Menu

Defesa Civil passa a monitorar rio Acre de hora em hora na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (5)


A Defesa Civil de Rio Branco reduziu de três horas para 1 hora o tempo de monitoramento do Rio Acre. O acompanhamento hora a hora se faz necessário, diz a Defesa Civil, por conta da intensificação da subida do nível do Rio Acre e seus afluentes. Depois da forte chuva deste sábado, 28, o Riozinho do Rôla, principal tributário do Rio Acre, elevou-se em 25 centímetros entre 6h e 15h. Nas cabeceiras, o Rio Acre segue baixando fortemente – e essa água está chegando a Rio Branco, provocando sua elevação.

Publicidade

A previsão é que o rio siga subindo nos próximos dias, alcançando níveis jamais registrados desde que começaram as medições, em 1970. Neste domingo, 1 de março, o Rio Acre deve chegar a 17,54 metros, segundo prevê a Defesa Civil. “Estamos com todos os instrumentos disponíveis para fazer o acompanhamento do rio e atualizar os dados a cada hora”, confirmou o tenente-coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco.


Entre os instrumentos disponíveis, Rio Branco dispõe de cinco pluviômetros em áreas de risco, instalados através do programa Pluviômetros nas Comunidades, conduzido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência e Tecnologia.


No ano passado, o CEMADEN capacitou lideranças comunitárias, coordenadores de regionais da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social (SEMACS) e técnicos da Defesa Civil do Estado e do Município para atuarem no projeto. Rio Branco dispõe de informações regulares das medições do Rio Acre e seus afluentes em vários pontos ao longo dessa bacia hidrográfica, dados que se somam às previsões meteorológicas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e outras agências de pesquisa do clima. De posse dessas informações, o monitoramento de hora em hora do comportamento do clima e Rio Acre amplia a qualidade do atendimento à população quando for necessário.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido