Menu

Bocalom está de volta ao Acre para organizar o DEM à disputa de 2016

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar dos problemas familiares que enfrentou recentemente o candidato derrotado ao Governo Bocalom (DEM) está em Rio Branco. A informação contradiz especulações de que ele não moraria mais no Acre. Bocalom tem estado reunido com a sua tropa para organizar os diretórios do partido no interior do Estado. Quanto a possibilidade de disputar a eleição na Capital é uma incógnita. Alguns membros do DEM com os quais conversei me disseram que Bocalom quer dar vez a outras lideranças mais jovens. Mas na realidade a gente nunca sabe. A eleição ainda está longe e tudo pode acontecer. Acho difícil Bocalom desistir das disputas majoritárias. Se tiver condições favoráveis aposto na sua candidatura em 2016. Mesmo porque a eleição na Capital será em dois turnos. Mais uma vez a oposição deverá ter mais de um candidato.


Contrariado
O ex-deputado federal Henrique Afonso (PV), que foi candidato a vice com Bocalom, anda insatisfeito. Uma fonte me disse que ele não gostou da mudanças da presidência do PV de Cruzeiro do Sul. Saiu o jovem Romisson, que era seu assessor e, entrou o radialista Paulo Amorim (PV).

Publicidade

Caminho a seguir
Henrique poderia ser mais uma vez candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Mas para isso teria que mudar de partido. A maior parte do PV voltou para a FPA. Ele não teria legenda para a disputa. Dizem que a tendência é Henrique se dedicar mais à vida espiritual.


A espera de um cafezinho
Uma fonte quente do PV me garantiu que a tendência do deputado estadual Nelson Sales (PV) é mesmo acompanhar a “banda” do partido que foi para a FPA. Segundo a fonte, tudo só depende de um cafezinho com o governador Tião Viana (PT) para a “conversão” não parecer tão fácil.


A volta da “eterna” integração
O deputado federal Raimundo Angelim (PT) está colocando como uma das prioridades do seu mandato a integração do Acre com o Peru e a Bolívia. Foi ele mesmo quem me deu a informação. Recentemente outras tentativas frustradas não faltaram. Quem sabe o ex-prefeito da Capital tenha melhor sorte.


Os entraves burocráticos
O problema da integração comercial com os países vizinhos é a burocracia. Nunca vi povo para gostar tanto de papel como os bolivianos e peruanos. Integração é uma via de duas mãos. E a burocracia é um adversário de peso.


O drama das demissões
O jovem prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), não está tendo “moleza”. Afinal foram duas enchentes seguidas e a necessidade de enxugar a máquina da prefeitura. Mas isso tem gerado descontentamentos em aliados políticos.


A maior vítima
O PSB é o partido mais insatisfeito com o prefeito de Tarauacá. Aliado de primeira hora e com o vereador da base João Brasil (PSB), o PSB pode se pintar pra guerra. O secretário de meio ambiente Lazaro Almeida foi exonerado. Ele é irmão do presidente local do PSB, Grandi Almeida.


A candidata de Petecão
A vereadora Janaína Furtado (PSD) poderá ser candidata a prefeita de Tarauacá, em 2016. O maior incentivador é o senador Sérgio Petecão (PSD). Janaína é esposa do comunicador Accioly, que tem inegável influência na região.


O passado esquecido
Uma fonte me revelou que Janaína apoiou, em 2014, as candidaturas de Moisés Diniz (PC do B) para federal e Perpétua Almeida (PC do B) ao Senado. Mas teria entrado em acordo com Petecão para por uma pedra no passado e se lançar candidata. Me disseram que a vereadora está muito bem avaliada.


As escaramuças voltaram
Acho que a FPA erra ao direcionar fogo ao senador Sérgio Petecão (PSD). Qualquer declaração dele gera nota oficial de repúdio do PT. Ao invés de enfraquecerem o senador fazem é fortalecer.


Momento delicado
O PT está vivendo um inferno astral em todos os níveis. Conversei com um amigo de alta patente do Governo Dilma (PT) esses dias e o seu pessimismo era evidente. A verdade é que os erros da presidente estão incomodando demais os próprios petistas.

Publicidade

Salve-se quem puder
Nessa conversa meu amigo falava em salvar algumas gestões estaduais do PT. Pelo tom de quem realmente conhece internamente o Governo as coisas estão muito complicadas. Os bombeiros políticos já foram acionados.


Lula no Acre
Em breve, o ex-presidente Lula (PT) virá ao Estado para reeditar a Caravana da Cidadania. Os aliados de todas as horas, Tião Viana (PT) e senador Jorge Viana (PT), estão articulando a visita que acontecerá na realidade em todos os estados brasileiros.


O salvador da pátria
Lula vai andar o Brasil inteiro tentando salvar o Governo Dilma. Ele já admite ser candidato à presidência em 2018. Só não sei se vai ter saúde para isso. Mas no quesito “carisma” Lula dá de 10 a zero em Dilma, isso é fato.


A esperança dos jovens
Recebi a informação de que já foram formados 500 jovens acreanos para trabalharem no Call Center do Acre. O projeto é para cinco mil vagas. Desde os tempos do Senado que Tião Viana tem o sonho de montar essa empresa de prestação de serviço no Estado. Num lugar onde a maioria das oportunidades estão relacionadas ao emprego público quem sabe a prestação de serviço possa ser uma saída. A torcida é para o projeto dar certo. Afinal, o que está em jogo é o futuro de milhares jovens que formarão a nova geração de acreanos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido