Menu

Zen conseguiu desmontar a oposição na Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Este santo quer reza
O senador Gladson Cameli (PP) dá toda a pinta que será mesmo candidato ao governo em 2018. Esta conversando com todos os suplentes de deputado estadual que tiveram mais de mil votos na última eleição, para a formação de uma ampla aliança para sustentar o seu projeto em 2018, e tentar ganhar a eleição para prefeito na Capital, em 2016, que lhe daria uma base.


Cosme e Damião
Falando no senador Gladson Cameli (PP), ele fez as pazes com o primo e deputado federal César Messias (PSB) e viraram uma espécie de Cosme e Damião, tramam politicamente juntos.

Publicidade

Cameli é cameli
Um amigo da imprensa me perguntou ontem se ambos poderão ser aliados em 2018. A minha resposta foi curta e grossa: “em se tratando dos Camelis, você pode esperar tudo na política”.


Fácil solução
O senador Sérgio Petecão (PSD) anda trocando farpas com o deputado federal Werles Rocha (PSDB) para saber quem é mais oposição. Fácil solução: o deputado Rocha é mais autêntico.


Barra da saia
Sérgio Petecão (PSD) vive em Brasília na saia da Dilma, a quem apóia integralmente e só é oposição no Acre. Wherles Rocha (PSDB) é oposição no Acre e oposição à presidente Dilma.


Prévia de 2018
É uma prévia para 2018. Sérgio Petecão vai querer disputar a reeleição para o Senado e Wherles Rocha também é candidato ao Senado, com bem menos desgaste popular que o Petecão.


Para dizer amém
O deputado Jenilson Leite (PCdoB) foi eleito ontem presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Aleac. Será figura decorativa. Sua função será dizer amém aos projetos do governo.


Que conversa é esta?
O governador Tião Viana não tem porque se reunir com prefeitos dos municípios alagados, porque seria uma mera liturgia, tem é que levar o atendimento direto às famílias atingidas.


Protesto tolo
Então sem esta destes prefeitos ficarem posando de maiores abandonados, têm é que se organizar para terem acesso aos recursos federais, o que depende deles e não do governo.


Trem da alegria
Quando todos pensavam que o novo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, daria um exemplo de moralidade, eis que surge aumentando regalias verbas dos deputados federais.


Palavra de político
É por isso que não existe nada mais desmoralizado no Brasil do que a classe política.


Impeachment é golpe
A presidente Dilma conseguiu neste início de mandato ser um desastre total, fazendo tudo que prometeu na campanha que não faria. Mas, impeachment é golpe, estamos numa democracia.

Publicidade

Protestar sim
Mas, em relação aos protestos dos caminhoneiros, aos marcados para o dia 15 de março em todo Brasil, devem merecer apoio, porque se não ocorrer nada, a Dilma continua arrochando.


Nada mais jocoso
Falando em política, nada mais jocoso que parlamentares da oposição acreana, apoiar o governo Dilma em Brasília, e aqui, posarem de serem contra o PT. É muita cara de pau!.


Não é atribuição
O Sindicalismo é livre. Alguém precisa dizer ao deputado Raimundinho da Saúde (PTN) que não é atribuição do Legislativo criar normas para a elaboração de estatutos de entidades sindicais.


Quer manipular
Na verdade o deputado Raimundinho (PTN) quer colocar uma chapa para disputar a eleição do SINTESAC, não está conseguindo e quer mudar o estatuto. Não o papel de um parlamentar.


Nesta estava fundamentada
A deputada Eliane Sinhazique  (PMDB) denunciou ontem o descaso do TFD com uma criança que necessita de uma cirurgia eletiva e a mandou para um hospital da Maranhão que não tem o serviço.


Pior foi a emenda
O pior foi a emenda. A criança voltou sem ser operada e o TFD a mandou de novo para o Maranhão. Nesta a Eliane se fundamentou bem. Com a palavra, o secretário Armando Melo.


Fora de cogitação
O deputado Josa da Farmácia (PTN) me falou ontem estar fora de cogitação disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Está certo. Quem se eleger pegará uma prefeitura quebrada.


Entra perdendo
Caso o Ney do Militão queira disputar a prefeitura de Senador Guiomard deve fazê-lo por um partido que não seja o PT, desgastado no município, procure outro ou já entra perdendo.


Prefeituras fora
Os recursos federais que vierem para atender as famílias atingidas pela alagação serão geridos pelo governo. Se alguém pensava em fazer traquinagens com estes recursos pode esquecer.


Diretamente à população
Estes recursos têm de ser aplicados diretamente no benefício da população, isso é o fundamental, não interessa quem vai gerir a verba a ser liberada para os alagados.


Prefeitura quebrada
A prefeitura de Cruzeiro do Sul está quebrada. Salários de algumas categorias atrasados, dengue em profusão, demissões, enfim, acabou a euforia do prefeito Vagner Sales.


Sairam de cena
Foi terminar a campanha e os políticos que se arvoravam em defensores dos soldados da borracha saíram de cena. Devem voltar com a mesma empulhação na eleição municipal.


Uma espécie de esmola
Falando nos soldados da borracha está sendo anunciado para março o pagamento de uma esmola pelo governo federal. É esmola se comparado ao que produziram para o Brasil.


Adoçando bocas
Quem apareceu ontem pelo setor de imprensa foi a ex-deputada Antonia Sales (PMDB) distribuindo chocolate para os jornalistas. Antonia era limitada, mas não foi uma parlamentar omissa.


Novo assalto
Mais um assalto contra a população acontece neste domingo, com novo reajuste do preço da gasolina. O governo Dilma afundou sua credibilidade com um arrocho atrás do outro.


Que troço impressionante!
Fiquei escutando ontem os comentários de colegas que cobrem os trabalhos da Aleac. E todos com opinião unânima: “ninguém tem mais empáfia que o deputado Jenilson Leite (PCdoB)”.


Completamente diferente
Deveria ter pegado uma aula com os ex-deputados Moisés Diniz (PCdoB) e Eduardo Farias (PCdoB), que tinham noção de serem simples deputados.


 Reforma política
Um dos pontos que já deverá entrar em votação como prioridade é o fim das coligações proporcionais e que se elegerá o mais votado. Vai acabar com deputado e vereador se elegendo de atolagem. Hoje, na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal têm deputados e vereadores que foram mais votados, e por conta da legislação imoral em vigor, perdem os mandatos para quem teve uma mixaria de votos. A partir da aprovação entram os mais votados.


Até que enfim
A deputada Leila Galvão (PT) fez ontem em discurso com poucos decibéis, não soltou aqueles gritos estridentes que irritavam quem ouvia. Enfim, reconheceu que não fala para surdos.


Eliane desmentida
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), desmentiu a deputada Eliane Ssinhazique (PMDB), de que ele não recebia apoio do governo?”Graças a Deus o governo está ajudando”, disse em entrevista. E foi desmentida por um correligionário do próprio partido.


Destaque inesperado
O deputado Daniel Zen (PT) conseguiu neste curto espaço de tempo no parlamento em ser o destaque da Assembléia Legislativa, mesmo num cargo espinhoso, como o de líder do Governo, que costuma queimar quem o ocupa. Zen consegue desmontar a oposição com elegância,com fundamentos, e passando a impressão de maturidade, como se fosse um deputado experiente. Está muito degraus acima dos demais integrantes da base do governo.


Bem mais abaixo
Da bancada da FPA o deputado Lourival Marques (PT) vem abaixo, com atuação razoável, e os demais integrantes da FPA com ama atuação simplesmente sofrível, bem inferior à base do governo da legislatura passada.


Muito longe
Na oposição ainda se salva a deputada Eliane Sinhazique (PMDB), mas bem longe do papel exercido pelos ex-deputados Werles Rocha (PSDB) e Luiz Calixto (PSD), que marcaram como líderes da oposição. O restante da bancada oposicionista se limita a levantar temas triviais.


O caolho gonzaguinha
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) fez uma denúncia e fundamentada, um gerador da Secretaria de Saúde jogado dois anos numa oficina e por causa disso o Raio-X do Hospital de Mâncio Lima não funciona. Na verdade é um retrato da má gestão na Saúde. Mas, o Gozaguinha quer saber o que é desgraceira é só ir ao Alto Acre e ouvir o que o povo fala dos prefeitos do seu partido, André Hassem (Epitaciolândia) e Betinho (Assis Brasil), dois desastre. Mas, o Gonzaguinha prefere ser caolho quando se trata de correligionários, só olha para o telhado do vizinho.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido