continuará sendo apenas um portentoso empreendimento.


O que muita gente queria dizer
O ex-governador do Ceará, Cid Gomes, falou na Câmara Federal o que a maioria esmagadora da população queria dizer da classe política. E com coragem, na frente dos deputados federais.


Completamente a favor do fim
Sou completamente a favor do fim da pensão para ex-governador. A matéria deverá entrar em pauta no Supremo Tribunal Federal na próxima semana e a tendência é que venha a acabar. Não há nenhum argumento que sustente a continuidade dos pagamentos.


Saúde, Ray!
Desejo ao colega Ray Melo que se recupere o mais rápido possível do pré-infarto que sofreu.


Não teve nenhuma participação
Recebo a informação que a doação feita pelo governo goiano para as vítimas da cheia do rio Acre foi institucional e não teve nenhuma interferência do ex-deputado federal Márcio Bittar e muito menos do deputado federal Werles Rocha, que apareceram posando com sacolões para fazer política e assumindo a paternidade de um filho que não lhes pertence. Pensaram que o fato não seria descoberto?.


Greve eterna
É errado se publicar que os professores e funcionários da prefeitura de Manuel Urbano entraram em greve. Greve de verdade está desde que assumiu o prefeito Ale, que não disse até aqui a que veio e se deixar o cargo hoje com certeza nem será notado.


Avisando bem antes
O vereador Romário Tavares (PSDB) esqueça ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul pelo PSDB. O futuro presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, tem deixado nas entrelinhas que buscará uma candidatura de consenso na oposição. E isso o Romário será difícil de alcançar. Por isso, se quer disputar a prefeitura, procure outro partido. É um aviso antecipado e em cima de boas fontes.


Modêlo perverso, mas legal
Atacar o governador Tião Viana em artigo porque recebeu doações para as suas campanhas via o PT através de empresas, não faz o mínimo sentido. Primeiro que, no atual contexto, desde que se declare, é legal. Gladson Cameli, Márcio Bittar, Tião Bocalon, que são oposição, também receberam doações de empresas. É um debate que não cabe. É um modelo perverso, concordo, mas é legal. Por isso me alio aos que defendem que as empresas não continuem a financiar as campanhas políticas. Mas enquanto não vier uma proibição, não há de se falar em ilegalidade.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.