Menu

Em Tarauacá, cerca de 500 residências correm risco de desabamento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A aflição ocasionada pelas cheias não acabou em Tarauacá. Após dois alagamentos históricos, um em novembro e outro no final do mês de janeiro deste ano, com centenas de pessoas desabrigadas, agora, após a vazante do rio Tarauacá quem mora às suas margens tem que conviver com os constantes desmoronamentos. Pelo menos 500 famílias estão na iminência de perder suas casas. Outras 100 já foram retiradas pela prefeitura e vivem do aluguel social.


Área às margens do Rio Tarauacá podem desbarrancar a qualquer momento

Área às margens do Rio Tarauacá pode desbarrancar a qualquer momento

Publicidade

Por causa da sequência de desbarrancamentos, que tomam ruas inteiras da cidade e ameaçam até a estrutura da ponte sobre o rio, localizada na BR-364, Tarauacá vive sob decreto de calamidade pública reconhecido pela União em dezembro de 2014.


Depois de garantir o aluguel social para as primeiras famílias atingidas pelo desastre natural, o prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, está propondo aos parlamentares federais do Acre, o que ele chama de uma força tarefa para construir 250 unidade habitacionais para as vítimas do rio Tarauacá. Seria uma soma de ajudas de cada deputado federal e senador do Acre através de emendas no valor um milhão.


Moradores temem ficar desabrigados caso encostas desbarranquem

Moradores temem ficar desabrigados caso encostas desbarranquem

“Já tivemos gesto coletivo de ajuda do Governo, da Assembléia Legislativa do Estado e agora pedimos também a ajuda de todos os parlamentares federais para que em uma força tarefa possamos destinar 1 Milhão de emenda, dos 14 Milhões que tem direito, de cada um, e a soma dessa ajuda poderá construir 250 casas para ajudar as famílias que estão perdendo suas casas no desbarrancamento. Precisamos reconstruir nossa cidade e contamos com a solidariedade de todos nesse momento”, pede.


Ainda esta semana, várias famílias podem ser retiradas de suas casas, já que a cada dia o desbarrancamento avança.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido