Menu

INSS: Pagamento de mais de 44 mil será adiantado no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (1)


O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, assinou na tarde desta quinta-feira, 05, uma portaria que vai garantir a antecipação do pagamento de um benefício da Previdência Social para os aposentados e pensionistas de Rio Branco e Brasiléia vítimas da cheia do Rio Acre. Participaram do ato de assinatura no Palácio do Planalto, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, o Vice-presidente do Senado, senador Jorge Viana, e os deputados federais Raimundo Angelim (PT-AC), Sibá Machado (PT-AC) e Léo de Brito (PT-AC).

Publicidade

A portaria será publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira e o interessado precisa preencher formulário de requisição na agência do INSS para receber o benefício. O valor antecipado será cobrado em 36 meses sem juros, sendo que a primeira parcela deverá ser paga apenas no terceiro mês a partir do recebimento.


A medida representa a possibilidade de liberação de 37 milhões de reais na economia acreana. São 41 mil beneficiários em Rio Branco e 3.500 em Brasiléia, da zona urbana e rural. Todos os beneficiados poderão ser contemplados, exceto aqueles que recebem benefícios temporários, como o auxílio-doença, por exemplo.


“Marcamos uma visita para a cidade de Rio Branco para checar as condições das agências. Caso não haja estrutura para atendimento dessas famílias, vamos deslocar uma equipe até as áreas atingidas para ficar à disposição das pessoas”, declarou o ministro Gabas.


O senador Jorge Viana agradeceu em nome da bancada todo o apoio feito até agora pelo governo da presidente Dilma. “Nós da bancada federal temos que cumprir esse papel. Fico agradecido à presidente Dilma por estar tomando uma iniciativa como esta, que é da maior importância. São recursos que vão estar à disposição das vítimas da cheia para fazer frente a um drama que estamos vivendo. O governador Tião Viana tem feito tudo o que pode, ao lado do prefeito Marcus Alexandre. É uma situação de cortar o coração”, declarou.


O Rio Acre seguiu apresentando vazante nesta quinta-feira e, caso não ocorra um repiquete, a expectativa é pelo retorno das famílias para suas casas, etapa que, segundo Jorge Viana, exigirá mais esforço e união por parte dos representantes acreanos.


“Começa agora uma parte complicada, que é a da volta pra casa e reconstrução das cidades. Os prejuízos ainda são incalculáveis. Por isso estamos buscando todo e qualquer apoio junto ao governo federal, que está fazendo uma contribuição muito importante para diminuir o sofrimento da população”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido