Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nível do rio Acre continua diminuindo na capital acreana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

[doptg id=”42″]


O nível do rio Acre, na capital Rio Branco, tem baixado em média, entre um e dois centímetros a cada três horas. Na medição realizada às 15 horas desta sexta-feira, 06, a cota apresentada foi de 17,79 metros, informou a Defesa Civil Estadual. Houve decréscimo de um centímetro em relação à medição realizada às 12 horas.

Anúncios


Os dados apresentados apontam alta anormal de quase quatro metros. Ainda em relatório encaminhado aoac24horas, mais de 2.600 famílias seguem desabrigadas pelas águas do maior manancial que corta a cidade-sede administrativa do estado do Acre.


Quase 10 mil pessoas seguem desalojadas pela cheia, informou a prefeitura da cidade, que já a considerada como a maior enchente dos últimos 132 anos. O nível chegou a atingir a menos de dois dias, 18,80 metros. O acompanhamento era feito de hora em hora, por equipes do Corpo de Bombeiros Militar.


Na região do Alto Acre, apenas a cidade de Xapuri não teve a aferição realizada. Nas demais cidades da alta bacia, Brasiléia e Epitaciolancia, o rio Acre marcava, às 15 horas, 7,75 metros. Nos municípios, a cota de transbordo é atingida quando o nível se iguala ou ultrapassa os 13,40 metros, fato que aconteceu na semana passado, quando cerca de 90% da cidade ficou debaixo d’água.


Os municípios estão em situação de calamidade social, já reconhecida pela União. Nas últimas horas o nível do manancial tem subido consideravelmente em pouco tempo. Foram quase cinco metros em menos de 30 horas, o que pode ocasionar uma nova enchente na região dos municípios fronteiriços do Acre, colocando em xeque, simultaneamente, as ações de limpeza e readequação, realizadas atualmente nas cidades.


No município de Assis Brasil, região mais próximas da nascente do rio Acre, a situação tem se complicada cada vez mais, com o passar das horas. O nível está se aproximando cada vez mais da cota de transbordo, taxada em 11,30 metros. Na medição das 15 horas, a Defesa Civil apurou cota de 9,73 meros em situação de vazante, quanto comparado com o nível do manhã, que era relativamente maior.


Em Tarauacá, o nível continua baixando. A medição das 15h apresentou cota de 7,43 metros, cerca de dois metros abaixo no nível de transbordo, que é de 9,50 metros. A cidde já sofre seis vezes com a alta do rio Tarauacá, que banha a cidade. Até a última semana, mais de 30 mil pessoas já haviam sido prejudicadas com o aumento no nível do manancial.


Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, um dos maiores da região acreana, apresentou estabilidade nesta sexta-feira, 06, e marcava, às 15 horas, nível de 12,26 metros, 74 centímetros abaixo da media de transbordo do município. Com a relativa cota, diversos bairros já estão sendo atingidos pela alta na cota do manancial.


Na cidade de Sena Madureira, o rio Iaco tem apresentado vazante nas últimas horas. No município, 96 famílias estão desabrigadas. Ainda segundo o poder público, 412 famílias estão sendo assistidas diretamente pela prefeitura. A medição das 15 horas apresentou cota de 16,10 metros, ou seja, 1,10 metros acima da cota de transbordo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido