Menu

Eletrobrás do Acre lidera ranking de reclamações no Procon em 2014

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

20150316141639


Ontem, 15 de março, foi comemorado o Dia Nacional do Consumidor e para manter o acreano informado, o Procon – Acre divulgou o ranking das 10 empresas com maior número de reclamações na capital no ano passado (2014). A lista foi anunciada em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no auditório da Organização Central de Atendimento (OCA).

Publicidade

Quem lidera o topo da lista, pelo terceiro ano consecutivo, é a Eletrobrás Distribuição Acre. No ano passado, foram formalizadas 162 reclamações contra a empresa, a maior queixa do consumidor foi com relação ao aumento súbito na fatura de energia que, em geral, está relacionado a problemas na leitura do consumo mensal, segundo informou Francisca Brito, Chefe da Divisão de Fiscalização.


Francisca Brito destacou ainda que desse total,145 consumidores tiveram suas reclamações resolvidas e outras 17 não atendidos pela empresa.


Em Segundo lugar, com 114 reclamações, ficou o Banco Cruzeiro do Sul, seguido pelo BMG com 60 reclamações (ambas financeiras), a maior incidência foi pela dificuldade em obter cópias de contrato e saldo devedor.


Em quarto lugar, aparece a empresa Neon Eletro, seguida pela Lojas Romera LTDA, ambas com 45 reclamações (cada). Em sexto lugar aparece a anunciante Akatus Meios de Pagamento S.A com 35 reclamações, BV Financeira (34); SBT (28); Banco PAN (28); City Lar (27).


Confira o quadro com as demais empresas que encabeçam o Cadastro Estadual de Reclamações efetivadas junto ao Procon – Acre.


1 2 3 4


Consumidor acreano não tem costume de formalizar reclamações

O chefe de Divisão de Reclamações do Procon – Acre, Itaro Souza de Castro, relata que após a divulgação do ranking é comum a estranheza em muitos, devido ao fato de empresas de porte nacional, como, por exemplo, as de telefonia e internet aparecem com índices de reclamações insignificantes, mas ele explica que o fato se dá devido a não formalização de reclamações junto ao órgão.


“As pessoas costumam reclamar e expor sua revolta com os amigos, parentes ou até mesmo nas redes sociais, mas não buscam reclamar junto ao órgão competente, no caso, o Procon. Estamos pronto para agir como facilitador para defender os direitos dos consumidores, mas para isso é necessário que busquem formalizar o registro dessas reclamações para que possamos agir”, destaca.


​Em 2014, Procon realizou quase 20 mil atendimentos na capital​

​De acordo com dados divulgadas pelo Procon Acre foram contabilizadas na capital, em 2014, um total de 19.732 atendimentos. A maioria deles (6.636) foi para consultas simples, onde consumidores buscavam esclarecer dúvidas ou pedir orientações.


Outros 4.913 atendimentos culminaram com a intervenção dos agentes do Procon, que atuam como intermediador entre empresa x consumidor – via contato telefônico – para solução rápida de conflitos. Esse processo é considerado a primeira etapa do atendimento ofertado ao consumidor.

Publicidade

Quando não são resolvidos os conflitos no primeiro contato é dado inicio a segunda etapa do atendimento, que consiste no registro por escrito (citação), por meio da Carta de Informação Preliminar, a CIP, que fechou o ano com 4.129 ocorrências.


A terceira etapa e mais rigorosa do atendimento são as Aberturas de Reclamações, procedimento administrativo, que requer medidas mais enérgicas diante do não cumprimento de acordos ou conflitos por parte da empresa com clientes, que totalizou 4.913 registros. Foram registrados ainda 1.874 atendimentos envolvendo cálculos, fiscalização, encaminhamento para Juizados, Ministério Público e outros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido