Menu

Enquanto Gladson faz pose para selfies, Jorge trabalha, comenta Moreira Jorge

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Enquanto o senador Gladson Cameli (PP) fazia pose para fotos na visita do Ministro Ochi da Integração e o senador Sérgio Petecão (PSD) dava alguns galões de água aos desabrigados, o senador Jorge Viana (PT) foi  pragmático. Foi á presidente Dilma e conseguiu que o ministro Ochi volte ao Acre e trate da liberação de 30 milhões de reais ao governo e ás prefeituras.


Casas populares
E conseguiu ainda que a própria Dilma determinasse à presidência da Caixa Econômica Federal a agilização para a liberação de verbas para a construção de casas populares aos desabrigados.


Tudo documentado
Como o encontro com a Dilma e o chefe da Casa Civil, Aloisio Mercadante, foi documentado, não deixou brecha ao Gladson e ao Petecão para querer paternidade na liberação das verbas.


Virou estrela?
Há muito não se recebe da assessora de Comunicação, Andrea Forneck, a agenda do prefeito Marcus Alexandre.  Nem celular atende. Virou estrela?. O cargo é passageiro, minha cara!.


Mostrar o que está fazendo
Seria importante que a população ficasse sabendo o que o prefeito Marcus Alexandre está fazendo diariamente, para as informações não ficarem restritas apenas às surradas coletivas.


Convidada a sair
A vereadora Matilde (PSDB-Feijó) será convidada a deixar o PSDB, assim que o deputado federal Werles Rocha (PSDB) assumir a presidência. Motivo: apoiou Tião Viana no segundo turno.


Sem legenda
Se não sair, ou será expulsa do PSDB ou poderá ficar sem legenda para disputar a reeleição. O mesmo tratamento terá o vereador Rabelo Goes (PSDB), cuja mulher apoiou o Tião Viana.


Debate inócuo
Este debate sobre a liberação do pagamento do ICMS para os empresários que tiveram seus estabelecimentos alagados em Brasiléia, em 2014, é inócuo, ficou provado que foi cumprido.


Saiu de crista baixa
O historiador Marcus Vinicius foi tirar sarro num artigo com o El brujo Davi Friale, ironizando suas previsões, e saiu de crista abaixo. A mega enchente prevista pelo Friale está acontecendo.


Rindo
Friale anda rindo do Marcus Vinicius, que como bom historiador deveria ficar restrito à área que domina e não entrar por seara que não conhece para agradar o governo.


Prazo prorrogado
A executiva nacional do PSDB prorrogou os prazos de permanência das direções regionais. As trocas eram para ocorrer em abril. Márcio Bittar continuará mais um tempo na presidência.


Candidatura única
Para prefeito de Rio Branco o PSDB, segundo o deputado federal Werles Rocha, vai defender que os partidos de oposição lancem só um candidato, para evitar a pulverização de votos.


Mas, não é imbatível
Na opinião de Rocha, o prefeito Marcus Alexandre é um candidato forte, mas não é imbatível. Acha que a crise econômica nas prefeituras o impedirá de atender todas as demandas.


 Nomes em discussão
A escolha do vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre para o próximo ano já é discutida internamente e um dos pontos é que a chapa tenha um vice do PT, e não mais do PCdoB.


Nomes em pauta
O PT trabalha com dois nomes para vice de Marcus Alexandre: o militante petista André Kamai e o vereador Gabriel Forneck (PT). Uma chapa puro-sangue é uma cartada política perigosa.


Não é bom momento
O problema não são os nomes em discussão, mas o PT não atravessar bom momento político.


Bom dia, prefeito!
As águas da rua 10 de Junho e os seus moradores querem conhecer a cor das suas botas, prefeito Marcus Alexandre. Só UEM apareceu por aqui foi o vereador Gabriel Forneck.


Único a dar as caras
Centenas de famílias foram desabrigadas pela cheia do igarapé São Francisco. O único político a dar as caras pela rua 10 de Junho, a mais atingida, foi o vereador Gabriel Forneck (PT).


Na campanha é lotado
Na campanha para vereador fica lotado de candidato, finda a eleição desaparecem, por isso deve ser registrada a iniciativa do Gabriel Forneck, que talvez nem votos ele teve nesta área.


Sem nome forte
O FPA não tem um nome forte para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. É uma avaliação feita por capas pretas do PT, a preocupação agora é procurar urgente um nome simpático.


Não decolou
A baixa votação do professor Marcelo Siqueira (PT) para deputado estadual o tirou do páreo.


 Não existe um planejamento
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, precisa ser mais organizado, ter uma equipe competente para gerir o pós-alagação. Há muitas reclamações sobre a desorganização.


Cantiga para boi dormir
O prefeito de Brasiléia, André Hassem (PSDB), tem dito a assessores do PT que, em 2018, apoiará Marcus Alexandre ao governo. Acreditar nas promessas do André é crer que vai nevar no Acre.


Volta em 2018
A ex-deputada Antonia Sales (PMDB), que errou em cair no canto da sereia de ser vice de Márcio Bittar (PSDB), voltará a disputar uma vaga na Assembléia Legislativa em 2018.


Sem politicagem
Goste ou não se goste de ambos, deixando a politicagem de lado, o prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana têm feito um atendimento planejado e muito bom na alagação.


Um indicador
Tanto é assim que raras são as reclamações no atendimento às famílias, o que ainda se ouve é que gostariam de sair dos abrigos para casas na Cidade do Povo, acabando de vez este sufoco.


Fora da disputa
Aliado do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) me garantiu ontem que, ele não será candidato à PMRB no próximo ano e que, vai se preparar para disputar o Senado em 2018.


Apostando no desgaste
Segundo esta fonte, na avaliação dos tucanos, uma das duas vagas para o Senado em 2018 ficará com a oposição e que o senador Sérgio Petecão (PSD) não está mais em alta popular.


Um dos poucos
O secretário Nepomuceno Carioca é um dos raros integrantes do primeiro escalão do governo que tem a sensibilidade política, a maioria esmagadora pensa que foi nomeado rei ou rainha.


Reforma política
Tudo está a indicar que desta vez acontecerá a Reforma Política, com o fim das coligações proporcionais e fixando que para cargos proporcionais se elegerão os mais votados.


Pressão popular
A pressão popular levou o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, a voltar atrás na sua medida imoral de conceder passagens aéreas para mulheres dos deputados federais.


Piada maldosa
Piada que corria ontem nas redes sociais: “nomearam para ser secretário de Saúde o Procurador Armando Melo e até hoje está procurando onde fica a Secretaria de Saúde”.


Não como funcionar
Foi uma medida sensata estender o ponto facultativo até a próxima sexta-feira, com a maior parte da cidade debaixo de água não há nem como fazer funcionar as repartições.


Dilma na parede
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), colocou a presidente Dilma na parede. Devolveu a MP que desonerava a folha de pagamento, num ato de força do Legislativo.


Mato sem cachorro
Dilma vai ficando num mato sem cachorro. O ex-presidente Collor, outro aliado, defendeu a devolução das MPs que tiram direitos dos trabalhadores, também batendo de frente.


Era previsível
Era mais que previsível que o Senado e a Câmara Federal não avalizariam as medidas antipáticas da Dilma, porque um político vive essencialmente da opinião pública.


Hora de solidariedade
Nunca o Acre teve uma alagação em tais proporções em Brasiléia e Rio Branco. É hora então de algumas figurinhas inexpressivas da oposição pararem de oportunismo, com críticas sem o mínimo fundamento. Nada é mais idiota, imbecil até, se atacar o governo e a prefeitura pelas redes sociais, dizendo que não se prepararam para esta cheia, sem estes críticos não terem dado qualquer contribuição às famílias que passam pelo drama. É hora de solidariedade, não de politicagem. Política é para o ano eleitoral.


 As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com
 

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.