Menu

“É de partir o coração”, diz ministro em visita ao Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

IMG_5941


O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, desembarcou na capital acreana na manhã desta sexta-feira,27, acompanhado de técnicos dos Ministério da Defesa, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, Saúde e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa  Civil (Sedec) do Ministério da Integração. Gilberto Occhi veio com a missão de inspecionar os estragos causados pelas enchentes e debater com autoridade locais as primeiras medidas de assistência às vítimas.

Publicidade

Ao desembarcar na capital, a equipe ministerial voou juntamente com as autoridades estaduais e municipais para cidade de Xapuri, de lá seguiram de carro para as cidades Brasiléia e Assis Brasil, onde puderam percorrer os trechos mais críticos causados pela cheia histórica.


De volta à capital, o ministro concedeu coletiva de imprensa ainda no hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas do Governo Estadual (Ciopaer), no Aeroporto de Rio Branco. Demonstrando sensibilidade frente à situação de calamidade vivida pelo povo do Acre, Gilberto Occhi anunciou que – junto com sua equipe – chegou à capital 2,5 toneladas de medicamentos enviadas pelo Ministério da Saúde e 17 mil kits serão enviados em caráter de urgência para atender a capital e demais cidades atingidas pela cheia. Cada Kit será composto de colchões, material de limpeza e higiene pessoal) e ainda um reforço de alimentos aos desabrigados.


Segundo Occhi, o Ministério da Integração destaca que a ajuda humanitária aos desabrigados está dentro dum orçamento inicial de R$ 3 milhões, que inclui ainda apoio para custeio de aluguel social aos desabrigados sem condições de regresso à suas casas.


Na oportunidade, o ministro informou que neste domingo, 01 de março, técnicos da Defesa Civil serão deslocados para o Acre, a fim de produzirem um relatório detalhado de identificação quanto ao número de famílias que tiveram suas casas destruídas ou não, a proposta é realizar um cadastro reconstrução ou concessão de imóveis construídos pelo Programa do Governo Federal, o Minha Casa Minha Vida.


Ao falar do que presenciou nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, o ministro se mostrou tocado e prometeu total apoio em parceria com o Governo do Estado e municípios.


“O que vi hoje é de partir o coração, já havia presenciado tragédias semelhantes nas cidades de Pernambuco e Alagoas e dá mesma forma como fomos solidários com eles, seremos também como o povo do Acre. A ajuda não vai vir, ela já veio e pelos próximos dias continuará chegando até que o poder público local possa minimizar o sofrimento dessas famílias”, destacou Occhi.


Ao concluir, o ministro elogiou os esforços e a união da Bancada Federal do Acre. “Quero agradecer e reconhecer a parceria da Bancada Federal, pelo papel importante e agilidade que possibilitou com que a ajuda chegasse o mais breve possível. Os primeiros socorros e atenção já foram prestados pelo Governo do Estado, agora o Ministério da Integração prestará o apoio necessário para continuidade e assistência as milhares de famílias atingidas”, que informou ainda:


“A médio e longo prazo estaremos debatendo propostas para orçar investimentos de recuperação. O Governador Sebatião Viana já me antecipou uma preocupação quanto aos empresários que novamente sofreram grandes prejuízos. Estaremos dialogando com os bancos federais (Caixa, Banco do Brasil e Basa) para abrir uma carência àqueles que possuem linha de crédito em andamento, financiamento e empréstimos. Acredito que – a exemplo de outros momentos – será concedido ao empresários, lojistas e comerciantes medidas que irão diminuir os prejuízos causados por esse desastre natural”, encerrou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido