Menu

Rio Madeira deve baixar dois metros por causa de hidrelétrica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a elevação histórica do nível do rio Acre que afeta mais 70 mil pessoas na capital, aumenta também o medo do isolamento por meio da BR 364, que liga Acre-Rondônia-Brasil. Nos últimos dias, informações especulativas dão conta que as águas do rio Madeira estariam inundando a pista na região do Abunã e Nova Mutum, inclusive utilizando-se de fotos da cheia histórica do ano passado.


Para levar uma informação segura aos nossos leitores, a reportagem do ac24horas entrou em contato – por telefone – com o coordenador da Defesa Civil de Porto Velho, Coronel Pimentel, que desmentiu a informação e apresentou um panorama real da situação para as próximas 48 horas.

Publicidade

“Não procede. São informações falsas com objetivo de causar pânico na população. A situação do Madeira, na região do Abunã, está sob controle. Não há, pelos próximos dias, nenhuma possibilidade das águas invadirem a BR 364. Ao contrário do que estão divulgando falsamente, a expectativa é que nas próximas 48 horas, o nível do rio, na entrada do Abunã e região da Nova Mutum, ocorra uma vazante de pelo menos dois metros, o que dará um alívio não só para a população que vive nesse entorno, mas também para os acrianos que temem o isolamento”.


O motivo da previsão de vazante do rio Abunã, se dá em virtude duma determinação da Agência Reguladora de Águas (ANA), que estabeleceu o rebaixamento da cota para o funcionamento da Usina Hidroelétrica de Jirau.


“A operadora nacional do sistema determinou o rebaixamento da cota máxima de operação para o nível 87. Isso, fará com que ocorra um aumento da vazão das águas”.


O coordenador da Defesa Civil explicou quais os impactos a medida trará no monitoramento do nível do rio Madeira ao longo da 364. “A expectativa, após a medida, é que nas próximas 48 horas teremos um distanciamento das águas de 1,20 metro nesses trechos considerados alagadiços”.


Ele ressalta ainda que a medida alivia a situação dos que residem na região do Alto Abunã e Nova Mutum, porém acarretará preocupação na região urbana de Porto Velho e baixo Abunã, que receberá o volume dessas águas.


“Agora, nossa maior preocupação está na área central de Porto Velho e baixo Abunã, que deverá receber esse volume de água, o que nós coloca cada vez mais perto da cota de transbordamento (16,80 metros), falta pouco menos de 10 centímetros para que isso ocorra. Aí, então, estaremos duma difícil situação”, concluiu o coronel.


MEDIÇÃO DO RIO MADEIRA


Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio Madeira, em Porto Velho, registra na manhã desta segunda-feira, 02, exatos 16,42 metros (medição das 10h). Na entrada do Abunã, o rio marca 21,82 metros (medição das 10h30). No entorno da Usina Hidrelétrica do Jirau, o manancial marca 17,45 metros (medição das 07h).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido