Menu

Decretada emergência em Porto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (3)Se em Rio Branco a situação é de um certo alívio com a baixa do nível das águas do rio Acre, em Porto Acre, o manancial subiu 35 centímetros nas últimas 24 horas e já desabriga famílias do centro histórico e da zona rural do município. O prefeito Carlinhos Portela assinou decreto de emergência no final da tarde de ontem (5).


O decreto considerou a situação de anormalidade na região e a incapacidade do município de arcar sozinho com a magnitude da maior enchente da história do Acre. O rio está subindo em média 1,6 cm por hora. Prédios públicos já foram atingidos. A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsa) removeu os moveis e equipamentos para outra localidade e nem a sede da Prefeitura escapa da fúria do rio.

Publicidade

“Nosso sentimento é de integrar as forças, desde sábado colocamos a estrutura da Prefeitura a disposição, na medida do possível fomos atendendo. Até o presente momento nossa equipe tem conseguido enfrentar esta situação, agora com o apoio do Estado e das lideranças do Município fica melhor para lidarmos com essa situação”, ressaltou o Prefeito Carlinhos Portela.


Mais abrigos tiveram que ser preparado para receber as famílias que chegam a todo o momento. De acordo com os dados da Defesa Civil até o meio dia 35 famílias ocupavam os seis abrigos existentes na cidade. Na zona rural mais de 500 famílias já foram afetadas pela cheia.


“Famílias perderam toda a produção. A situação é muito triste”, concluiu o prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido