Menu

O xeque-mate do deputado federal Leonardo Brito, do PT

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nota dez para o deputado federal Léo Brito (PT) por abrir mão de passagens pagas pela Câmara Federal para a sua mulher. E deu um xeque-mate nos demais parlamentares federais da bancada acreana. Raimundo Angelim, Alan Rick, Flaviano Melo, Sibá Machado, Werles Rocha, César Messias ou seguem o bom exemplo do Léo ou dão aval à esta medida imoral.


Sempre certinhos
Estamos esperando as posições, principalmente, dos deputados federais Werles Rocha (PSDB), sempre apontando o dedo para as feridas e dos todos certinhos Raimundo Angelim (PT) e Alan Rick (PRB).


É uma canalhice pública
O termo é chulo, mas não existe outro melhor para classificar esta medida da Câmara Federal de que as passagens das mulheres dos deputados federais serão pagas pelo Legislativo.


E nada mais do que isso
As mulheres dos deputados federais não foram eleitas pelo voto público para ter o benefício. São esposas como outras, por isso não se justifica serem bancadas por recursos públicos.


Com que moral?
Caso não façam o que fez o deputado federal Léo Brito (PT), com que moral vão criticar, denunciar ou defenderem nos seus mandatos medidas moralizadoras? Com que moral?.


Cota quenga, ou para os bofes
A cota de passagem é para o exercício parlamentar, para que se desloque às suas bases políticas, não para as mulheres. Só falta agora criarem a cota de passagem para as quengas.


Temor do desgaste
No Senado, o presidente Renam Calheiros (PMDB) não adotará a medida da Câmara federal.


É uma figura terrível
Em qualquer governo, a figura mais terrível e nefasta é a do puxa-saco, o popular “dedo de veludo”, aquele que fica orbitando em torno do governador fofocando. Coitado!. Pensa que com isso ganhará lugar de respeito. Além de não ajudar o governador (não é com bajulação que se ajuda) faz é atrapalhar o governo. Ajuda muito mais quem faz críticas independentes e quando é para elogiar elogia. Não conheci um governador que respeitasse este tipo de gente.


Paraíso do exílio
Brasília vem se transformando no lugar aonde os Dilmistas, os que não têm mais mandatos vão se exilar. Lá estão Anibal Diniz, Binho Marques e Perpétua Almeida, nas bocas dos ministérios


A indignação é grande
Ontem, fui parado seis vezes no supermercado, por pessoas detonando a presidente Dilma pelas suas medidas de arrocho, que prejudicam a população. E todas maldizendo o PT.


A cor da chita está desbotada
Estou falando com mais de um ano da eleição para a prefeitura da Capital, mesmo a oposição desarticulada e sendo um bando, ainda assim o PT enfrentará a sua eleição mais dura para a PMRB. O conjunto de queixas e de reclamações de aliados é uma simbiose muito perigosa.


Bola de neve
A economia não se recupera da noite para o dia. O EUA levou mais de seis anos para sua recuperação. E as medidas impopulares da Dilma terão reflexo negativo nos candidatos do PT.


Chupa mais esta
A partir de amanhã a energia no Acre terá um reajuste de 21%. Por enquanto.


Pesou positivamente
Os reflexos da alagação só não têm sido mais danosos na Capital porque o prefeito Marcus Alexandre tinha todo um planejamento pronto. Assim é que faz um administrador moderno.


Terra arrasada
Quem pegar as prefeituras de Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil e Epitaciolândia, depois destes problemas com a alagação, pegará todas quebradas, com dívidas e sem ter como pagar.


Fora de cogitação
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) coloca como “fora de cogitação disputar a prefeitura de Rio Branco no próximo ano, quer estruturar o partido e disputar o Senado em 2018.


Casa de Noca
Rocha vai pegar o PSDB como uma Casa de Noca, onde todos mandam e ninguém obedece. Na eleição passada o PSDB foi um mercado persa, seus prefeitos apoiaram os adversários.


<<< Lembra o Múcio? Gladson murista
O senador Gladson Cameli (PP) me lembra aquele personagem do antigo programa do Jô Soares, “Viva o Gordo”, o Múcio, que vivia sempre em cima do muro, para não se desgastar.


Patrulhar para não cair no ridículo
O senador Gladson Cameli (PP) diz através de sua assessoria que o ministro Ochi, da Integração, assumiu compromisso com ele de liberar recursos para a construção de casas em Brasiléia e Epitaciolândia. Menos, menos, para não cair no ridículo! Se estes propalados recursos vierem (do que duvido), não será por sua exclusiva intercessão, e o executor da obra será o governo e não o seu gabinete.


Tinham mais consistência
Quando se vê a atual bancada da oposição na Aleac, meramente cumprindo tabela, se chega à conclusão que seus integrantes estão muito longe de um Werles Rocha e de um Luiz Calixto.


O fantasma do Magalhães
O secretário Edvaldo Magalhães marcou ponto ao tirar do papel e se tornar realidade o projeto do Complexo de Piscicultura, mas não conseguiu instalar um carro de pipoca na ZPE.


Elefante branco
Por não ter feito um planejamento estratégico, a ZPE é hoje um elefante branco abandonado.


No purgatório
É onde se encontra hoje o ex-deputado estadual Geraldo Pereira (PT), pagando pena por ter trombado com a cúpula petista na eleição da presidência da Aleac e para a presidência PT.


Maldades dos companheiros
Mesmo sendo extremamente competente, foi rifado e não conseguiu pegar nenhum cargo.


Turma do balão mágico
Foi me informado que a secretaria de Turismo, Raquel Moreira, é fissurada pelo conjunto infantil da década de 80, “Balão Mágico”. Daí querer promover um campeonato de balão.


Texto capenga
A secretária de Turismo, Rachel Moreira, manda e-mail explicando que o mundial de balonismo será em 2017 e que está apenas se antecipando ao colocar o Acre como candidato. Fica o registro. Só que nada disso que está sendo explicado agora estava no texto oficial capenga publicado, dava a impressão que seria agora. Não fiz ainda curso de tarô ou de búzios para adivinhar o ano.


Deu uma quebrada
Os problemas da alagação só não estão sendo piores na Capital porque o governador Tião Viana alojou muitas famílias que estavam em áreas hoje inundadas, na Cidade do Povo.


O filho é meu
Quem coisa mais provinciana a briga dos parlamentares federais do Acre para ver que tirava mais fotos com o ministro da Integração, Gilberto Ochi. Convenhamos, Sucupira é aqui!


Era só retórica
Lembram-se da frase do ex-governador Binho Marques: “O Acre é o melhor lugar do Brasil para se viver”? A recíproca não foi verdadeira, Binho mora hoje em Brasília, mal aparece aqui.


Não se fazem respeitar
Tenho ouvido queixas diárias, ranger de dentes e choro de empresários da comunicação de que não são tratados como aliados pelo governo. Não me compadeci. Acho é graça. Fazem por onde. Como diz o velho ditado: quem muito se abaixa, o fundo aparece. Não se fazem respeitar e querem ser respeitados?.


Não custa tentar
Um amigo dirigente de um partido nanico me fez ontem a seguinte pergunta: “Luiz Carlos, será que eu pedindo ao Pastor Agustinho ele me consegue uma secretaria ou mesmo uma diretoria no governo?”. Minha resposta: “não custa nada tentar, em se tratando do Pastor Agustinho tudo é possível”.


Ao velho estilo
O ex-deputado Edvaldo Sousa voltou ao velho estilo no seu programa na TV-GAZETA, fazendo um jornalismo independente como deve ser feito. Edvaldo foi um parlamentar propositivo na Assembléia Legislativa, com projetos e indicações. Não se reelegeu porque os aliados montaram uma força-tarefa para lhe derrubar e compraram a peso de ouro os seus votos na periferia. Onde tinha um eleitor seu conhecido, a grana cantava. Não tinha como se reeleger contra este esquema. Perdeu o Legislativo, mas ganhou a imprensa com a sua volta.


Pior não poderia ficar
O Aécio Neves não era uma boa bisca, como se diz no popular. Se o fosse tinha ganhado a eleição em Minas Gerais, Estado que governou por muitos anos. A sua cara era de inconfiável. Mas, pior do que a presidente Dilma está fazendo não conseguiria fazer, no mínimo empataria. Com as suas maldades simplesmente foi para o fundo do poço no segundo mandato e levou os brasileiros. Hoje tem novo aumento do preço da gasolina, amanhã sobe a energia elétrica, aumentou os impostos das folhas de pagamentos dos empresários e sem falar no outro pacote de maldades contra a classe trabalhadora que se encontra para votação no Congresso.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.